Você sabe o que é higiene de sono? Coloque em prática agora!

Você sabe o que é higiene de sono? Coloque em prática agora!

A higiene do sono precisa fazer parte das nossas vidas da mesma forma como a higiene do corpo, pois é por meio dela que conseguimos dormir de maneira saudável e se recompor para o dia seguinte.

Trata-se de uma intervenção psicoeducacional que ajuda as pessoas a evitarem que o ambiente ou fatores externos atrapalhem a qualidade do sono e gerem efeitos negativos sobre ele.

Essa prática precisa do auxílio de um profissional que faz recomendações específicas, tanto verbais quanto por escrito. Normalmente, o tratamento é realizado junto a um psiquiatra e é fundamental para a qualidade de vida de muitas pessoas.

Dormir é essencial para o nosso organismo, pois durante o sono o corpo faz todos os reparos necessários no cérebro e demais órgãos. A privação do sono prejudica muito a saúde e pode trazer diversas doenças.

Ter saúde não se trata apenas de uma boa alimentação e a prática de atividades físicas, mas também do quanto e como dormimos.

Pensando nisso, neste artigo, vamos explicar o que é higiene do sono, a importância dela e dar algumas dicas para melhorá-la. Confira.

O que é higiene do sono?

A higiene do sono nada mais é do que uma organização de hábitos e atividades que vão melhorar a hora de dormir. No dia a dia, as atividades que realizamos podem auxiliar ou prejudicar esse momento.

Por exemplo, alguns alimentos considerados pesados, além de algumas bebidas, como o café e substâncias alcoólicas, podem prejudicar severamente o horário de dormir.

Quando não dormimos bem, o funcionamento do corpo começa a ser prejudicado. Embora procurar o médico, como em uma clínica cardiológica, seja fundamental, dormir bem também deve fazer parte da rotina.

Outro hábito que costuma prejudicar esse momento é usar o celular perto da hora de dormir e até mesmo a prática de atividades físicas intensas.

Além de cuidar da saúde mental, dormir também é fundamental para a saúde física e a falta de sono pode trazer várias complicações, dentre elas:

  • Ansiedade;
  • Depressão;
  • Obesidade;
  • Pressão alta;
  • Diabetes.

Dormir é uma função fisiológica do organismo, assim como outras necessidades, como comer, ir ao banheiro, beber água e assim por diante.

Mas, algumas atividades, principalmente aquelas que envolvem o eletromagnetismo, aumentam os estímulos psíquicos e dificultam a indução do sono.

Cuidar bem desse processo é fundamental para a qualidade de vida e para a manutenção da saúde, portanto, não é difícil compreender a importância da higiene do sono.

Por que a higiene do sono é importante?

Dormir bem é fundamental em várias áreas da saúde e isso faz toda a diferença no dia a dia. Preparar o ambiente é fundamental e existem vários recursos que colaboram com isso, como o uso de cortinas columbia, para deixar o ambiente mais escuro.

Várias outras estratégias podem ser colocadas em prática e vamos falar um pouco mais sobre elas adiante, mas antes, é fundamental compreender um pouco mais os benefícios da higiene do sono. Dentre eles estão:

Ajuda a controlar o peso

Quem tem uma boa noite de sono produz hormônios fundamentais para a manutenção do peso, como no caso da grelina, responsável pela digestão e por despertar a sensação de fome.

Uma pessoa com um nível de grelina equilibrado vai sentir fome no horário correto e se alimentar com a proporção adequada. 

Outro hormônio fundamental é a leptina, responsável pela sensação de saciedade, mas precisa ser produzido de maneira correta.

Quando isso acontece, o indivíduo se sente satisfeito, procura uma alimentação balanceada e consequentemente consegue controlar melhor o próprio peso.

Beneficia o aprendizado

A higiene do sono também é importante porque melhora o aprendizado, algo fundamental para pessoas de qualquer idade. Isso acontece porque a comunicação entre os neurônios para de funcionar durante o sono.

Com isso, o cérebro consegue descansar e se prepara para todas as informações que vai receber ao longo do dia.

Utilize uma persiana vertical tipo painel para deixar o quarto mais escuro e aconchegante na hora de dormir. Quando acordar, conseguirá ter foco nas tarefas e prestar mais atenção em atividades importantes do dia a dia.

Você vai se sentir mais produtivo e compreender as coisas com mais facilidade. Praticar a higiene do sono habitualmente traz muitos benefícios para as horas acordado.

Quando a pessoa consegue dormir bem, se sente descansada e sua concentração e raciocínio lógico melhoram muito, beneficiando as atividades do cotidiano.

