Outreach marketing: conheça tudo sobre essa estratégia

Outreach marketing: conheça tudo sobre essa estratégia

Mesmo quem não é especializado na área de publicidade ou mesmo na área de marketing digital como um todo, sabe o quanto esse universo tem crescido, o outreach marketing é mais um exemplo desses, sendo um dos mais promissores.

De fato, o termo pode parecer estranho para muitos, e talvez soe até redundante em tradução livre ele significa algo como “marketing de divulgação”. Mas, nem sempre conhecemos um termo técnico, o que não quer dizer que ignoramos tudo na área.

Neste caso, por exemplo, não se trata de uma divulgação qualquer, mas sim de um marketing amparado na influência de outras pessoas, sejam elas pessoas físicas e autônomas, sejam pessoas jurídicas e marcas consagradas.

São aqueles agentes que se chamam, na esfera digital, influenciadores. Por exemplo, um hotel fim de semana romântico pode fazer parceria com um influencer que é especializado em dicas amorosas e melhoria nos relacionamentos.

O que vai acontecer quando esse profissional associar sua imagem a um hotel que explora exatamente um nicho romântico, com alta sinergia em relação ao seu trabalho? Naturalmente, vai transferir um pouco de sua credibilidade para aquela marca.

Portanto, outreach marketing ou marketing de divulgação leva em conta a essência que boa parte do marketing sempre teve. 

Isto é, aquela proposta de quando se faziam comerciais televisivos com celebridades, justamente para atrair o público dela.

Por dentro do digital

A diferença é que hoje em dia o show business dos atores, cantores e até futebolistas compete diretamente com o universo da internet. 

Afinal, os blogueiros e influenciadores no geral têm um autoridade crescente entre as novas gerações.

Basicamente, um youtuber ou instagrammer acaba atraindo uma multidão de pessoas interessadas no seu segmento de atuação, que pode ir desde beleza e maquiagem, passando por tecnologia até debates e opiniões políticas.

Por isso, as marcas que podem desfrutar disso também são em número cada vez maior. Na verdade, podemos afirmar que já não existe uma restrição em termos de modelo de negócio, seja uma gráfica de flyer para show ou uma loja de bairro.

O mais importante é que haja de fato essa sinergia entre o que as duas partes fazem, antes mesmo de uma delas pensar em fazer qualquer parceria comercial. Isso porque o influencer deve se preocupar, a princípio, com a satisfação e fidelidade do seu público.

Ao passo em que a marca que vai propor a parceria com esse influenciador já chega com outra ótica, que é justamente a do business. 

Sendo assim, a ótica de crescer sua marca entre o público e aumentar a receita e a lucratividade do seu negócio.

Neste sentido, também é bom, porque as intenções e propósitos acabam se equilibrando umas às outras. Ainda assim, é preciso que haja todo esse estudo por parte da marca que vai se aproximar dessa fonte influente no seu segmento.

Influenciador ou embaixador?

Outro personagem que faz lembrar o foco do influenciador é o de embaixador, embora ambos não possam se confundir. 

No caso do embaixador da marca, a empresa paga para ele representar a sua solução de modo explícito.

Essa solução pode ser um produto qualquer, ou um serviço como aluguel de sala por dia. No fundo, o embaixador toma para si a missão de divulgar quase que diariamente aquela marca, usando seu produto e registrando isso nas redes sociais.

Contudo, a semelhança acaba por aí, pois no caso do outreach marketing o influenciador continua com sua liberdade total, inclusive podendo trabalhar com outras marcas também, embora não do mesmo segmento exato.

Além disso, existem influenciadores digitais que vendem apenas sua imagem, por serem uma espécie de celebridade digital, sem ligação direta com um produto. Mas, também há os influencers especializados, que tratam apenas de um segmento específico.

Aqueles que vendem sua imagem são os que conseguem engajar um alto número de pessoas apenas mostrando seu dia a dia. 

Portanto, como seu tráfego é grande, se ele indicar um restaurante, as pessoas vão querer ir comer naquele lugar.

Ao mesmo tempo, depois ele pode indicar também um serviço, como uma empresa que lava sofás. Inclusive, não apenas esses influencers não têm uma especialização exata, como podem chegar a evitar certos assuntos e polêmicas.

Até porque, se ele só quer gerar tráfego para depois vender essa vitrine digital, como na hora de falar sobre cílios fio a fio clássico, certamente uma polêmica política, econômica ou de atores da televisão poderia atrapalhar seu trabalho e dividir seu público.

Por essas e outras é que decidimos escrever este conteúdo completo sobre o assunto, justamente para lançar luzes ao tema. 

