Para que servem os óleos essenciais?

Devido à variedade de óleos e sua origem, seus benefícios são múltiplos para a saúde. Entre suas funções, podemos encontrar desde algumas que servem para relaxar e acalmar a ansiedade até outras para melhorar a acne e a aparência da pele , além de outras que facilitam o sono e o descanso melhor ou os clássicos óleos essenciais hidratantes. 

De fato, esses benefícios são tão conhecidos e comprovados que a aromaterapia foi criada com óleos essenciais , tratamentos que utilizam essas substâncias para fins medicinais.

Mas, além desses benefícios para o corpo, eles também são perfeitos simplesmente como aromas para desfrutar, pois é muito comum colocar óleos essenciais em um difusor ou umidificador e encher o ambiente com seu cheiro muito especial.

Quais são os principais óleos essenciais?

Existem muitos óleos naturais puros que são extraídos de uma grande variedade de plantas ou frutas, de modo que cada um é mais adequado para determinados usos. Estes são os dez mais comuns e para que serve cada um deles.

Óleo Essencial de tea tree

Desodorante antiacne e natural –mas com cautela–: embora sirva para neutralizar aquele visitante incômodo que é o mau cheiro nas axilas, é preciso aplicar o óleo da árvore do chá na área com cautela. Será o suficiente para você  diluir duas ou três gotas na água , mergulhar uma bola de algodão na mistura e depois aplicá-la na pele. 

Você deve seguir os mesmos passos para reduzir o aparecimento de espinhas indesejáveis. No entanto, tenha sempre em atenção as instruções do fabricante e consulte a sua farmácia ou fitoterapeuta se tiver dúvidas sobre os passos a seguir na aplicação. 

Vai te ajudar a matar os piolhos:  livrar-se desses insetos que costumam atacar a cabeça dos pequeninos pode se tornar uma verdadeira busca do deserto para os pais. Adicionar uma ou duas gotas de óleo de melaleuca ao xampu ou condicionador e deixá-lo por alguns minutos pode  prevenir a infestação de piolhos  e funcionar como um adjuvante no tratamento regular. 

Óleo Essencial de lavanda

Para ficar frito:  à sua lista de  truques para dormir bem e evitar a insônia, você pode adicionar este passo. O óleo essencial de lavanda tem sido tradicionalmente usado como  um sedativo natural e agente calmante para aliviar problemas de sono e estresse . Você pode inalar e respirar como se fosse uma breve meditação ou incorporar algumas gotas em seu travesseiro.

Contra a enxaqueca:  as dores de cabeça tensionais na   forma de enxaquecas podem ser incapacitantes e as terapias naturais são um recurso para mitigá-las. Uma solução de azeite misturado com óleo essencial de lavanda,  massageando suavemente  a cabeça, pode ajudar a aliviar a dor.

Óleo Essencial de limão

Para feridas, verrugas e como antifúngico:  é atribuído um  efeito reparador e cicatrizante,  por isso é indicado no tratamento de vários problemas de pele. As propriedades antifúngicas também estão associadas aos óleos essenciais cítricos.

Como limpador e ambientador em casa:  sua fragrância fresca e efeito desinfetante o tornam uma alternativa natural para uso nas tarefas domésticas. Você só precisará diluir algumas gotas de óleo essencial em água, em uma mistura de limpador caseiro ou óleo transportador, por exemplo, amêndoas. Você também pode preparar um spray para remover a poeira dos objetos em sua casa.

Óleo Essencial de romero

Para uma massagem relaxante:  se você sofre de  dores nas costas , o óleo essencial de alecrim – um dos mais usados ​​e mais baratos na aromaterapia – vai te ajudar. Combinado com azeite, servirá para  aliviar o desconforto na zona das costas.  Você também pode usá-lo para problemas de circulação, aplicando-o com massagens no sentido ascendente nas pernas.

Reduz a fadiga mental:  historicamente, seu uso tem sido relacionado a uma ação energizante e potencializador de concentração. Você pode testar se esses benefícios são reais  fazendo inalações logo pela manhã.

Óleo Essencial de sándalo

Fortalece os cabelos e suaviza a pele:  tem um aroma poderoso e é um dos preferidos dos iogues. Além disso,  é usado como remédio natural para fortalecer cabelos muito finos e quebradiços. Para fins cosméticos, também pode ser adicionado – lembre-se, sempre em pequenas quantidades – às fórmulas para hidratar a pele seca.

