Para que serve os diferentes tipos de taça

Para que serve os diferentes tipos de taça

Abrir uma garrafa de champagne, pegar sua taça de champagne cristal preferida e servir pessoas especiais torna qualquer celebração ainda mais emblemática e inesquecível, afinal o champagne traz em si toda a elegância e é a cara de um brinde ao lado de quem amamos.

Quem é fã da bebida e possui o hábito antigo de consumi-la, sabe que existem diferentes tipos de taças indicadas para o consumo do champagne, e iremos trazer aqui quais são as diferenças entre cada uma delas e para quê elas servem.

Taça de champagne cristal: a importância do material de qualidade na confecção das taças

Existem diversas taças de champagne confeccionadas em diversas fábricas no país, e boa parte delas é confeccionada em vidro ou cristal. A taça de champagne cristal possui um diferencial marcante, pois se trata de um material clássico e peculiar, assim como o champagne, e não interfere na qualidade da bebida.

Por que existem diferentes tipos de taças?

Muitas pessoas se perguntam por que existem diferentes tipos de taças de champagne, e iremos esclarecer essa dúvida a seguir.

A taça de champagne cristal pode ser encontrada em diferentes tamanhos e formatos. Isso acontece porque cada uma delas procura entregar uma experiência diferenciada ao consumidor, e elas têm o poder de alterar o aroma, cor e textura do vinho, potencializando ainda mais essas características.

Outro detalhe importante é que o formato da taça de champagne cristal também influencia diretamente na forma como o álcool será inalado por quem irá consumir o vinho. Na taça de champagne cristal com o corpo reto e abertura menor, o aroma faz um caminho “reto” em direção ao nariz, fazendo com que ele seja menos diversificado. Já na taça de champagne cristal com abertura maior, o contato da bebida com o ar também fica maior e mais aromas são liberados.

Existe um tipo de vinho específico para cada taça?

Existem, ao menos, cinco tipos de taça de champagne cristal mais conhecida entre os enófilos, elas são: taça branco, bordeaux, borgonha, taça ISO e flute. Não existe uma regra sobre qual tipo de vinho deve ser degustado em cada uma delas, mas os especialistas no assunto trazem conselhos interessantes sobre o uso delas, a fim de otimizar e tornar mais completa a experiência de quem consome.

A taça branco, por exemplo, como o próprio nome diz, é recomendada para a degustação e o consumo de vinho branco. Elas possuem um corpo menor, o que contribui com a conservação da baixa temperatura por mais tempo, e a melhor forma de consumir o vinho branco é gelado, por se tratar de um vinho mais refrescante.

A taça de champagne cristal conhecida como bordeaux possui um corpo mais alongado, se estreitando perto da boca, para que os aromas não escapem. Ela deixa a bebida mais distante do nariz, permitindo que o ar se expanda na bebida e os aromas se suavizam. Elas são perfeitas para o consumo de vinhos tintos mais intensos. 

Qual taça eu devo ter sempre à minha disposição?

É muito importante conhecer, mesmo que de maneira básica, quais são os tipos de taça de champagne cristal e a quais vinhos elas se adaptam melhor. Depois de entender um pouco da lógica das taças, da recomendação dos enófilos e sua experiência, o mais correto a se fazer é, primeiramente, pensar em qual seu tipo de vinho favorito: tinto, rosé, champagne, espumante etc.

Depois disso, pesquise qual a melhor taça de champagne cristal para o seu gosto e invista em uma bela taça para te acompanhar nos momentos de apreciação do seu vinho do coração. Buscar esse conhecimento te fará amar ainda mais essa bebida que é tão marcante e te fará entender na prática para que servem os diferentes tipos de taça.

Se você conhece outras pessoas que, assim como você, adoram saber mais sobre o universo dos vinhos e taças, compartilhe esse artigo e discutam juntos sobre quais taças ainda precisam fazer parte do seu acervo.

You Might Also Like
Deixe um comentário