marketing de lançamento

Saiba como usar o marketing de lançamento da melhor forma

O marketing de lançamento é uma estratégia que uma empresa adota quando deseja gerar ainda mais impacto no produto ou nos serviços que serão lançados.

Por ser algo comum em diferentes nichos, desde o cinema até no ramo alimentício. O marketing de lançamento é uma forma de fazer com que haja um engajamento por parte dos consumidores para o que virá.

Sendo por diferentes mídias ou campanhas que deixem a curiosidade pairando no ar, o marketing de lançamento deve ser feito de uma forma que demonstre o quanto o novo produto ou serviço pode atender a necessidade do consumidor.

Por exemplo, um marketing de lançamento de uma camisa social personalizada empresa pode dar aos funcionários de um negócio a perspectiva de que o uniforme irá agregar um valor ao trabalho de modo que os deixem confortáveis.

O marketing de lançamento é um meio para que haja uma forma de detalhamento para a empresa saber como atingir determinados objetivos e, principalmente, instigar os consumidores com o lançamento de uma novidade.

Podendo ocorrer com a ajuda de veículos de mídia ou pelas redes sociais, este modelo de marketing faz com que uma empresa possa ganhar ainda mais notoriedade não apenas no seu nicho, como também em outros e, assim, gerar uma grande atração.

Os tipos de marketing de lançamento

Do mesmo modo que uma empresa de mini troféu personalizado pode escolher os formatos de marketing que deseja englobar no empreendimento, o marketing de lançamento possui múltiplas escolhas para os planejamentos de um negócio, sendo elas:

  • Interno;
  • Semi-interno;
  • Externo;
  • Perpétuo;
  • Relâmpago;
  • Semente;
  • Afiliado.

O lançamento interno é um formato de marketing que prioriza os contatos de consumidores já existentes, ou seja, o público-alvo é aqueles clientes que já consomem com uma certa frequência os produtos ou os serviços do empreendimento.

O que, por sua vez, acaba tornando as chances de sucesso da estratégia ainda maior, devido à qualidade que já é considerada pelos clientes, deste modo, fidelizando-os ainda mais.

O lançamento semi-interno, por sua vez, é a união entre os clientes que a empresa já tem fidelizados com novos, fazendo com que o projeto que a companhia lançou de gráfica para impressão de livros conquiste um alcance ainda maior.

Por incluir novos clientes, as chances das divulgações ocorrerem em uma maior escala acabam também aumentando, atraindo os consumidores que possuem o mesmo perfil que a empresa almeja.

O modelo externo é quando o negócio deseja conquistar novos clientes, embora a estratégia para este efeito deva ser bastante articulada e planejada, já que haverá a necessidade de uma conversão de novos leads.

Contudo, um dos benefícios deste modelo é que, após a conversão, é possível que em novos lançamentos, a empresa opte pela escolha do formato interno ou semi-interno.

Os lançamentos que ocorrem de forma perpétua são alternativas que, gerarão lucros por muito tempo, o bastante para, até mesmo, ajudar na receita da corporação se estiver com a saúde financeira comprometida.

Podendo ser usada nas ferramentas de automação de marketing, devido ao seu uso contínuo, o modelo perpétuo faz com que, de tempos em tempos, os lançamentos de outros produtos possam ser lembrados para ainda manter o engajamento dos clientes.

Diferentemente do relâmpago que, seguindo sua denominação, é o formato mais rápido de marketing de lançamento, durando entre um período de três a dez dias no máximo, buscando sempre trazer lucros rápidos.

Podendo ser uma alternativa para períodos de campanhas sazonais, o modelo relâmpago para deixar os consumidores ainda mais instigados, oferecem condições especiais de pagamento ou outros benefícios para quem comprar dentro do prazo.

Por exemplo, uma empresa de lançamento relâmpago pode fazer com que uma camiseta para evento saia com um bom desconto e até unidades a mais se forem compradas uma determinada quantidade.

O tipo de marketing de lançamento de semente é quando o objetivo principal é crescer aos poucos, e os resultados serem alcançados posteriormente, sendo iniciado em alguns casos, de acordo com as necessidades que os consumidores apresentaram em algum momento.

Este produto ou serviço pode, inclusive, surgir após os consumidores apresentarem os problemas ou necessidades em um nicho, de modo que, com as informações que foram coletadas, há um desenvolvimento do produto e serviço que os atenda.

O marketing de lançamento pode conter o formato de afiliado, sendo este similar ao relâmpago com a diferença de que os produtos ou serviços oferecidos não são da empresa, mas sim de terceiros.

