Saiba a importância das campanhas sazonais

Saiba a importância das campanhas sazonais

As campanhas sazonais são uma das estratégias que mais movimentam o mercado durante algumas épocas do ano.

Isso porque as datas comemorativas ou então, um determinado período, acabam fazendo com que os consumidores busquem pelas novidades ou ofertas que o comércio pode proporcioná-los, e com isso, o número de vendas chega até mesmo a dobrar. 

Uma boa estratégia de marketing para os períodos de campanhas sazonais pode fazer com que, uma empresa acabe superando as vendas que teve ao longo do ano, como também, proporcionando um destaque no mercado. 

As datas que acabam ganhando uma maior visibilidade, e fazendo com que as empresas montem estratégias para esses períodos podem ser:

  • Dia do consumidor;
  • Natal;
  • Dia das mães;
  • Dia dos namorados;
  • Black Friday;
  • Dia das crianças.

Embora em alguns casos não seja o foco do negócio, até mesmo um banho e tosa mais próximo do consumidor pode aproveitar o clima do calendário para criar alguma estratégia que seja atraente para o cliente.

Pela concorrência do mercado crescer cada vez mais, seja nos empreendimentos em forma tradicional nas ruas ou aqueles que operam de modo online, as campanhas sazonais acabam sendo importantes para se apresentar ao público e ter um foco. 

Por isso, as empresas costumam cada vez mais superar o que fizeram no ano anterior, de modo que uma mesa de reunião 8 lugares não será ofertada do mesmo modo, e com isso, acaba instigando ainda mais o consumidor a esperar pelas datas sazonais. 

As campanhas sazonais recebem esse nome devido a classificação ser algo temporário, que é determinado por uma data ou então, época do ano de forma mais específica, podendo fazer com que determinados produtos e serviços sejam buscados nesta época.

Como um toldo retrátil para janela que pode ser mais procurado em temporadas mais quentes para ajudar no ambiente, assim como certas peças de vestuário são procuradas em épocas mais frias. 

Quanto mais um empreendimento criar estratégias para se destacar nestes períodos, ligando-os aos produtos ou serviços que oferecem, maiores são as chances de atrair consumidores que são recorrentes de utilizarem esse segmento mercadológico. 

Como criar?

Para uma empresa de reciclagem de placas de circuito, por exemplo, criar uma estratégia para campanhas sazonais pode proporcionar um aumento no fluxo do empreendimento, de modo que possa até mesmo superar todo o ano. 

Tendo um propósito de conquistar novos consumidores e um maior espaço no mercado, um planejamento é importante antes de chegar o período de campanhas sazonais, assim como a definição de uma estratégia. 

Primeiro, é importante saber qual época é mais relevante para o empreendimento, e através dela, deve-se então criar a estratégia. 

Alguns períodos que não envolvem datas comemorativas e sim, mais voltadas aos consumidores, costumam ser mais utilizados.

Especialmente, porque nelas, o movimento do mercado para atrair a atenção dos consumidores e o número de vendas, acabam subindo um pouco mais fácil devido ao leque que abrange todas as faixas etárias. 

Com o planejamento em andamento, chega o momento que o negócio deve decidir qual será sua mensagem principal. É a partir dela que será feita a comunicação com o cliente, de forma que, possa convencê-lo de comprar o produto ou adquirir o serviço. 

Se a mensagem passar alguma emoção ou então, irá ser a responsável por conduzi-lo pelo funil de vendas, é importante que seja decidida de antemão para que não possa haver problemas posteriores ou próximos a data que será lançada a campanha. 

A criação de um cronograma é um ponto importante dentro do planejamento para campanhas sazonais, isso porque além de dar datas mais específicas sobre o que será feito, pode ajudar a ter um controle sobre os materiais divulgados. 

Se uma empresa de aluguel de ônibus para festa possuir conteúdos nas redes sociais ou em páginas oficiais, um cronograma pode contribuir para que tudo o que é necessário para ser produzido possa estar definido com as datas certas. 

Tanto para uma campanha quanto para a próxima, um cronograma pode contribuir para que as estratégias não se tornem repetidas em datas distintas, porque assim, acaba não causando nenhuma surpresa no consumidor e pode despertar seu desinteresse. 

Ter todos os recursos é essencial dentro de todo período sazonal, isso porque por meio deles que os consumidores serão atraídos e para que isso ocorra, muitas vezes, é necessário um investimento financeiro nas estratégias de marketing. 

