Saiba quais são os equipamentos e cuidados para praticar motocross

Entenda os itens que não podem faltar antes de começar a prática esportiva

Em muitos casos, quem ama pilotar motos também acaba tendo o interesse de praticar motocross. Essa é uma modalidade esportiva radical que utiliza o veículo para praticar manobras e percorrer em trajetos off-road, sendo que existem diversas categorias do esporte para conhecer. Por causa dessas características, acaba sendo a escolha perfeita para quem quer experimentar adrenalina sob duas rodas.

Mas quais são os itens para motocross que não podem faltar antes de você começar a prática? Veja a lista com todos eles a seguir.

Capacete

O primeiro item da lista é o mais conhecido e que também é o mais importante para essa prática, além de ser de uso obrigatório: o capacete. A escolha dele deve ser feita com cuidado, pois o modelo não pode ficar nem muito justo e nem muito largo na cabeça do condutor, tendo o risco de balançar e cair durante a prática.

No motocross, o modelo mais utilizado são os do tipo off-road. Ele é caracterizado por ter uma proteção extra no queixo, garantindo mais segurança ao piloto em caso de uma eventual queda. Contudo, esse tipo não apresenta uma viseira, sendo necessário adquirir óculos para proteger os olhos ao pilotar.

Óculos

Ainda na cabeça, outra peça importante são os óculos, acessório que irá complementar a proteção oferecida pelo capacete. Além de serem imprescindíveis para não atrapalhar a visão do piloto, eles também protegem os olhos de obstáculos que estejam no ar, como pedras, pequenas partículas de poeira e insetos, evitando assim lesões graves nestes órgãos.

Roupa

No motocross, uma das principais recomendações é o uso de roupa adequada para esse tipo de atividade. O ideal é que elas cubram toda a extensão do corpo, diminuindo assim os riscos à integridade causados por quedas e arranhões, por exemplo.

O ideal é utilizar uma camiseta de manga longa abaixo do colete, peça que será detalhada abaixo. Já quanto à calça, é fundamental que o modelo escolhido tenha um reforço nos quadris. Em ambos os casos, as peças escolhidas devem ter uma boa ventilação, fator que irá garantir o conforto durante a prática, além da segurança.

Colete

Duas partes do corpo que ficam muito expostas durante o motocross são o tórax e os ombros. Eles estão sujeitos às armadilhas do trajeto e, por serem sensíveis, é um risco ainda maior fazer a prática sem protegê-los devidamente.

Por isso, a recomendação é que o piloto tenha um colete para praticar o motocross, sendo que essa é uma peça tão importante quanto o capacete. A escolha do modelo deve priorizar um que seja de qualidade e capaz de absorver o impacto causado pelos imprevistos do esporte. Assim, priorize por opções confiáveis e de qualidade.

Luvas, cotoveleiras e joelheiras

Quem já está acostumado a dirigir moto sabe da importância de proteger partes do corpo como mãos, cotovelos e joelhos – e isso não é diferente no motocross. Afinal, se uma das regiões tiver algum tipo de lesão, será impossível fazer a prática do esporte. Com isso, a melhor proteção possível é utilizar luvas, cotoveleiras e joelheiras adequadas para o seu tamanho e porte físico, assegurando-se assim que essas partes estão protegidas em caso de quedas e outros impactos.

Botas

O último item da lista, mas que não pode ficar de fora dessa seleção, são as botas. Os modelos para a prática de motocross são aqueles que contam com proteção para as caneleiras do piloto e com ponteira de metal no bico. Contudo, o ponto mais importante sobre elas é que a escolha do modelo seja cuidadosa, uma vez que elas não devem causar desconforto ao pilotar, garantindo assim uma boa segurança durante a prática. Por isso, atenção ao número escolhido!

You Might Also Like
Deixe um comentário