Como uma empresa pode oferecer um lançamento de um buffet de casamento para 100 pessoas, porém, não é ela a responsável pelo serviço mas outro empreendimento, de forma que ajuda a dar um retorno maior com ofertas e benefícios mais exclusivos.

Escolher o formato de lançamento que seja adequado para os produtos ou serviços, assim como para a imagem da marca, faz com que os consumidores e todo o mercado tenham um engajamento para o que será a novidade lançada.

Dicas de como aplicar

Se uma empresa de cobertura para eventos ao ar livre, por exemplo, deseja aplicar o marketing de lançamento como uma estratégia para ganhar a visibilidade do mercado, alguns pontos e dicas tornam-se contribuintes para que a estratégia funcione.

1. Pesquisar o mercado

Conhecer o mercado de atuação é fundamental para se ter um bom preparo e planejamento de estratégias de marketing, sejam elas de lançamento ou qualquer outro formato que for entrar em vigor.

Essa pesquisa colabora para que, as observações das companhias concorrentes ajudem a estabelecer os meios que a estratégia irá funcionar, de modo que, em meio às brechas que estão dentro do mercado, o empreendimento saiba captar o cliente através delas.

Essa pesquisa mercadológica pode ser feita de tempos em tempos, especialmente alguns meses antes da data que será o lançamento do produto, de forma que a empresa saiba se preparar e esperar o que pode vir a surgir.

A pesquisa também contribui para a empresa saber quais são os meios de comunicação que mais atrai os usuários, dependendo do formato de marketing de lançamento que for escolhido.

2. Compreender o público-alvo

Um dos pontos mais importantes de um empreendimento é compreender o público, desde os padrões de comportamento no processo de compra de um bloco de receituário veterinário até mesmo o perfil dos consumidores.

Essa compreensão contribui para saber como chamar a atenção e mantê-los instigados com o novo produto ou serviço que entrará no mercado, além do fato de que, ao conhecer seu perfil, as estratégias de marketing são mais segmentadas e propícias para compartilhar.

O que aumenta ainda mais a visibilidade da empresa, já que outros consumidores que possuírem o mesmo perfil podem ficar engajados com o que virem e, posteriormente, também ficam ansiosos pela novidade.

3. Construir autoridade com marketing

A autoridade por intermédio do marketing é uma estratégia que contribui para não apenas a novidade ter visibilidade, como também para atrair atenção para o nome da marca, algo que será benéfico posteriormente.

Com conteúdos em redes sociais ou sites e blogs, assim como um marketing de atração no formato de inbound, as formas que uma empresa pode adotar para que ganhe um foco dentro do seu nicho durante a espera do lançamento, pode favorecê-la.

Quanto maior a autoridade e credibilidade uma empresa conquista pelo marketing, as chances de que o lançamento possa ultrapassar o número de metas que foram planejadas também cresce e, assim, solidifica ainda mais dentro do mercado.

4. Análise SWOT

A análise de SWOT é uma estratégia que permite uma compreensão das forças e fraquezas internas de uma empresa, e também das oportunidades e ameaças que vem de dentro do segmento mercadológico.

Essas análises são importantes para se ter um controle e compreensão de forma interna e externa, sabendo preparar bem a empresa para todas as oportunidades que podem surgir, e garantir que o lançamento do produto possa funcionar sem empecilhos.

A análise de SWOT também pode ser um costume da empresa no seu cotidiano, deixando-a atualizada e preparada tanto de forma interna, como externa, para ser cada vez mais solidificada no segmento de atuação.

Considerações finais

Dentro do mercado, uma empresa de martelinho de ouro express pode escolher diferentes formatos de marketing de lançamento para instigar seus consumidores, até mesmo concorrentes, para o que será lançado.

Tendo mais de um modelo para se adequar nas estratégias que a empresa tem, é importante que o marketing neste formato seja bem estruturado, especialmente porque ele será o responsável por atrair olhares ao empreendimento.

Seja de consumidores que já possuem fidelidade, como também de novos, fazendo com que a visibilidade aumente dentro do negócio e posteriormente, sejam convertidos em clientes fidelizados.

Usar as estratégias de marketing para agregar valor à marca e aos produtos que a empresa oferece é uma estratégia importante, dentro de qualquer mercado, sendo que se houver um bom planejamento, acaba trazendo resultados positivos por um longo período.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

You Might Also Like
Deixe um comentário