Melhora o sistema imunológico

O corpo precisa descansar o suficiente, pois é assim que as células e proteínas presentes no sistema imunológico vão trabalhar melhor e aumentar a imunidade contra várias doenças.

Até mesmo indivíduos que precisam de fisioterapia para idoso acamado devem dormir muito bem, pois o sono melhora a eficácia de vacinas e medicamentos.

É quando dormimos que o corpo produz anticorpos de maneira satisfatória, bem como outros hormônios, e o sistema imunológico consegue se recompor.

Estimula os hormônios do crescimento

O hormônio do crescimento é fundamental para crianças, mas também para os adultos. Durante a infância, ele garante um crescimento saudável e sem danos, mas nos adultos, ele garante a saúde da pele e evita o envelhecimento precoce.

O hormônio completa seu ciclo quando dormimos à noite, daí a importância de praticar a higiene do sono na hora de ir para a cama.

Dicas para dormir melhor

Os hábitos do dia a dia, principalmente antes de dormir, geram muitos impactos na qualidade do sono e evitam episódios de insônia.

A higiene do sono é formada por várias práticas e hábitos que melhoram a qualidade do sono e ajudam o indivíduo a adormecer rapidamente. Algumas dicas para colocá-la em prática são:

Priorizar a luz natural

Em vários ambientes da casa, tanto no seu quarto quanto em outros cômodos, como o local onde fica a cama para cachorro GG, utilize o máximo de luz natural que puder.

A luz do Sol é uma aliada do relógio biológico e permite que o corpo identifique o dia e a noite com mais facilidade. Faça pequenas pausas para se expor ao sol e evite ambientes muito iluminados durante a noite.

Dormir o suficiente

O ideal é dormir, pelo menos, 7 horas por noite, fazendo esse tempo entrar para a rotina do sono.

Portanto, se precisa se levantar às 6 da manhã todos os dias, o ideal é deitar-se às 22:00 para dormir o suficiente.

Não praticar atividades intensas

Antes de dormir, evite praticar atividades físicas intensas, pois elas mantêm o corpo e a mente em alerta por muito mais tempo.

Fazer exercícios físicos é fundamental, mas algumas modalidades, como aeróbica, treino funcional e musculação, não devem ser realizadas próximo a hora do sono.

Uma limpeza de colchão a seco é crucial para a qualidade do sono, mas nada vai resolver se você estiver muito agitado na hora de se deitar.

De modo geral, as atividades físicas devem ser realizadas, pelo menos, 3 horas antes de se deitar ou pela manhã, pois isso vai te ajudar a dormir muito melhor.

Não beber muito líquido

Durante a noite, evite a ingestão de líquidos em excesso, pois isso pode fazer com que você se levante várias vezes durante a noite para ir ao banheiro.

Quem consome bastante água durante o dia, sente menos sede à noite, pois o organismo já está suficientemente hidratado. Lembrando que você deve beber água sem sentir sede, mas evite o excesso antes de dormir.

Criar uma rotina do sono

Procure atividades relaxantes para fazer antes de se deitar, como tomar um banho, assistir uma série que você gosta, ler um livro ou fazer um alongamento suave.

O que não é recomendável é utilizar aparelhos eletrônicos, pelo menos, 30 minutos antes de ir para a cama, depois a iluminação desses dispositivos atrapalha o relaxamento do cérebro.

Não dormir durante o dia

Contrate uma empresa de limpeza de colchão para deixar o ambiente mais confortável e agradável, mas não caia na tentação de se deitar um pouco para tirar uma soneca.

Dormir durante o dia pode ser tentador, principalmente depois do almoço, quando o organismo está trabalhando para fazer a digestão, mas se você dormir, vai prejudicar a qualidade do sono durante a noite.

Considerações finais

Sendo assim, outras coisas que você pode fazer para dormir melhor e criar uma rotina do sono, deitando-se sempre no mesmo horário e levantando-se todos os dias na mesma hora.

Não consuma bebidas com cafeína, como no caso do próprio café, chás e refrigerantes à base de cola, da mesma forma, não consuma bebidas alcoólicas.

Prepare um ambiente agradável para o sono, por meio de cortina persiana horizontal tecido e acenda apenas o abajur quando for se deitar.

Ao investir nessas estratégias, você vai garantir uma noite de sono muito mais tranquila, revigorante e que vai te preparar para o dia seguinte, trazendo mais energia e melhorando a sua saúde.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

You Might Also Like
Deixe um comentário