Óleo de Eucalipto: o mais versátil entre os remédios

Óleo de Eucalipto: o mais versátil entre os remédios

O óleo de eucalipto não é apenas um dos remédios mais famosos do mundo, mas também um dos mais eficazes. Explicamos como o ingrediente ativo curativo é obtido da planta, como você pode usá-lo da melhor maneira e no que você deve prestar atenção.

Primeiro, há a garganta inflamada, depois a tosse e, por fim, a rouquidão. Poucos dias depois, o frio estourou por completo. A ajuda é necessária agora. Você pode contar com pílulas, pós e outras drogas milagrosas que são apregoadas na publicidade.

Mas na verdade só é necessário um produto para respirar fundo novamente, para resolver a tosse e para se recuperar logo: o óleo de eucalipto. Na sua forma pura, como pastilha para tosse ou em combinação com um banho de vapor de inalação através de um difusor de aromas, ajuda contra os sintomas de constipação. Mas também deve fornecer alívio para queixas reumáticas e dores musculares.

Distribuição e áreas de cultivo de óleo de eucalipto

O gênero de planta eucalipto contém mais de 600 espécies, mas apenas 20 delas são adequadas para a produção de óleo. A espécie mais conhecida e importante é o eucalipto azul, originário do continente australiano. Nesse ínterim, no entanto, está disseminado em quase todos os lugares do mundo onde existe o clima certo – a China é atualmente a maior área de cultivo.

Aqui, ele é cultivado em plantações para atender à imensa demanda de 3.000 a 4.000 toneladas de óleo de eucalipto por ano. Antes que a planta possa desenvolver suas propriedades curativas, no entanto, ela precisa passar por um certo processo de fabricação.

É assim que o óleo de eucalipto é obtido

Antes que o óleo essencial de eucalipto se torne um removedor de tosse eficaz, é exatamente o contrário: com a ajuda da destilação a vapor das folhas e galhos da árvore de eucalipto, primeiro é obtido um óleo cru que contém compostos químicos que provocam a tosse.

As substâncias irritantes para a tosse só podem ser removidas com tratamento com soda cáustica e o que resta é o óleo medicinal de eucalipto – um líquido incolor, de cheiro característico e sabor ligeiramente amargo e refrescante. Com mais de 70%, o principal ingrediente ativo do óleo é o chamado 1,8-cineol, originalmente chamado de eucaliptol.

Efeito do óleo de eucalipto

O eucalipto tem um efeito antimicrobiano, por isso pode reduzir a infecciosidade dos patógenos e até matá-los ou torná-los inofensivos.

Além disso, existe um modo de ação fungicida que mata certos fungos nocivos ou seus esporos, ou impede seu crescimento dentro de um período de tempo. O efeito à primeira vista:

  • liberação de muco;
  • antibacteriano;
  • anti-reumático;
  • estimula a circulação sanguínea;
  • fungicida / antifúngico;
  • supressor de tosse;
  • antiespasmódico;
  • analgésico;
  • germicida,

O óleo de eucalipto está disponível em todas as drogarias, lojas de alimentos naturais e farmácias conhecidas. A propósito: graças ao efeito desinfetante do óleo de eucalipto, ele era usado no passado para desinfetar utensílios médicos e seringas.

Áreas de aplicação do óleo de eucalipto

De acordo com a Farmacopeia Europeia, um conjunto de normas farmacêuticas reconhecidas, o óleo de eucalipto pode ser usado contra tosses, resfriados, gripes e rouquidão. Com este último, funciona como bala ou – de fabricação própria – com quatro a seis gotas da essência em um pedaço de açúcar.

Você também pode comprar óleo de eucalipto na forma de cápsulas, cremes para esfregar, pomadas nasais e concentrados para banho. Seu efeito de promoção da circulação sanguínea garante que também seja considerado um remédio experimentado e testado para doenças reumáticas. Essa também é a razão pela qual atua contra as dores musculares e alivia as cãibras.

Aplicação de óleo de eucalipto

Algumas gotas de óleo de eucalipto no banho-maria fazem maravilhas após a inalação dos vapores: o muco do nariz e da garganta se dissolve e as bactérias do trato respiratório podem ser combatidas e até mortas.

Quando tomado internamente, o óleo de eucalipto tem efeito antibacteriano, antiviral e germicida. No entanto, a dose média diária de duas a quatro gotas em um copo de água morna (0,3 a 0,6 g) não deve ser excedida.

Também deve ser observado que o óleo certamente tem um efeito sobre as enzimas do fígado que decompõem substâncias estranhas e, portanto, podem enfraquecer outras drogas e medicamentos. Também não é aconselhável tomá-lo em caso de doenças biliares, hepáticas e gastrointestinais.

Nota: as mulheres grávidas devem evitar a ingestão ou o uso excessivo de óleo de eucalipto. Isso pode prejudicar o feto. Se a concentração for muito alta, o óleo pode causar danos ao fígado, pois pode passar pela placenta e chegar à criança.

Uso em crianças

Crianças pequenas não devem entrar em contato com óleo de eucalipto em hipótese alguma. Aplicado diretamente na pele, esse óleo essencial pode causar cólicas laríngeas ou até mesmo causar insuficiência respiratória. 

You Might Also Like
Deixe um comentário