Quando devo procurar uma psicóloga?

Essa pergunta que, em algumas das vezes, é um pouco difícil de se responder. Isso porque muitos acreditam que ir a psicóloga é estar louco ou doente mental e acabam evitando ir por medo, vergonha do que outros vão pensar sobre isso. Às vezes, por não saberem o papel da psicóloga ou por achar que ele não é o profissional adequado para ajudar.

A que se destina a psicologia?

O principal objetivo da psicologia é proporcionar um melhor conhecimento da pessoa sobre si mesmo, fazendo-a, assim, se perceber como tendo os recursos emocionais suficientes para encontrar as respostas que busca e para enfrentar diversas situações, que encontra e possa vir a encontrar.

Afinal como saberei se preciso procurar uma psicóloga ou se é o momento certo?

Primeiramente, você deve estar atento aos sinais que seu corpo mostra, sobretudo intensidade das emoções, como:

  • Ansiedade extrema;
  • Tristeza;
  • Raiva;
  • Irritação.

Em resumo, emoções com nível elevado de intensidade e que podem fazer com que você se prejudique em sua rotina e não consiga ter uma boa qualidade de vida. Esse é o exato momento de você procurar ajuda de um profissional da psicologia.

O fato de você não conseguir controlar essas emoções faz com que tenha descontentamento por não conseguir realizar suas atividades causando prejuízo em alguma área de sua vida.

Esses sintomas podem se manifestar por meio de questionamentos como:

  • Estou preocupada com minha prova de espanhol, mesmo que já tenha estudado e não paro de pensar em uma possível reprova;
  • Me sinto triste por não saber qual faculdade cursar e tenho vergonha de não estar na faculdade com meus amigos;
  • Não consigo me relacionar com ninguém. Será que o problema é comigo?

Somente quando minha rotina é prejudicada devo procurar ajuda de uma psicóloga?

Não, se você está com problemas para estudar, conduzir um relacionamento, morte de ente querido, o agravamento por guardar as emoções para si pode afetar sua vida, lhe distanciar pessoas a sua volta e causar doenças como síndrome do pânico ou depressão.

E o acompanhamento junto a um profissional da área é fundamental. Pois caso não tenha ajuda adequada, pode ter seu quadro agravado, acarretando em uma série de consequências, a mais comum sendo o suicídio, por não suportar a dor causada pelas emoções. 

Existem algumas doenças cujos sintomas são silenciosos. Seu corpo as expressa com dores musculares, gripes e resfriados sem motivo, indicando que algo não está indo bem.

Isso acaba trazendo o sentimento de frustração à pessoa, quando estas buscam ajuda de um médico e o resultado clínico não é uma doença corporal. É necessário estar atento aos sintomas podem pode estarem vinculados com  ansiedade.

Outro tipo de manifestação que necessita de ajuda de um psicóloga é estar buscando apoio emocional em comida, álcool, drogas, fazer compras e etc.

Seu abuso demonstra que você não consegue lidar bem com a situação e está tentando buscar a tranquilidade para as questões que está passando através dessa compulsão. Isso pode causar dependência física, mental, comportamental e social, quando há o abuso por essas válvulas de escape.

Quando está nessa fase, nosso cérebro entende isso como recompensa e faz com que você repita a ação diversas vezes, trazendo alívio e prazer instantâneos para a pessoa. Isso é um perigo, e a ajuda psicológica, nestes casos, se faz necessária, com técnicas para que a pessoa consiga se reabilitar.

A psicóloga pode te ajudar a ampliar a visão de suas situações e como enfrentá-las de uma forma positiva e tranquila.

A psicologia lhe dará um espaço para lidar melhor com suas emoções e perdas e elaborá-las, junto ao profissional, permitindo ter um espaço só seu. Isso para que seja capaz de lidar com aquela situação ruim, novamente, sem medo de suas emoções.

Conteúdo oferecido por Graziele Melo – Psicóloga SBC

You Might Also Like
Deixe um comentário