Pressão arterial: Como saber se a pressão está alta?

A hipertensão (pressão alta) é uma doença crônica que pode surgir de forma silenciosa em pessoas de todas as idades. Por isso, é de extrema importância fazer um controle da pressão arterial.

Apesar de não apresentar sintomas inicialmente, alguns fatores de risco podem contribuir para o desenvolvimento da hipertensão. Os principais fatores incluem genética, sobrepeso, sedentarismo, estresse e tipo de alimentação.

Se você se enquadra em alguma categoria citada acima ou conhece alguém que está entre os grupos de risco, talvez seja o momento dar uma atenção maior os problemas que envolvem a pressão arterial.

Como fazer o monitoramento da pressão arterial?

A melhor forma de saber se a pressão está alta ou não, é fazendo o monitoramento da pressão arterial. Mas antes de começar, você precisa saber qual é o valor da sua pressão normal. 

Para saber disso, será necessário um acompanhamento diário, onde será anotado os resultados das verificações e levado ao médico para avaliação. Para fazer esse acompanhamento, indicamos o uso do aparelho de pressão digital. 

O modelo com a aferição mais precisa é o aparelho de pressão de braço. O aparelho de pulso, que é mais comum, não é recomendado para pessoas acima de 60 anos e pessoas com sobrepeso. 

Estas pessoas costumam ter as artérias do punho mais finas, então quando o aparelho infla, ele tem dificuldade em detectar os pulsos das artérias para definir o resultado da aferição. Com o aparelho de braço, não há esse problema.

Quais são os valores da pressão arterial normal?

Segundo o III Consenso Brasileiro de Hipertensão Arterial, os valores médios da pressão podem variar de acordo com a idade do paciente. Sendo assim, a média dos valores de referência de acordo com a idade é:

  • De 0 a 4 anos: 8 por 6 (85 x 60 mmHg)
  • Entre 5 e 6 anos: 9 por 6 (95 x 62 mmHg)
  • De 7 a 10 anos: 10 por 6 (100 x 65 mmHg)
  • Entre 11 e 12 anos: 10 por 6 (108 x 67 mmHg)
  • De 13 a 16 anos: 11 por 7 (118 x 75 mmHg)
  • Entre 17 e 50 anos: 12 por 8 (120 x 80 mmHg) 
  • Acima de 50 anos: 14 por 9 a 16 por 10 (140 x 90 mmHg a 160 x 100 mmHg)

No aparelho de pressão aparecem dois valores, um maior (em cima) e outro menor (embaixo). A pressão com o valor maior é a pressão sistólica e a pressão com o valor menor é chamada de diastólica

Sendo assim, a pressão considerada normal para pessoas de 17 a 50 anos é de 12 por 8, ou seja, quando no aparelho de pressão aparecem os valores 120 (sistólica) e 80 (diastólica).

A importância de consultar um médico ao fazer o acompanhamento diário é que existem casos que a pressão normal de uma pessoa que tenha a idade entre 17 e 50 anos pode ser igual a pressão normal de pessoas acima de 50 anos. É preciso ficar atento.

Como saber se minha pressão está alta?

Seguindo a lógica do tópico abordado anteriormente, sua pressão estará alta quando estiver maior do que a sua pressão normal. Porém, a pressão alta pode ser dividida em pré-hipertensão, hipertensão de estágios 1 e 2 e até crise hipertensiva.

Essas divisões também vão depender da idade. Os adultos têm valores de referência para todas essas categorias, já os idosos se limitam a pré-hipertensão e hipertensão. Acompanhe a seguir:

Valores médios de referência para adultos

  • Pressão arterial normal: até 120 x 80 mmHg.
  • Pré-hipertensão: entre 120 x 80 mmHg e 129 x 80 mmHg.
  • Hipertensão estágio 1: entre 130 x 80 mmHg e 139 x 89 mmHg.
  • Hipertensão estágio 2: acima de 140 x 90 mmHg.
  • Crise hipertensiva: acima de 180 x 110 mmHg.

Valores médios de referência para idosos

  • Pressão arterial normal: até 120 x 80 mmHg.
  • Pré-hipertensão: 120 x 80 mmHg a 138 x 89 mmHg para idosos, porém idosos com diabetes o valor pode ser maior, chegando até 149 x 89 mmHg.
  • Hipertensão: a partir de 140 x 90 mmHg para idosos e a partir de 150 x 90 mmHg para idosos com diabetes.

Valores médios de referência para crianças

Os valores de pressão alta para crianças são um pouco mais complexos de serem definidos. Além do valor da própria pressão arterial, é preciso definir o percentil de altura da criança.

O percentil de altura é a porcentagem de crianças existentes com aquela mesma altura (considerando idade e sexo também). Isso é definido a partir de uma pesquisa mundial, onde os resultados são disponibilizados nos Gráficos de Crescimento da OMS.

Por ser tão específico, não tem como montar uma tabela de referência simples. E pela complexidade, o recomendado é deixar que o próprio pediatra faça essa avaliação. Sendo assim, não deixe de consultar um médico. Ter um plano de saúde pode ser muito útil para reduzir as despesas médicas.

You Might Also Like
Deixe um comentário