Opções de café da manhã nutritivos e deliciosos

Opções de café da manhã nutritivos e deliciosos

Você já escutou que o café da manhã é a refeição mais importante do dia? Pois, é verdade! Logo ao acordar, nosso corpo precisa repor os nutrientes para obter a energia necessária para enfrentar o dia que vem pela frente. 

O ideal é nutrir o corpo de forma balanceada, com alimentos leves e saudáveis que tenham vitaminas e proteínas suficientes para se manter disposto ao longo do dia. Por isso, já fica o alerta: se você é do time que acorda e só toma uma, ou algumas xícaras de café, saiba que, a longo prazo, isso pode acabar atrapalhando o pleno funcionamento do seu organismo e afetando até mesmo as atividades do dia a dia que exigem concentração e energia. 

Crie o hábito de comer e ingerir bebidas saudáveis pela manhã, como suco de laranja natural, suco de maçã, águas saborizadas, enfim, opções menos inflamatórias e que fornecem muito mais vitaminas do que uma xícara de café.  

Sucos naturais de fruta

Suco de laranja no café da manhã é um clássico! E não é à toa: além de ser uma delícia — e de combinar com toda e qualquer refeição doce e salgada — o fato de ser rico em vitamina C e flavonoides faz dele uma bebida antioxidante. 

Outras frutas como maçã, melancia, uva e melão, por exemplo, também são incríveis para a primeira refeição do dia. Ah, esqueça os sucos de caixinha ou de saquinho, que são cheios de açúcar e outros aditivos. Aposte nas opções naturais. A sua saúde agradece!

Smoothies e vitaminas

Outra opção incrível para o café da manhã é apostar em smoothies e vitaminas, que são geralmente batidas com leite e podem ser ainda mais nutritivas se forem feitas com leite vegetal: de castanha, aveia, soja, amêndoas, etc. 

Dá para variar nos sabores de frutas e deixar a bebida ainda mais saudável com adição de sementes de chia, de girassol, colocando gengibre, grãos de aveia, enfim, uma série de combinações incríveis e perfeitas para começar o dia. 

Pão de beijo

Quem não ama um pão de queijo quentinho logo pela manhã? É possível garantir uma alternativa cheia de sabor e com a mesma textura sem precisar consumir queijo logo pela manhã. O pão de beijo é uma versão vegana do pão de queijo, que leva batata em sua receita. 

No lugar do queijo, que tal usar batata-doce e deixar o quitute ainda mais saudável? Por ser uma opção sem lactose, você começa o dia sem inchaços e desconfortos abdominais que poderiam ocorrer com o consumo de derivados do leite. 

Ainda é possível incrementar com sementes de chia, orégano, alecrim, entre outros temperos que agregam ainda mais sabor e saúde à sua receita. 

Pastinhas proteicas

Algo que vai sempre bem pela manhã são opções de pastinhas para passar no pão, na torrada, comer com biscoito ou até para incrementar aquela omelete do café da manhã. Evite alimentos gordurosos, como manteiga e margarina, e aposte em opções muito mais gostosas e proteicas.

Se você não tem o costume de consumir tofu, considere dar uma chance para ele, tanto na versão normal, quanto defumado (que é ainda mais saboroso). Misturando com um pouco de azeite, limão e sal, ele vira um patê incrível e cheio de proteína. Falando nela, a proteína do grão-de-bico também é super bem-vinda no café da manhã. 

Faça um homus de grão de bico e tenha uma pastinha super gostosa para consumir assim que acordar. Outro ingrediente que pode ser adicionado ao homus e fica com um sabor maravilhoso é a beterraba. Não acredita? Faça o teste e se surpreenda com uma pasta de coloração incrível e muito sabor!

You Might Also Like
Deixe um comentário