detetive particular

Saiba como um detetive particular atua em casos de violência contra crianças

O Brasil registra mais de 150 mil casos de violência doméstica contra crianças a cada ano, um número bastante elevado e que normalmente é representado pelas pessoas que deveriam estar cuidando do bem-estar dos pequenos: familiares e babás. Este é um tipo de situação bastante delicado, e a contratação de um detetive particular pode ser a solução para confirmar os abusos antes de tomar uma atitude. 

O detetive particular é um profissional que está qualificado a investigar a forma como uma babá, pai ou responsável trata uma criança, documentando qualquer abuso ou negligência por meio de:

  • Vídeos;
  • Fotos; 
  • Áudios;
  • Registros telefônicos e trocas de mensagem. 

Tudo isso é feito sempre dentro dos limites da lei, seguindo o código de ética da profissão. 

Como é conduzida a investigação? 

O primeiro passo de uma investigação particular consiste em uma conversa entre o detetive e seu contratante. Neste encontro, o profissional irá colher informações a respeito do comportamento da criança e do agressor, entendendo também a rotina dos investigados. 

Em seguida, o detetive particular inicia a investigação a partir da verificação de dados dos dados e antecedentes criminais do investigado. O especialista também poderá fazer uma investigação nas redes sociais, além de entrar em contato com colegas de trabalho ou antigos contratantes. 

Se o investigado for uma pessoa que mora na mesma casa que a criança, assim como o contratante, o detetive particular pode ter acesso ao imóvel, investigando o histórico de internet e até mesmo instalando equipamentos específicos para registro de áudios e vídeos (caso o contratante concorde com essa estratégia de investigação).

Demais técnicas e equipamentos utilizados

Após reunir informações sobre o investigado e sua rotina, o detetive particular poderá seguir a pessoa nos momentos em que ela está em companhia da criança. Esse processo é feito com total discrição, flagrando possíveis momentos de maus tratos e identificando como é a interação entre eles. 

Com a coleta de imagens e áudios, bem como investigação online e acompanhamento dos investigados ao sair de casa, o investigador particular conseguirá entender a situação que envolve a criança. Um relatório contendo todas as provas coletadas e métodos de investigação utilizados será elaborado e entregue ao contratante, que poderá adotar as medidas cabíveis a cada caso. 

Investigação particular pode salvar vidas

Infelizmente, tanto o abuso como a violência infantil ainda são realidades. Estudos apontam que, durante a pandemia de Covid-19, esses casos inclusive aumentaram no Brasil. Muitas dessas situações violentas dizem respeito à negligência e abuso emocional, que também podem causar um grande trauma e prejudicar seriamente o desenvolvimento e bem-estar das crianças. 

Por isso, a contratação de um detetive particular pode fazer toda a diferença para a vida da criança, evitando que ela sofra e desenvolva cicatrizes que permanecem por toda a vida. Em casos mais extremos, identificar a violência infantil pode até mesmo salvar a vida da criança, deixando-a livre de seu agressor e permitindo a adoção de medidas legais para protege-la. 

You Might Also Like
Deixe um comentário