Seja para pagar plataformas para que possam entregar mais os anúncios ou os conteúdos, como também na própria formação de uma arte para um site, o capital da empresa deve ter uma reserva para que esse formato de investimento seja feito. 

As ferramentas é um detalhe que pode contribuir para que as campanhas sazonais tenham ainda mais efeito na empresa. 

Seja para automatizar os dados de venda, atendimento ao cliente ou que auxiliem na confecção da campanha sazonal. 

O que toda empresa deve estar preparada durante o período de campanha sazonal é saber lidar com os imprevistos, de modo que mesmo que não sejam revertidos, possam ser minimizados. 

Tudo o que pode causar imprevistos é essencial que a empresa possa ter um plano substituto, de modo que no final, a estratégia em si não seja prejudicada e não conquiste as metas que foram estipuladas. 

Outro ponto que pode colaborar com as campanhas sazonais de uma empresa é pesquisar como o mercado funcionou no período anterior, desde implante capilar feminino valor diferente do habitual até mesmo, algumas artes utilizadas. 

Mas, toda empresa deve ter um fator original que possa se destacar dentre as demais estratégias que outros empreendimentos do nicho irão desenvolver, ou então, o fechamento de parcerias para as datas sazonais podem impulsionar ainda mais as vendas.

Uma empresa deve analisar bem o calendário sazonal e estipular aquilo que possa contribuir para o seu crescimento dentro do mercado, e a conquista de novos consumidores. 

Pontos importantes das campanhas sazonais 

Uma fabricante de fonte nobreak volt 48v ao planejar criar uma campanha sazonal para a semana do consumidor, por exemplo, pode acabar buscando pontos para quais deva realizar esse investimento, por isso, é importante que pontos sejam destacados. 

01. Fidelização de clientes

Um dos principais pontos importantes dentro das campanhas sazonais está ligada a fidelização de clientes que esses períodos proporcionam para as empresas, independentemente do nicho mercadológico que elas atuam. 

Isso porque quando se há campanhas sazonais, pode ser uma forma para despertar o interesse de um possível consumidor que, ao ter uma boa experiência de compra, pode retornar e recomendar para amigos e familiares.

Durante os períodos de campanhas sazonais, os preços podem diminuir e novas promoções são geralmente criadas para vender os produtos como uma mesa de trabalho para oficina, ou então, em serviços que a empresa oferece. 

Deste modo, os clientes que já compram em períodos normais e estão fidelizados, também acabam comprando durante esse período, o que faz com que a empresa acabe, em alguns casos, desenvolvendo estratégias voltadas exclusivamente para eles. 

02. Visibilidade 

As campanhas sazonais proporcionam uma visibilidade para as empresas, algo que é importante dentro de um mercado concorrido e dentre vários empreendimentos que atuam no mesmo nicho. 

Essa visibilidade que as datas proporcionam pode fazer um empreendimento crescer, seja em seguidores nas redes sociais, um maior número de tráfego nas páginas oficiais, conteúdos no topo do ranking em páginas de buscas.

Com o aumento que a campanha acaba desenvolvendo, os resultados podem ser refletir depois do período, de modo que a empresa gere um nome dentro do mercado, e com isso, atraia mais consumidores. 

03. Contribuem para alcançar objetivos 

Com a visibilidade em torno da empresa e a fidelização dos clientes, o empreendimento acaba alcançando seus objetivos em uma menor escala de tempo em relação se não usasse essa estratégia. 

Isso porque o fluxo de vendas e o aumento de clientes que a empresa tem, acabam fazendo com que metas sejam batidas e com isso, possam se tornar um ponto de referência no mercado onde, até mesmo, investidores podem se unir à empresa. 

Atrair bons investidores pode contribuir com a modernização da empresa e adoção de tecnologias mais sofisticadas em um curto espaço de tempo, proporcionando assim, que se destaque entre os concorrentes do nicho.  

Considerações finais 

Portanto, as campanhas sazonais são partes muito importantes de um empreendimento, isso porque por meio delas, o negócio pode ter um grande foco dos consumidores que buscam aproveitar as ofertas que ocorrem no período. 

Devendo ser planejada com antecedência e ter um preparativo para ter outros planos em caso de imprevistos, a empresa deve observar qual período sazonal pode contribuir para o crescimento dos negócios. 

A importância das campanhas sazonais para proporcionar fidelização e aumentar o alcance para novos consumidores, pode fazer com que o empreendimento atinja os seus objetivos mais rapidamente, e com isso, se torne uma referência dentro do nicho de atuação.  

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

You Might Also Like
Deixe um comentário