Marketing de conteúdo

Você sabe o que realmente é marketing de conteúdo?

Marketing de conteúdo é uma estratégia que tem como objetivo criar materiais relevantes que ajudam a empresa a atrair, encantar, converter e fidelizar clientes. A ação não promove a marca diretamente, mas ajuda as pessoas a resolverem seus problemas.

Por conta disso, faz com que a organização se torne uma referência naquilo que faz, e de maneira indireta, acaba colaborando com a conversão e aumentando as vendas.

Não é de hoje que o marketing digital deixou de ser uma tendência para se tornar uma necessidade para qualquer tipo de negócio, independentemente de seu segmento ou tamanho.

Com os consumidores cada vez mais bem informados, uma empresa que quer continuar sendo relevante, precisa entregar exatamente aquilo que eles precisam: informação de qualidade.

Isso porque o público possui suas dúvidas, dores e dificuldades, e por isso estão em busca de soluções para seus problemas na internet. Uma pessoa, como usuária, costuma pesquisar sobre vários assuntos no Google.

O marketing de conteúdo atua diretamente nesse sentido, por isso, neste artigo, será abordado o conceito de marketing de conteúdo, seus benefícios e serão dadas algumas dicas para colocá-lo em prática.

O que é marketing de conteúdo?

Marketing de conteúdo é uma estratégia de marketing digital que tem como objetivo atrair, converter e fidelizar os clientes, por meio da criação de materiais relevantes e que ajudam as pessoas a resolverem seus problemas.

Ao passo que os usuários se beneficiam com esses materiais, passam a enxergar a marca como referência naquilo que ela faz. Em outras palavras, é uma construção natural de autoridade que contribui com o branding.

Uma imobiliária especializada em aluguel de escritório compartilhado consegue gerar buzz em torno de si mesma, atrai potenciais clientes e reforça valores importantes para sua marca.

Benefícios do marketing de conteúdo

Alguns gestores e empreendedores ainda se perguntam sobre a necessidade de investir em marketing de conteúdo, no entanto, é importante entender sua relevância o quanto antes, tendo em vista que mais de 70% das empresas trabalham com a metodologia.

Esse número mostra que as organizações já perceberam todos os benefícios trazidos pela estratégia, e dentre aqueles que mais se destacam, estão:

Reduz o custo de aquisição de clientes

Custo de Aquisição de Cliente (CAC) é uma métrica que mostra o quanto a companhia investe em marketing e vendas para conquistar um cliente novo.

Conquistar clientes custa dinheiro e é fundamental que as despesas criadas até ali sejam cobertas pela compra realizada. Em vista disso, o objetivo das empresas é fazer com que seu CAC seja cada vez mais baixo.

Porém, o que se vê é que boa parte delas ainda se preocupam mais em prospectar e por isso injetam seus investimentos em mídias pagas. Anunciar fonte de água para jardim externo traz resultados, mas existem outras formas de fazer isso.

Por meio do marketing de conteúdo, a organização oferece materiais que esclarecem as dúvidas dos clientes na hora da compra, diminuindo o ciclo de vendas e reduzindo os valores necessários para conquistá-los.

Sem falar no fato de que os materiais criados para educar o público também podem ser usados para treinar a equipe de vendas, melhorando o número de conversões, construindo autoridade no mercado e quebrando objeções.

Aumenta o número de leads

Mais do que receber visitantes no site, o negócio precisa ter informações sobre eles para que possam ser convertidos em potenciais clientes até que estejam prontos para entrar em contato com o vendedor.

Gerar leads é o objetivo principal de quase 65% das organizações do Brasil, e por meio do marketing de conteúdo, o negócio consegue gerar quase quatro vezes mais leads.

Tudo isso acontece por meio de uma estratégia sólida e que traz resultados de longo prazo, gerando potenciais clientes, mesmo que os conteúdos não sejam produzidos regularmente.

Educa o mercado

Uma empresa de envidraçamento de sacada com ar condicionado pode educar seu público para que eles entendam um pouco mais sobre os produtos e serviços que ela oferece.

É muito comum encontrar pessoas que têm dúvidas sobre as soluções oferecidas por algumas marcas, mas por meio da produção de conteúdos, elas esclarecem as dúvidas desses indivíduos e influenciam positivamente a decisão de compra.

Quando o material tem qualidade elevada, torna os clientes mais satisfeitos, uma vez que eles chegam até os vendedores totalmente conscientes daquilo que precisam para resolver seus problemas.

