O que é marketing invisível?

O que é marketing invisível?

Nos últimos anos o marketing se consolidou como um recurso indispensável para as empresas, estendendo o escopo de atuação para além dos formatos físicos, englobando também o marketing digital, que valoriza amplamente o uso das técnicas de marketing invisível

Considerando os impactos da aceleração digital no mundo dos negócios, pode-se notar que a internet possui papel fundamental na prospecção de novos clientes e para a criação de laços com os consumidores de determinada marca ou empresa.

Aliás, o marketing digital consiste em ações promocionais e de publicidade dentro do ambiente virtual, para alavancar os negócios de aluguel de auditório e por apresentar tantas vantagens, possui grande número de utilizadores.

Na prática, isso significa que os clientes em potencial e usuários precisam lidar com anúncios a todo momento e demais ações empresariais com a finalidade de promover um produto ou solução.

Embora o marketing digital seja um marco no mundo dos negócios, porque torna o alcance potencializado e com baixo investimento, a disputa por visibilidade torna o andamento das negociações dificultoso. 

Para uma empresa de prestação de serviços construção civil, focar em ações na internet para fins comerciais foi o principal fator que corroborou para sua expansão financeira e de carteira de clientes.

Entretanto, para obter o êxito, é essencial não só inovar estrategicamente como também dispor de técnicas com o intuito de trazer maior dinamismo para os negócios.

Em adição, com o volume de informações diariamente recebidas pelos consumidores em termos de anúncios e publicidade, é normal que o público se sinta invadido com o marketing das organizações.

Por isso, é fundamental que as marcas estejam preparadas para abordagens menos invasivas e que efetivamente sejam relevantes para o público. A construção de sinergia é indispensável para o sucesso. 

Mais conteúdo e menos divulgação

Entende-se por marketing um conjunto de ações voltadas para alavancar as vendas de um produto ou serviço, essas devem estar ajustadas com o escopo de interesse do público para influenciar a decisão de compra. 

Nesse sentido, para que uma assistência notebook Samsung consiga encontrar clientes em potencial, é preciso elaborar ações para chamar a atenção de pessoas que correspondam ao perfil de cliente.

É válido contar com o apoio de diferentes canais de comunicação, inclusive os formatos físicos. 

Porquanto, dado o cenário de aceleração digital, pode-se compreender que as mídias digitais são os veículos de comunicação que conferem melhores resultados.

Observando o nicho de marketing digital, é notável que o segmento está inflado devido ao grande volume de usuários, sejam estes clientes, consumidores ou mesmo empresas.

As informações passam então a ser divulgadas em maior velocidade e volume, logo, se o intuito é obter uma boa taxa de conversão para portaria inteligente por intermédio da internet, é essencial fazer frente à concorrência.

A disputa por visibilidade não é exclusividade do marketing digital, porém, é neste que esse aspecto torna-se intensificado e pode sabotar o plano de ação estratégico empresarial. 

Sabendo disso, surge então o chamado marketing invisível, que se baseia em ações promocionais de forma passiva e indireta. 

Indo de encontro com as ações de publicidade repletas de informações de especificidades e qualidades de um produto ou serviço, o marketing invisível foca na dor do cliente, propondo alternativas de maneira indireta.

Os especialistas indicam que para a consolidação do marketing indireto, é válido contar com apoio de conteúdos informativos, afinal, fica mais simples atrair a atenção do público abordando temas de interesse comum. 

Cabe destacar que os conteúdos a serem entregues para o público precisam estar alinhados com o interesse comum.

Sendo assim, fundamental a realização de um estudo que contemple algumas informações, como:

  • Perfil do cliente ideal;
  • Comportamento do público;
  • Posicionamento do mercado;
  • Definição dos objetivos gerais e específicos.

Essas são as informações básicas para que o perfil e comportamento do público seja mapeado e confira às marcas dados assertivos e mercadológicos. 

É crucial ter em mente que os indicadores podem variar de acordo com o segmento e nicho de atuação organizacional.

Tendo em vista que cada empresa possui suas particularidades e metas. A adaptação da técnica é recomendada conforme as necessidades. 

Saiba como atrair a atenção do cliente 

Se antes a tendência era dispor de panfletos e anúncios na televisão e em rádios para divulgar algum produto ou serviço, com o passar do tempo tal técnica foi refutada, já que as empresas notaram a diminuição dos resultados e assertividade.

Mesmo com a virada de chave para o ambiente digital, as empresas enfrentam dificuldades para atingir com sucesso o público-alvo com as iniciativas promocionais e de divulgação. 

