Tea tree

Tea tree: tudo sobre o óleo de melaleuca

A acne é um dos problemas de pele mais comuns relatados por quem busca intensificar uma rotina de skincare. As recomendações podem variar de acordo com o grau de acne presente na pele e a frequência dos episódios, entretanto, alguns produtos podem trazer benefícios nos diferentes casos. 

O óleo de melaleuca é uma dessas substâncias que possuem efeito antiacneico e resultados científicos que comprovam a melhora de peles acneicas após o uso correto. 

Hoje, abordaremos o uso do óleo de melaleuca, sua ação, recomendações e principais benefícios. Continue a leitura para saber mais sobre esse óleo que tem se tornado “queridinho” nas rotinas de skincare.

O que é o óleo de melaleuca?

O óleo de melaleuca é conhecido pelos povos nativos da Austrália há muitos anos, apresentando-se como uma substância natural capaz de trazer múltiplos benefícios para a saúde. 

Extraído da folha de uma árvore presente em diversos continentes, o óleo se tornou popular para os cuidados da pele nos últimos anos graças à exploração e pesquisa acerca de seu uso. 

Como age o óleo de melaleuca?

A ação do óleo de melaleuca acontece de acordo com suas propriedades anti-inflamatórias, antissépticas e antioxidantes.

A propriedade antioxidante produz efeitos semelhantes ao encontrado na vitamina C, auxiliando na manutenção da imunidade, na uniformização da pele e na prevenção do envelhecimento através do estímulo da produção natural de colágeno. 

Já as propriedades antissépticas e anti-inflamatórias podem ajudar a prevenir problemas de pele causados pela inflamação ou pela presença de determinadas bactérias, vírus e fungos. 

Quais os benefícios do óleo de melaleuca?

Os principais benefícios dermatológicos associados ao uso do óleo de melaleuca se manifestam nas peles acneicas. 

Como já citado anteriormente, suas propriedades antissépticas e anti-inflamatórias ajudam no combate da bactéria responsável pela inflamação causada pela acne. Dessa forma, é possível prevenir o aparecimento das erupções e aliviar o desconforto e a dor causados pelos pontos de inflamação no rosto. 

A boa notícia é que sua utilização não causa efeitos colaterais como alguns medicamentos famosos utilizados para o tratamento da acne. Recorrendo ao uso de um produto natural, é possível evitar que o problema apenas migre de lugar. 

Como usar o óleo de melaleuca?

O uso pode parecer um pouco complicado quando apenas a origem do óleo é observada. Porém, com sua popularidade, é possível encontrar o óleo de melaleuca em soluções tópicas ou na composição de outros dermocosméticos. 

Na solução tópica, basta aplicar uma quantidade de produto no rosto e espalhar pelos pontos de acne ou por toda a extensão da face, esperando que seque completamente.

Já nos dermocosméticos, o uso pode variar de acordo com o produto escolhido. É possível encontrar sabonetes, hidratantes, loções corporais, etc. Nesses casos, o que manda é a adaptação da pele.

O uso do óleo de melaleuca pode ter contraindicações?

Apesar de ser uma substância natural e apresentar riscos menores de efeitos colaterais, é possível, sim, que eles aconteçam em alguns casos, como abordaremos adiante. 

A princípio, é importante ressaltar que qualquer pessoa pode utilizar o óleo de melaleuca (exceto em casos de alergia). Tendo isso em mente, é importante buscar um produto de qualidade para que os efeitos produzidos pela aplicação sejam os desejados. 

Portanto, leia bem a embalagem. O óleo não deve ser 100% concentrado, para não causar dermatites nas peles mais sensíveis. Além disso, é necessário que a manipulação da substância seja feita de forma correta, assim nenhuma propriedade será perdida ou alterada durante a criação do seu dermocosmético. 

Caso ocorra alguma reação adversa, a recomendação é deixar o uso do produto e procurar um profissional.

You Might Also Like
Deixe um comentário