Os benefícios da atividade física para cães

Melhora na capacidade cardiorrespiratória e no funcionamento do corpo são alguns exemplos

Assim como os humanos, os cães também precisam ter uma rotina diária de atividades físicas para manter o bom funcionamento do seu organismo, incluindo o fortalecimento dos ossos e músculos e prevenção de doenças.

Se o seu pet fica o dia inteiro deitado na caminha de cachorro ou ainda tem se mostrado acima do peso, adotar essa rotina de exercícios é ainda mais importante. E o melhor de tudo é que isso pode ser feito até mesmo dentro de casa.

Com isso, o seu cachorro vai ganhar mais saúde e vitalidade, além de outros benefícios como a melhora na relação com os seus tutores. Confira a seguir os principais benefícios das atividades físicas para os pets.

Mais que diversão, atividade física é necessidade

Os cães são descendentes de lobos e, por isso mesmo, carregam em si alguns comportamentos típicos destes animais. Caçar, farejar e correr atrás da presa são atividades básicas para a sua sobrevivência, ou seja, ou os lobos fazem todo esse “trabalho” em busca da caça ou morrem de fome.

No caso dos cães, isso não acontece por conta da domesticação. Em contrapartida, toda a movimentação que era naturalmente realizada por conta da caça acaba sendo deixada de lado, já que as refeições são oferecidas sem o menor esforço. Por isso mesmo, ter uma rotina de atividades físicas é fundamental para eles.

Isso não significa que você precise correr uma maratona com o seu pet ou ficar se exercitando por horas a fio. Na verdade, alguns minutos de movimentação já são suficientes e podem ser feitos com brincadeiras simples, com bolas e brinquedos, ou ainda com caminhadas em um parque, ou nas proximidades de casa.

Lembre-se que a intensidade e a duração dos exercícios também depende do porte e da idade do animal. A ideia aqui é que a atividade física seja percebida como algo realmente importante para o seu pet, garantindo que ele tenha mais qualidade de vida e bem-estar. Veja a seguir os principais benefícios dessa prática para os cães.

Fortalecimento do corpo

Há um fortalecimento imenso de toda a estrutura corporal, incluindo articulações, ossos, músculos e órgãos, quando se pratica exercícios físicos, o que não poderia ser diferente em se tratando de cães. Isso implica em mais saúde e menos propensão à grande maioria das doenças.

Estabilidade maior de humor

Ao se exercitarem, o organismo dos cães também libera hormônios que geram sensação de bem-estar e felicidade, como a endorfina. O resultado dessa descarga hormonal é a maior estabilidade de humor nos nossos pets, o que, por sua vez, inibe comportamentos agressivos, como morder e latir excessivamente.

Estímulo dos instintos caninos

Apesar de não precisarem mais caçar e viver como animais selvagens em busca do abrigo, os cães continuam com instintos advindos dos seus antepassados. Brincadeiras como jogar bolinha, fazer cabo-de-guerra com uma corda ou até mesmo corridas ao ar livre são ótimas atividades para estimular esses instintos.

Maior capacidade cardiorrespiratória

Sabe aquele pet que, com o mínimo de esforço, já começa a colocar a língua para fora? Possivelmente, a sua capacidade cardiorrespiratória está comprometida, algo que pode ser resolvido com exercícios físicos regulares. O resultado é mais resistência e fôlego para o seu amigo de quatro patas.

Manutenção do peso

O sedentarismo está diretamente relacionado a outro problema cada vez mais comum em cães: a obesidade. Em contrapartida, a prática diária de atividades físicas faz com que o peso do animal fique mais equilibrado, diminuindo os riscos de problemas gerados pelo excesso de gordura visceral.

Melhora na relação com os tutores

Outro benefício indireto da atividade física para cães é a melhora significativa na sua relação com os seus tutores. Essa maior ligação afetiva está ligada à liberação de endorfina durante a prática de exercícios físicos. Ao mesmo tempo, há uma percepção de que esses animais tendem a ser mais comportados e obedientes.

You Might Also Like
Deixe um comentário