Tudo sobre a residência em Cardiologia no Instituto Dante Pazzanese

Tudo sobre a residência em Cardiologia no Instituto Dante Pazzanese

Realizar o curso de mentoria para residência é uma ótima opção para os profissionais formados em Medicina e que pretendem ingressar em uma boa instituição para dar continuidade a sua formação.

O Instituto Dante Pazzanese, localizado em São Paulo, é conhecido como uma das instituições privadas de maior prestígio — nacional e internacionalmente — na área cardiovascular. Não é por acaso que muitos profissionais ambicionam fazer a residência em cardiologia junto ao Instituto. 

Instituto Dante Pazzanese

O Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia presta assistência médico-hospitalar — nos regimes de emergência, ambulatorial e de internação — realizando diagnóstico, tratamento e reabilitação de pacientes com patologias cardiovasculares.

Ainda, promove pesquisas e investigações na área cardiovascular, atuando no desenvolvimento de tecnologias, procedimentos, equipamentos, práticas e tratamentos. O escopo é promover educação e troca de conhecimento na área de Cardiologia.

Entidade associada à Universidade de São Paulo desde o início dos anos 1990, o instituto desenvolve atividade de pós-graduação, capacitando novos profissionais médicos, pesquisadores e cientistas. 

Muito embora a associação com a USP tenha sido feita apenas em 1990, o Instituto Dante Pazzanese mantém programas formais de residência em Cardiologia e Cirurgia Cardiovascular desde 1959 — pioneiro no Brasil.

Além de atuar em clínica, cirurgia e vascular periférica, a instituição é reconhecida pela realização de exames diagnósticos e terapêuticos, bem como de transplantes cardíacos e renais. 

Técnicas e destaques

As pesquisas pioneiras realizadas pelos profissionais IDPC resultaram em técnicas importantes, como a reconstrução geométrica do aneurisma de ventrículo esquerdo, a Cirurgia de Jatene (correção anatômica das grandes artérias) e a utilização de stents recobertos com fármacos para prevenção de reestenoses em artérias coronárias.

Muitos profissionais que buscam qualificação na área de Cardiologia buscam o instituto em face ao seu histórico, à sua qualidade e ao seu reconhecimento. O IDPC já foi citado em publicações científicas e reconhecido em congressos nacionais e internacionais. 

Programa de residência em Cardiologia

Afinal, como funciona o programa de residência em cardiologia? O Programa de Residência em Cardiologia Clínica do Instituto Dante Pazzanese conta com a seguinte estrutura:

  • vagas oferecidas: 66 (sessenta e seis vagas);
  • duração do curso: 2 anos;
  • carga horária prática: 2.304 horas (80% do curso);
  • carga horária teórica: 576 horas (50% do curso);
  • carga horária total: 2.880 horas por ano;
  • data de início da residência: primeiro dia útil do mês de março;
  • pré-requisito para ingresso na residência: 02 anos comprovados de Clínica Médica para a área de Cardiologia — comprovação de curso deve ser reconhecido pelo Ministério da Educação. 

Atividades

Além dos plantões noturnos e em finais de semana em esquema de rodízio, os residentes têm um esquema semanal de atividades gerais com início às 7h e encerramento às 16h:

  • segunda a quinta-feira: 7h às 11h — atividades na enfermaria e/ou nos ambulatórios das especialidades; 12h — almoço/reuniões; 13h às 16h — atividades na enfermaria e/ou nos ambulatórios das especialidades;
  • sexta-feira: 7h às 10h — Fórum Dante Pazzanese; 11h — atividades nas seções; 12h — almoço/reuniões; 13h às 16h — atividades na enfermaria e/ou nos ambulatórios das especialidades.

Conteúdo programático

O conteúdo programático R1 inclui o seguinte conteúdo programático: Ambulatório de Válvula, Anticoagulação, Hospitalar de Válvula, Ambulatório de Coronária, Hospitalar de Coronária, Eletrofisiologia, Unidade de Terapia Intensiva, Congênito Hospitalar, Unidade de Terapia Intensiva Clínica, Congênito de Ambulatório, Pronto Socorro, Marcapasso e Unidade Coronariana. 

Para ter informações mais detalhadas, você deve consultar o site oficial do Instituto Dante Pazzanese. Além do conteúdo programático e da lista de atividades, é possível conhecer mais sobre a história, os cursos, os eventos e os serviços. 

Como se preparar para a residência

A residência médica é uma modalidade de ensino sob a forma de curso de especialização (destinada a médicos). Com grande carga horária prática, os profissionais atuam em instituições de saúde que funcionam como hospitais-escola, realizando atividades sob a orientação de médicos especialistas.

A preparação para a residência médica envolve estudo e muita dedicação. O médico deve ficar atento às provas anteriores e estudar as questões cobradas. Além disso, contar com o suporte de profissionais especializados em cursos preparatórios vai ajudar na organização e no planejamento dos seus estudos. 

You Might Also Like
Deixe um comentário