Receitas de peixe com realçador de sabor

Receitas de peixe com realçador de sabor

Muitos se perguntam o que é o realçador de sabor e para que ele é utilizado. O glutamato de monossódico é o que chamamos de realçador de sabor e ele é responsável por acentuar os sabores do nosso paladar em uma receita, porém devemos notar que, em excesso, o realçador de sabor acaba prejudicando o real sabor dos alimentos ao invés de melhorá-los. São facilmente encontrados em supermercados e outros afins, sendo assim de diversos sabores em pó ou até mesmo em tabletes. 

O realçador de sabor ajuda agregar o sabor do alimento em suas receitas diárias e contando com a praticidade do seu uso. Com a correria do dia-a-dia, o realçador de sabor pode ajudar a criar receitas com mais rapidez levando assim um tempo menor de preparo com o seu uso.

Podendo usá-lo em carnes, aves, peixes, arroz, feijão, sopas e até mesmo em saladas. Existem várias opções de sabores com infinitas possibilidades de seu uso e muitas vezes não sendo necessário acrescentar sal, pois o realçador de sabor já contém em sua fórmula. 

Quando pensamos em um preparo rápido, porém não se esquecendo de acrescentar aquele sabor de comida caseira, o realçador de sabor entra como um aliado nas receitas.

Em quais alimentos podemos encontrar o realçador de sabor

Existem alguns exemplos de receitas de peixes que utilizam o realçador de sabor em sua composição, como, por exemplo:

  • Macarrão instantâneo 
  • Salgadinhos
  • Refrigerante 
  • Embutidos
  • Molhos de tomate
  • Sardinha em lata
  • Alimentos para cães

Como é possível ver, existe uma infinidade de opções e produtos onde há a presença do realçador de sabor.

Glutamato de monossódio é vegano?

Ele pode ser extraído de beterrabas, sacarina, cana-de-açúcar ou através de fermentação do amido de uma planta alga. Sendo assim, o glutamato de monossódio pode ser considerado um aditivo alimentar confiável para quem se considera vegano.

Glutamato de monossódico contém glúten?

Não, o ácido glutâmico usado para produzir o glutamato monossódico não contém glúten. Uma pessoa com doença celíaca pode reagir ao trigo que pode estar presente no molho de soja, porém não ao glutamato de monossódico presente no produto. 

Onde surgiu o glutamato de monossódio?

Em 1908 um professor no Japão, chamado Kikunae Ikeda, descobriu que ao isolar um ácido glutâmico com uma nova substância a partir de algas marinhas, comum no preparo de um caldo japonês (katsuobushi). 

Ele notou um gosto peculiar que o chamou de umami, classificando assim como o quinto gosto básico, pois era diferente de todos: nem doce, nem salgado, nem amargo ou azedo. O professor apresentou uma patente a ser produzida por Saborosuke Suzuki, então começou sua produção em 1909 de glutamato de monossódio, o aji-no-moto.

Como é produzido o glutamato de monossódio?

Hoje o MSG (glutamato de monossódio) é produzido através de uma fermentação de ingredientes vegetais, como cana-de- açúcar, beterraba, milho ou mandioca. MSG é o sal de sódio do ácido glutâmico, um dos aminoácidos naturais mais comuns. A produção deste aditivo alimentar tem as seguintes etapas:

  • A cana de açúcar ou beterraba é convertida em glicose;
  • A glicose é fermentada por bactérias em seguida produzirão ácido glutâmico;
  • O sódio então é adicionado para neutralizar o ácido glutâmico então sendo criado a solução de glutamato de monossódico (MSG);
  • Ele tem que ser separado e cristalizado;
  • Os cristais dele são secos e embalados.  

O realçador de sabor causa danos à nossa saúde?

Para algumas pessoas com problemas de saúde o glutamato de monossódico é perfeito, pois tem um baixo teor de sódio perfeitamente substituído pelo sal. No entanto, seu uso excessivo pode causar alguns males à saúde como todo excesso. 

O MSG como é chamado o glutamato de monossódio podem ainda causar algumas alergias, vermelhidão na face ou em outras partes do corpo, dor de cabeça e outros malefícios.

No entanto, pesquisadores não encontraram evidências suficientes e definitivas para o não uso dos realçadores de sabor. Na contramão, pesquisadores americanos dos Estados Unidos classificam o glutamato de monossódio seguro para uso.

Receitas de peixes usando realçador de sabor

Aqui vão algumas receitas básicas que utilizam o realçador de sabor para o preparo de peixes variados, sejam fritos ou assados:

  • Filé de tilápia empanado, precisando de 1kg de filé de tilápia, limão, pimenta do reino e um sachê do realçador de sabor para completar essa receita;
  • Cação no forno, usando 6 postas de cação, bacon, pimentão vermelho ou verde, cebola e limão e também um sachê de realçador de sabor para o gosto umami na carne;
  • Peixe ao molho tailandês, usando leite de coco e realçador de sabor para um gosto agridoce.

Quem gosta de peixes pode aproveitar o sabor umami que o realçador de sabor oferece e apostar em receitas como essas, contanto que seu consumo seja feito com moderação. Assim, é possível consumir o realçador de sabor em receitas caseiras sem se preocupar com seus riscos.

You Might Also Like
Deixe um comentário