Você também pode optar em usar o oleo de rosa mosqueta 100 puro, perfeito para melhorar a qualidade da sua pele.

O banho mais relaxante:  ter tempo para si mesmo  é tão necessário quanto benéfico. E tome um banho, um dos melhores caprichos para desfrutar. Se você adicionar algumas gotas de óleo essencial de sândalo à sua banheira, uma fragrância que é tão reconfortante quanto vigorosa o envolverá.

Óleo Essencial de manzanilla

Um aliado para os atletas: Embora os antigos egípcios o utilizassem como remédio para curar febres, hoje é muito usado para massagens após uma atividade esportiva exigente, pois possui propriedades anti- inflamatórias. 

Portanto, também estaremos certos se o usarmos para acalmar as irritações da pele. E mesmo que soframos de dor de estômago, algumas fricções no abdômen nos ajudarão. Embora geralmente não tenha efeitos colaterais, é aconselhável diluí-lo primeiro em um óleo “transportador”, como o óleo de amêndoa doce.  

Calmante: Além de seu uso tópico, o óleo de camomila também pode ser introduzido em difusores específicos para óleos (não em queimadores, pois desperdiçaríamos suas propriedades), pois seu aroma doce e herbáceo ajuda a adormecer. Também nos relaxará após um dia estressante, se nos sentirmos irritados. Por esta razão, este óleo também é recomendado para pessoas com Transtorno de Ansiedade Generalizada     .

Óleo Essencial de caléndula

Chave para a sua pele: Deve-se dizer que os gregos e egípcios consideravam a calêndula uma planta “milagrosa”. Talvez não possamos dizer muito hoje, mas o certo é que, graças às suas propriedades antibacterianas , o óleo essencial de calêndula pode nos ajudar a ter uma pele mais saudável e combater a acne, por exemplo. Você também pode usá-lo todas as noites como limpador facial e  para remover maquiagem . Além disso, é um poderoso fungicida natural , usado para tratar casos de micoses.

Pele macia: O óleo essencial de calêndula também ajuda a gerar colágeno e seu efeito calmante é muito notável, especialmente para queimaduras causadas pela luz solar. Se a pele das mãos rachar por causa do frio , tente aplicar este óleo essencial. 

Óleo Essencial de eucalipto

Para combater os ácaros : Os ácaros são uma fonte indesejável de alergias, e para evitá-los é altamente recomendável usar este tipo de óleo em um difusor específico.

Mostre um cabelo mais saudável : O óleo essencial de eucalipto também nos ajuda a ter um cabelo melhor, mais brilhante e mais forte, pois  estimula os folículos capilares e o couro cabeludo, ou seja, ajuda-o a crescer de forma saudável. Aplique-o com massagens suaves uma ou duas vezes por semana, mas dilua-o previamente num óleo “transportador”, como o de amêndoa doce. 

Óleo Essencial de geranio

Repelente : os viajantes costumam levar este óleo essencial no armário de remédios porque ajuda a aliviar as picadas de insetos, pois, entre outras coisas, contribui para um melhor fluxo sanguíneo.  

Alternativa barata : Este tipo de óleo essencial é geralmente semelhante ao de rosa, mas é mais acessível. Como curiosidade, portanto, também podemos usá-lo como desodorante natural. Mas atenção: não aplique diretamente na pele. Dilua-o primeiro em um óleo “transportador” , como azeite ou óleo de amêndoa doce. 

Óleo Essencial de tomilho

Produto local: É um emblema natural dos países mediterrâneos, e a Espanha, como França e Marrocos, são produtores destacados. É usado há séculos para aliviar problemas de pele, como cicatrizes. De qualquer forma, é melhor diluí-lo primeiro em um óleo “transportador”, como azeite ou óleo de amêndoa doce, pois pode causar reações alérgicas.

Respire melhor: Certifique-se de usar um difusor específico para óleos para poder inalá-lo bem sem que suas propriedades sejam adulteradas por um queimador. Se você tem um resfriado, este é um remédio natural eficaz para combatê-lo.  Você já conhece todos os usos possíveis dos óleos essenciais naturais e os benefícios que eles podem ter no seu corpo. Agora é só pegar um deles para incluí-los em sua rotina

Confira mais conteúdos em nosso site. Aproveite e compartilhe em suas redes sociais. Alguma sugestão no que podemos melhorar? Deixe nos comentários.

You Might Also Like
Deixe um comentário