Gera brand awareness

Conteúdos ricos e valiosos levam o negócio ao conhecimento de mais pessoas, assim como as soluções oferecidas por ele.

Lembre-se de que as pessoas estão mais propensas a comprar de marcas familiares e de confiança. Aquele leitor que visita o blog constantemente vai preferir comprar com a empresa em detrimento de outra, afinal, ele já conhece os conteúdos.

Aumenta o tráfego do site

Quando uma pessoa quer saber mais sobre painel absorvedor acústico, procura direto no Google e esse comportamento é cada vez mais comum.

O Google funciona como o caminho que novos clientes vão percorrer para chegar ao site, que, por sua vez, funciona como porta de entrada para novas oportunidades.

Quando a organização produz materiais de boa qualidade, o buscador vai ranquear as páginas entre os primeiros resultados, como consequência, o número de visitantes será muito maior.

Só que, para aproveitar todos os benefícios do marketing de conteúdo, é muito importante saber trabalhá-lo do jeito certo.

Dicas para fazer marketing de conteúdo

Para criar materiais realmente relevantes para sua audiência e obter os resultados esperados, é necessário investir em algumas práticas. São elas:

Concentrar-se nos clientes

Como citado anteriormente, o foco desses materiais não são os produtos e serviços oferecidos, mas, sim, as necessidades da audiência.

Não caia na tentação de falar sobre suas soluções ou qualquer outro assunto diretamente relacionado à empresa. Por exemplo, um fabricante de piso elevado monolítico pode dar dicas de reformas, falar sobre tendências da arquitetura, entre outros.

Note que são temas que não estão diretamente relacionados com a marca, mas que são voltados para o mercado em que ela atua.

O conteúdo ideal é aquele que é capaz de informar e influenciar, mas sem anunciar ou mostrar o propósito de venda diretamente. O ideal é que ele seja útil e não tente empurrar uma solução para o visitante.

Usar palavras-chave específicas

A maneira como as pessoas fazem as pesquisas está diretamente relacionada com o tipo de conteúdo que será produzido. Por exemplo, se alguém pesquisa sobre como cuidar de cabelo ressecado, os conteúdos no resultado estarão relacionados com o termo usado.

Outro exemplo é alguém que está procurando informações, por meio do termo fachada de vidro loja. Isso significa que uma organização que trabalha com isso deve produzir seus materiais com base nessa combinação de palavras, podendo ser:

  • E-books;
  • Planilhas;
  • Imagens;
  • Webinars.

Só que, além de conhecer as palavras-chave usadas pela audiência para pesquisar informações, é muito importante saber quais são os parâmetros de resultado dos mecanismos de pesquisa.

Variar os formatos

Para entregar as respostas que as pessoas procuram, a organização pode usar diferentes formatos de materiais, mesmo porque variá-los é uma forma de responder no formato mais adequado.

A marca pode criar vídeos, postagens em blogs, cases de sucesso, infográficos, podcasts, dentre outras possibilidades.

No entanto, independentemente do formato usado por uma companhia especializada em fachada de acm com led, só vai alcançar as pessoas se o material for realmente útil e informativo.

Além de ter certeza de que o material está diretamente focado em responder às perguntas das pessoas, ele não deve promover o produto diretamente. Ademais, a companhia deve se certificar de que ele é sucinto e voltado para as preocupações das pessoas.

Produzir constantemente

Mais do que qualidade, é fundamental que a produção aconteça com certa frequência e constância. É assim que a companhia vai mostrar seu conhecimento de causa e construir um diálogo com os usuários.

Ao longo do tempo, um fabricante de sacola kraft alça vazada vai encantar sua base de clientes e fidelizar as pessoas que já compram com ela.

Além de postar no blog, a companhia deve usar outras ferramentas e plataformas, como as redes sociais e o e-mail marketing, visto que ajudam a atingir um número maior de consumidores e geram uma boa base de contatos.

Considerações finais

O marketing de conteúdo é uma das principais estratégias de marketing digital e deve fazer parte do planejamento de qualquer negócio.

Mais do que levar o nome da empresa para um público maior e estabelecer a companhia como referência, colabora com a comunicação.

Saber se comunicar com as pessoas por meio de materiais ricos é a melhor forma de conquistar a confiança dos consumidores e aumentar as vendas organicamente.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

You Might Also Like
Deixe uma resposta