como evitar problemas na coluna por má postura

Saiba como evitar problemas na coluna por má postura

Muitas pessoas sofrem diversos problemas no dia a dia por possuir uma má postura. De acordo com pesquisadores da Universidade de Ciências Médicas de Matanzas, em Cuba, manter uma má postura corporal pode gerar diversas lesões ou doenças que prejudicam a saúde e a qualidade de vida das pessoas.

Quem mais sofre com esse problema são aqueles que precisam trabalhar longas horas sentado na mesma posição. A falta de um ambiente confortável para realizar suas tarefas do dia a dia pode acabar prejudicando sua postura corporal.

Porém, sempre existem formas de evitar a má postura e prestar mais atenção no seu corpo para evitar problemas futuros com a coluna. Neste artigo, você conhecerá os principais problemas que a má postura pode causar, além de conferir algumas dicas de como melhorar essa condição para ter mais qualidade de vida.

Quais lesões que uma postura ruim pode causar?

Pessoas que trabalham em escritório ou outros ambientes em que precisam ficar por horas sentadas podem desenvolver lesões relacionadas à postura mantida durante a realização de suas atividades. A seguir, listamos as lesões que são mais comuns de ocorrer por conta da postura.

Lesões por esforços repetitivos (LER): esse é um distúrbio ou doença causada no sistema musculoesquelético pela repetição dos mesmos movimentos. Seus sintomas podem incluir formigamentos, fadiga, dor e sensação de peso nos ombros.

Cifose: também conhecida como corcunda, essa lesão ocasiona o aumento da curvatura da coluna, deixando as costas mais salientes e o peito impulsionado para trás. Ela pode causar dores constantes, compressão nos nervos da coluna e dificuldade para respirar.

Encurtamento muscular: manter uma má postura por muitos anos, pode fazer com que seus músculos fiquem mais flácidos e com o tempo encurtem, fazendo com que toda a sua extensão não seja utilizada por ter se mantido muito tempo encolhida.

O que fazer para melhorar a postura?

Para evitar que possíveis lesões ocorram no seu corpo por conta da postura, existem algumas práticas que você pode aplicar no dia a dia e que vão ajudá-lo a manter a sua coluna mais saudável.

Pratique exercícios regularmente

Exercícios físicos ajudam o seu organismo a combater diversos problemas de saúde que você pode ter, incluindo os causados por uma postura ruim. Praticar atividades físicas de forma regular, pode ajudar a fortalecer a sua musculatura e manter sua coluna mais estável.

Para fazer isso, invista na prática de alongamentos diários e tente fazer atividades que estimulem seus músculos. Comece a ir à academia, ou procure por exercícios simples, mas eficazes, que podem ser feitos em casa para você conseguir cuidar melhor da sua saúde.

Tenha uma boa noite de sono

A forma que escolhemos para deitar na cama e dormir também pode influenciar a nossa coluna e gerar algumas dores localizadas ou indisposição ao levantarmos, caso estejamos dormindo em uma posição ruim.

A melhor forma de dormir à noite é se deitar de lado e utilizar um travesseiro confortável para apoiar a cabeça, e outro a ser colocado entre as pernas. Também é interessante que suas pernas estejam levemente dobradas, deixando assim a sua coluna mais alinhada para ter uma boa noite de sono.

Utilize uma boa cadeira

Muitas vezes, a má postura que pessoas que trabalham sentadas possuem é ocasionada pelo uso constante de uma cadeira inadequada para a coluna, que não possui encosto para as costas ou os braços.

Para evitar isso, procure investir em uma boa cadeira de trabalho, que tenha todo o suporte necessário para a sua coluna se manter em uma posição saudável para você poder realizar suas atividades sem ficar cansado no final.

Como escolher a cadeira ideal para melhorar sua postura?

Existem diversos modelos de cadeiras que você pode escolher para compor o seu escritório, mas para quem quer melhorar a postura enquanto trabalha é fundamental se atentar a algumas características que elas possuem, como:

  • ter encosto e assento estofados com uma espuma de alta intensidade;
  • ser ergonômica, permitindo que você consiga encostar por completo seus pés no chão e manter uma postura ereta;
  • possuir sistemas que permitam a regulagem da altura e que o encosto possa ser inclinado para apoiar melhor sua coluna;
  • ter apoio regulável nos braços, para assim evitar tensões e dores musculares nos ombros.

Uma cadeira com essas características vai promover a você mais conforto enquanto estiver trabalhando, além de evitar futuras lesões na coluna por conta de uma má postura.

You Might Also Like
Deixe um comentário