04 tipos de médicos especialistas em cuidar da coluna vertebral

Você sabe qual médico que cuida da coluna? Só no Brasil existem 53 especialidades médicas, por isso é bem frequente as pessoas se perguntarem quem procurar e quando procurar um médico especialista em coluna.                      

A Organização Mundial da Saúde soltou uma pesquisa em que ela afirma que pelo menos 80% da população tem algum problema na coluna. Geralmente, esse diagnóstico vem acompanhado também de dores nessa região do corpo. Mas por que será que é tão frequente desenvolvermos algum tipo de enfermidade nessa parte do corpo?

A coluna é formada por vértebras, discos e nervos que encaixam entre si para conseguir sustentar todo o peso do nosso corpo e fazê-lo se locomover. Sendo assim, uma má postura, falta de exercício, excesso de peso e até quedas podem danificar muito facilmente essa região do corpo. Por isso os problemas de coluna são tão frequentes.

Ao sentir dores na coluna ou que começam nela e irradiam para outras partes do corpo, como o quadril, por mais de três meses o recomendado é procurar um médico. Contudo, quem seria o especialista indicado? A Sociedade Brasileira de Clínica Médica (SBCM) fala que o primeiro médico a ser consultado deveria ser o clínico geral. Ele consegue detectar a razão de 80% das queixas feitas pelos pacientes e assim, sabe direcioná-lo para o especialista ideal.

Muitas vezes pode acontecer do paciente ficar indo de médico em médico sem chegar ao especialista ideal, por isso é mais indicado ir logo no clínico geral. O clínico irá dizer se o paciente deve ir ao ortopedista, reumatologista, neurocirurgião ou o fisiatra intervencionista.

Os médicos que cuidam da coluna

Como dito acima, existem quatro especialidades médicas em coluna que uma pessoa pode procurar. Mas cada um pode focar em um componente específico da coluna.

Médico reumatologista

Essa primeira especialidade se dedicará a inflamações que ocorrem no corpo envolvendo tendões, ossos entre outros. As doenças mais que ele costuma tratar são a artrite reumatoide, tendinites, artrose (desgaste da cartilagem), fibromialgia e a osteoporose.

Médico ortopedista

A especialidade mais procurada quando o assunto é dor na coluna. O ortopedista pode sim dar diagnósticos e até encaminhar para outros especialistas da coluna dependendo do resultado que ele receber dos exames. Também pode realizar cirurgias se essa também for uma das suas especializações. Os problemas mais cuidados por eles são questões envolvendo a musculatura e o esqueleto do corpo humano como por exemplo, pé chato, luxações, tumores ósseos, traumas ósseos, fraturas, osteoartrose, torções e deformidades na coluna.

Médico neurocirurgião

Essa especialidade ainda pode ter mais 13 subespecialidades. Mas em tese esse especialista irá cuidar de todo o sistema nervoso central e de todas as desordens dos movimentos causadas por ele. Poderá realizar cirurgias. As enfermidades mais tratadas são doenças vasculares, degenerativas, traumas cranioencefálicos, lesões raquimedulares, Parkinson, as distonias, a síndrome de Tourette, etc.

Fisiatra intervencionista

Essa especialidade ainda é bem pouca conhecida no Brasil e não tão fácil de achar. Ele irá tratar de lesões ou dores na coluna usando de procedimentos minimamente invasivos realizados no ambiente hospitalar.

Quando o assunto é tratamento da coluna nós podemos citar três modalidades que são os tratamentos conservadores, os cirúrgicos e os não cirúrgicos. Isso quem decidirá será o médico consultado após fazer todo um apanhado de exames e chegar a uma conclusão.

Tratamentos para dores na coluna

Tratamentos cirúrgicos

São os mais raros e só podem realizados por profissionais altamente capacitados. Cirurgias na coluna são de extremo risco e muitas vezes, após realizar o tratamento poderá haver mais complicações do que um problema resolvido. Apenas 5% dos casos de problema de coluna são necessário fazer essa intervenção invasiva. Se preciso, apenas o ortopedista cirurgião ou neurocirurgião podem realizar tais procedimentos.

Tratamentos não cirúrgicos

Para realizar tais procedimentos é necessário um amplo estudo em tecnologia avançada e o estudo em anatomia. Isso porque o especialista usará técnicas para que não aja cortes, muito menos sangramentos no paciente. Normalmente realizado por fisiatras intervencionistas, os procedimentos podem ser aplicações de anestésicos e anti-inflamatórios em articulações intervertebrais ou nervos, terapias por radiofrequência e a discografia provocativa.

Tratamentos conservadores

O termo “conservador” remete a ser utilizado em sua maioria das vezes e por já ser quase um costume. Problemas de coluna costumam bater com diagnósticos frequentes, como uma escoliose, hérnias de disco, bursite entre outras doenças comuns. Por isso, para esse tipo de tratamento é recomendado fisioterapia, exercício físico, RPG, medicamentos anti-inflamatórios, analgésicos e relaxantes musculares.

É muito importante ficar atento a dores na coluna. As vezes um problema simples sem tratamento pode danificar e trazer desconfortos maiores ainda para a pessoa. Por isso é importante investigar o motivo de tanta dor e tentar solucioná-la. Agora já ficou mais claro qual profissional procurar, então um passo já pode ser dado para uma melhor qualidade de vida. 

You Might Also Like
Deixe um comentário