Por isso, além de explicar melhor o que é outreach marketing, também é preciso dar dicas de como desenvolvê-lo e sobre seus benefícios.

O conceito dessa estratégia

Como ficou claro até aqui, outreach marketing ou marketing de divulgação nada mais é do que uma estratégia online, que consiste em se aproximar de fontes digitais influentes que podem fortalecer a presença da sua marca em seu público-alvo.

Sendo assim, são pessoas que têm muito mais seguidores do que você, mas dentro de um tipo de segmento ou nicho que também interessa para o seu negócio.

Como essa aproximação entre sua marca e a fonte influenciadora pode se dar de mil e uma maneiras, e não por meio de uma contratação tradicional como se fazia com um garoto propaganda ou com um embaixador empresarial, há certa confusão nessa área.

Alguns falam de um outreach marketing B2B (Business to Business), ou seja, um marketing de tipo empresa para empresa, que consistiria em fazer contato com outras empresas que pudessem agregar valor para sua carteira de clientes de algum modo.

Muitos também falam de um outreach marketing ligado ao e-mail marketing tradicional, com a diferença de que aqui uma empresa de prestação de serviços de pintura predial foca seu disparo de e-mails em pessoas ou organizações específicas.

Em todo caso, o uso mais consensual desse termo é justamente o de marketing de divulgação amparado em uma autoridade dentro do seu segmento, a qual pode transferir um pouco dessa autoridade para a sua marca.

Deste modo, seja qual for a interpretação de cada um, sempre haverá alguns elementos essenciais presentes na estratégia, tais como:

  • Esforço de identificar a fonte influenciadora correta;
  • Personalizar a abordagem a essa fonte;
  • Customizar também sua campanha em prol disso;
  • Elaborar mensagens sempre impactantes;
  • Marcar presença nas plataformas certas;
  • Sempre prestigiar o trabalho da fonte influenciadora;
  • Provar seu valor perante o público e perante a fonte.

Enfim, são posturas que podem fazer diferença em todas as etapas dessa cadeia, desde o momento de escolher o influenciador certo, passando pela abordagem que precisa ser feita com ele próprio, até a própria campanha iniciada perante o público-alvo.

É com base nisso que podemos falar sobre o que é esse recurso, detalhando também como se dá seu desenvolvimento ideal e quais os benefícios e vantagens reais que derivam disso. Abaixo vamos aprofundar essa lista, mas é bom deixar isso evidente desde já.

Lembrando que cada um vai precisar adaptar essas dicas genéricas ao seu caso a caso. Mas, no fundo, isso é outro ponto forte e não um problema, já que a personalização e customização da sua narrativa de marca é fundamental, como acabamos de ver.

Esteja presente no seu mercado

Uma dica de ouro aqui é você justamente se fazer presente, mas não por obrigação senão por interesse real e genuíno, participando de postagens, fóruns e da rotina do seu meio.

Como referido, é fundamental que você já tenha um nome na área, lembrando que você não tem o nome completamente formado entre o seu público-alvo, pois se tivesse não precisaria da fonte influente, mas precisa tê-lo assim diante do seu mercado-alvo.

Com isso, o crescimento de uma autoescola de carteira carro e moto vai ser mais natural e espontâneo, em vez de soar artificial e forçado.

Não à toa, além de comparar o outreach marketing com o e-mail marketing, muitos também o comparam com o inbound ou o marketing de conteúdo.

Embora ele também possa, depois de certo estágio de evolução, lançar mão do outbound, pagando para impulsionar o seu conteúdo. Mas, o fato é que tudo nasce na base da influência e do conteúdo de qualidade, isso é muito verdadeiro.

Outras vantagens e benefícios

Por fim, além das vantagens que já ficaram claras até aqui, do quanto sua marca vai se fortalecer perante o público e até lucrar mais com isso, podemos citar outros benefícios.

Por exemplo, quando uma loja de letreiro iluminado fachada faz o outreach marketing ela otimiza sua comunicação, tornando sua presença muito mais especializada. Ao mesmo tempo, isso não afasta o público, mas aumenta o engajamento.

Sendo assim, é um encontro perfeito entre linguagens que não são nada fáceis de conciliar. Além disso, você sempre estará inserido no que está acontecendo de mais importante, até mesmo em termos de posicionamento nos buscadores e nas redes sociais.

Considerações finais

Portanto, com isso chegamos ao fim, tendo explicado o que é o outreach marketing, segundo várias óticas distintas sobre ele, embora não divergentes. 

Também detalhamos como uma empresa da área de mesa de escritório planejada, ou de qualquer outra área, pode desenvolver sua própria estratégia. Além dos benefícios que se pode esperar a partir disso.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos

You Might Also Like
Deixe um comentário