Uma empresa especializada em limpeza de telhados cujo principal objetivo é alavancar as taxas de conversão em prol do crescimento financeiro e comercial, compreendeu a necessidade de dispor de métodos alternativos para atrair a atenção. 

Conforme abarcam os especialistas na área de marketing, é preciso estar atento para o tipo de divulgação que é feita, porque grande parte do público está saturado de comunicações voltadas exclusivamente para vendas.

Desde os primórdios, o embasamento dos negócios propriamente ditos são as relações interpessoais, aliás, a conexão e sinergia são competências indispensáveis no fechamento de um produto ou serviço. 

Sendo assim, isso quer dizer que para que um cliente sinta interesse em adquirir uma solução proposta pela marca, a sinergia é amplamente necessária. 

Por isso, o foco das marcas deve ser desenvolver recursos para se aproximar de seu público. 

Contextualizando com o cenário atual do marketing, pode-se considerar o processo de qualificação de potenciais fornecedores que é realizado pelos compradores no momento de decisão de compra.

Devido ao livre-comércio, os compradores têm a opção de selecionar o fornecedor, marca ou empresa que mais está atrelado às suas expectativas em termos de preço, qualidade e atendimento. 

Em virtude da expansão comercial, um prestador do serviço de impermeabilização de sofá decidiu investir no marketing digital, incluindo a criação de conteúdos que indiretamente influenciam o processo de decisão dos clientes.

A criação de conteúdos pode acontecer em diferentes canais de comunicação que estão disponíveis no mercado, mas para garantir a assertividade é válido averiguar os canais que estão presentes os potenciais compradores. 

  1. Otimização dos mecanismos de busca

Os mecanismos de busca são ferramentas altamente precisas, já que sua linha de atuação consiste no encontro de potenciais clientes e empresas por meio de palavras-chave.

Ao se direcionar para tais mecanismos pesquisando algum produto ou solução, o usuário se depara com páginas e anúncios que correspondem aos termos que foram pesquisados. Essa ação é feita automaticamente pelos algoritmos.

Os algoritmos são responsáveis também pelo ranqueamento de resultados nos mecanismos de busca.

Isto é, se o intuito é fazer frente à concorrência, é crucial o investimento na aprimoração dos mecanismos e dos algoritmos. 

Conhecendo a relevância dos mecanismos de busca para a comercialização de produtos e soluções diversas, como envelope A3 personalizado, os especialistas e estudiosos desenvolveram métodos de otimização por intermédio do uso de palavras-chave.

Para a aplicação das palavras-chave é preciso um levantamento de termos que são pesquisados com frequência pelos potenciais compradores de um produto, e após isso elaborar conteúdos a serem publicados em páginas na internet.

Essa é uma ação de marketing oculto que combina a criação de conteúdos de interesse comum com a otimização dos recursos disponíveis no ambiente digital. 

  1. Trabalhe nas redes sociais

Concomitantemente à aceleração digital, as redes sociais conquistaram posição de destaque no mundo corporativo devido ao volume de possibilidades de fechamento que oferecem aos times comerciais.

As empresas que atuam na divisão de negócios B2C (Business-To-Customer), ou seja, que vendem diretamente para o cliente final, notaram a relevância das redes sociais em suas estratégias ao analisar o alto número de usuários.

Redes sociais como o Instagram e Facebook têm crescido expressivamente em termos de visibilidade e popularidade a nível mundial. 

Isso significa que uma consultoria em arquitetura pode encontrar potenciais clientes por meio das redes sociais, e assim ampliar os projetos de iluminação para apartamento com o apoio do marketing digital.

No entanto, cabe frisar que mesmo nas redes, os usuários precisam lidar com o alto volume de informações, isso desde empresas até outros usuários. 

Com a finalidade de potencializar o alcance, a criação de conteúdos de relacionamento nas redes sociais é essencial. Aliás, essa ação é importante inclusive para que haja conexão e sinergia com os clientes. 

Logo, é importante elaborar publicações que demonstram a eficácia e aplicação do produto ou solução, destacando dados relevantes de mercado e que destaquem ao consumidor o quão relevante é sua aquisição.

Considerações finais

Sendo assim, com a virada de chave para o uso da internet no mundo dos negócios, a disputa por visibilidade tornou-se mais acirrada, impactando o andamento das negociações propriamente ditas.

Contudo, o marketing oculto ou invisível, consiste no conjunto de técnicas para atrair a atenção de compradores de maneira indireta, focando no compartilhamento de informações que influenciam a decisão e interesse de compra.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

You Might Also Like
Deixe um comentário