Tipos de fibras musculares

A proporção entre as fibras musculares lentas e rápidas é um dos parâmetros que diferenciam as maratonas inatas dos atletas de corrida, que devem acelerar ao máximo no final de uma corrida. Além disso, é essa mesma proporção que determina em grande parte se uma pessoa pode queimar gordura e ganhar músculo facilmente.

Por um lado, a ignorância da fisiologia básica de nosso corpo e músculos faz com que muitas pessoas escolham a estratégia de treinamento incorreta. Para alcançar a massa muscular e esculpir um corpo atlético com o menor esforço possível, só é necessário entender como funciona o nosso corpo.

Sinais evidenciando uma predisposição genética para o rápido crescimento muscular. Como saber se a sua genética é esporte?

Fibras musculares vermelhas e brancas

A musculatura humana é composta de tecidos conjuntivos, capilares, sarcoplasmas e fibras musculares. Estes, por sua vez, são divididos em fibras rápidas e lentas dependendo da velocidade de contração na qual eles começam a trabalhar. Do mesmo modo, a diferença também é notarial no nível de cor e na fonte da qual eles tomam energia.

As fibras musculares lentas (vermelhas) são responsáveis ​​por suportar cargas homogêneas, estáticas e duradouras; Da mesma forma, eles usam gordura como principal fonte de energia. As fibras musculares rápidas (branco) têm a função de fazer movimentos curtos, mas de alta intensidade, eles usam o glicogênio (carboidratos) e a creatina como fonte de energia.

Diferença entre fibras musculares

tipos de fibras musculares

Um exemplo muito óbvio para explicar as diferenças entre os tipos de fibras musculares é a carne de frango. Os seios e as asas são caracterizados pela cor branca e pela presença mínima de gordura, enquanto as coxas e as coxas têm uma cor avermelhada e uma maior quantidade de tecido adiposo.

Como a maior parte do tempo as galinhas estão no chão, a musculatura das pernas resiste a uma carga estática constante, que é suportada principalmente pelas fibras musculares lentas. Por outro lado, os músculos das asas são usados ​​para movimentos curtos e intensos, e esse tipo de carga deve ser resistida pelas fibras rápidas.

Fibras lentas / vermelhas

Embora as fibras musculares lentas sejam finas e fracas, elas podem suportar cargas por longos períodos de tempo. Sua cor avermelhada é devido à presença de moléculas de oxigênio, que são fundamentais para a oxidação de gorduras (triglicerídeos), que são a principal fonte de energia.

É por esta razão que a aeróbica e o cardio a longo prazo são ideais para a perda de peso: essas atividades atuam sobre fibras musculares lentas, literalmente, acumulando depósitos de gordura. é importante treinar mantendo o pulso na zona de queima de gordura (60-70% FCM) para fornecer oxigênio aos tecidos do corpo.

Fibras rápidas / brancas

Para cargas de alta e alta intensidade, os músculos precisam ter acesso rápido a alguma fonte de energia. A gordura não é adequada, porque seu transporte e oxidação leva pelo menos alguns minutos. Essa energia necessária deve estar em um lugar acessível e muito próximo dos músculos.

As fibras musculares rápidas são usadas para realizar movimentos explosivos, eles trabalham com base em glicogênio (que são depósitos de carboidratos nos músculos), adenosina trifosfato e fosfocreatina (fosfato de creatina ou PCr). O aumento do volume muscular deve-se em parte ao crescimento das reservas de glicogênio muscular.

O tipo de construção do corpo define de muitas maneiras quão fácil ou difícil é mudar a figura. Como definir seu somatotipo?

Proporção de fibras musculares
A musculatura humana é formada por uma rede de diferentes tipos de fibras musculares. Nos músculos estabilizadores do tronco, a área da coluna vertebral, os músculos internos abdominais e os músculos das pernas há uma maior presença de fibras musculares lentas, enquanto nas outras zonas predominam as fibras rápidas.

No entanto, o corpo é capaz de se adaptar sob o efeito de treinamento regular e alterar essa proporção. No caso de um maratonista, a porcentagem de fibras musculares lentas pode atingir 80%, enquanto predominam as fibras rápidas de atletas, cuja presença pode atingir 65-70%.

Como trabalhar fibras rápidas?

O treinamento de força é mais adequado para exercitar fibras musculares rápidas. Quanto maior o peso a ser levantado e quanto menor o número de repetições (e, portanto, a duração da carga experimentada pelos músculos), mais rápido e melhor as fibras musculares rápidas serão trabalhadas.

Uma vez que a principal fonte de energia para este tipo de fibras musculares é o glicogênio, é importante consumir carboidratos suficientes: esta é a razão pela qual os carboidratos são o macronutriente mais importante para alcançar o crescimento muscular e não o proteínas, como muitos afirmam erroneamente.

As fibras musculares são classificadas como rápidas e lentas. O treinamento de força atua sobre fibras rápidas, que precisam de carboidratos e glicogênio. As fibras musculares lentas, pelo contrário, são ativadas pela realização de exercícios aeróbicos de longa duração e de baixa intensidade, que por sua vez promovem a queima de gordura.

Fonte do conteúdo: https://www.sbad2018.com.br/

You Might Also Like
Deixe um comentário