saúde física e mental

Saiba como os esportes melhoram a nossa saúde física e mental

Ter uma constância na prática de exercícios físicos é um desafio para muita gente, mas é algo essencial para o corpo humano. E, nesse caso, não apenas quando se trata da saúde física. Praticar esportes e mexer o corpo contribui também para a saúde mental e o bem-estar de maneira geral, por isso é indicado por todos os médicos. 

Entenda como os exercícios físicos podem mudar a saúde do corpo e da mente e veja dicas para inserir esse hábito em sua vida. 

A prática de esportes e o cuidado com a saúde

Quem deseja uma vida mais saudável hoje e no futuro não pode abrir mão do exercício físico. Sem ele, as chances de desenvolver um problema de saúde aumentam significativamente, de acordo com diversos estudos realizados pela ciência. 

O sedentarismo é prejudicial para os músculos (inclusive do coração) e pode dificultar o controle dos hormônios, da gordura e do açúcar. Combinados, todos esses fatores de risco, podem levar a doenças como diabetes, hipertensão e outras. Ou seja, a prática de exercícios deve fazer parte da rotina de quem quer viver mais e melhor.

Benefícios para a saúde física

Cuidar da saúde física é um dos principais motivos que levam as pessoas à prática de exercícios físicos, aliado a estética. Seja qual for o motivo, os resultados são benéficos e podem mudar a saúde. 

Existem diferentes tipos de treinos e esportes, mas todos eles conseguem melhorar pontos importantes para o bom funcionamento do corpo. Ao praticar exercícios físicos regularmente você consegue:

  • melhorar a circulação sanguínea;
  • melhorar a resistência cardíaca;
  • fortalecer os músculos; 
  • diminuir a quantidade de gordura no sangue; 
  • acabar com a gordura no fígado (esteatose hepática);
  • diminuir o colesterol; 
  • controlar a pressão; 
  • melhorar o equilíbrio e muitos outros benefícios. 

Como foi possível notar, praticar exercícios físicos exige muito do corpo e, consequentemente, o deixa mais preparado e saudável. A longo prazo, isso significa menos problemas de saúde e doenças, como diabetes, hipertensão, fraqueza muscular entre outras. 

Logo, quem deseja ser saudável agora ou na velhice precisa inserir o hábito de praticar exercícios físicos diariamente quanto antes. Assim, conseguirá preparar o corpo para qualquer dificuldade.

Benefícios para a saúde mental

Além da saúde física, a saúde mental também é beneficiada com os exercícios físicos e os esportes. Durante a pandemia, inclusive, a prática foi vista como uma saída para diminuir o estresse e a ansiedade. 

Tudo isso porque a prática de exercícios físicos está relacionada com o gasto de energia (o que diminui pensamentos ansiosos) e, principalmente, auxilia no controle de hormônios. A endorfina e a serotonina são alguns dos chamados “hormônios da felicidade” (assim como a dopamina e a ocitocina) e são liberados depois de cerca de 30 minutos de prática de exercícios. 

A longo prazo, conseguem trazer maior sensação de bem-estar, mais disposição, melhor controle das emoções e muitos outros benefícios. Além disso, também ajudam no raciocínio lógico, desenvolvimento da disciplina e na ativação do cérebro, contribuindo para a saúde do órgão. 

Como começar a praticar exercícios físicos

Saber que os exercícios físicos são bons é um ponto, mas realmente colocá-los em prática é diferente. Por isso, manter a consistência desse hábito é a parte mais difícil. Veja algumas dicas para mudar sua relação com a prática de exercícios: 

  • encontre algo que goste de fazer (pesquise as possibilidades);
  • comece devagar, acrescentando poucos dias de exercício e aumentando depois;
  • faça um exercício em grupo (para ter mais incentivo de treinar); 
  • estabeleça uma meta realista; 
  • acompanhe sua evolução;
  • separe uma hora do seu dia se dedicando apenas ao cuidado com sua saúde (como um compromisso); 
  • defina recompensas diárias, semanais e mensais e comemore seus feitos;
  • faça exercícios ao ar livre, beneficiando também o bem-estar geral.
You Might Also Like
Deixe um comentário