O que é marketing experience?

O que é marketing experience?

O marketing é a ferramenta responsável por alavancar as vendas das empresas, ele está presente nos mais simples atos e faz parte de estratégias complexas, como o marketing experience

O marketing experience é uma nova estratégia do marketing voltado a tornar a experiência de compra algo inovador e marcante, pois atualmente, as pessoas não buscam apenas consumir os produtos. 

Em um mercado extremamente competitivo, que utiliza um veículo de informação poderoso, a internet, as empresas agora possuem competidores de mercado do mundo inteiro. 

Com o aumento do número de empresas que vendem os mesmos produtos e oferecem os mesmos serviços, o marketing foi obrigado a passar por transformações, deixando de ter apenas a função de divulgar o produto e passando a criar uma experiência para o cliente.

O nível de exigência dos clientes subiu, agora eles não querem apenas voltar para suas casas com um letreiro luminoso LED personalizado, eles querem que o atendimento seja bom e marcante, que seja rápido e lhe traga algo de novo. 

Até mesmo nas vendas digitais esse padrão de tratamento está sendo exigido dos empresários, tendo em vista que as compras online estão crescendo exponencialmente nos últimos anos. 

Dessa forma, o objetivo desse texto é apresentar o conceito de marketing experience, quais são as vantagens de implementá-lo em seu negócio e algumas dicas para colocá-lo em prática de forma simples. 

O que é marketing experience? 

O marketing experience é também conhecido por marketing de engajamento, e consiste em ser uma estratégia de marketing que utiliza as percepções e emoções dos clientes para fidelizá-los e engajá-los com a marca. 

O objetivo dessa estratégia é mergulhar o cliente na marca da empresa, envolvendo-o de forma que ele não apenas compre um produto, mas uma experiência, como a ação de alugar endereço fiscal.

Essa conexão emocional criada entre a empresa e o cliente é a principal tarefa do marketing experience, por meio de experiências diferenciadas, que geram uma marca no consumidor. 

Como o marketing experience é realizado? 

O marketing experience busca utilizar elementos-chave do sentimentalismo humano para criar a experiência, apelando para os seguintes fatores: 

  • Identificação do cliente com a história; 
  • Sensorial; 
  • Emocional; 
  • Cognitivo; 
  • Comportamental.

A integração de todos esses fatores, como um cabeamento estruturado empresas, é a estratégia do marketing experience, pois a associação desses diferentes sentidos faz com que a compra se torne um momento único. 

Identificação do cliente com a história 

Atualmente, as empresas estão contando histórias sobre sua marca, com o intuito de gerar uma certa identificação ou comoção por parte do cliente. 

Essa tática tem um nome em inglês, o storytelling, onde story significa história e telling, contar, ou seja, é uma palavra que quando traduzida para o português remete a contar uma história. 

Ao contar uma história sobre a criação da sua empresa, os clientes criam uma maior intimidade com a marca. 

Se essa história for comovente, é melhor ainda, pois também atinge o lado sentimental das pessoas, criando uma conexão com o cliente, seja qual for o seu nicho, funcionando até mesmo para empresa inspeção veicular.

Sensorial 

A sinestesia, ou seja, a associação de sentidos, como a audição, visão, paladar, tato e olfato, transformam uma simples ação em um momento único. 

Diante desse fato, o marketing sensorial anda de mãos juntas com o marketing experience, pois às estratégias de estimular os sentidos humanos conquistam os clientes, pois fazem do processo de compra uma experiência. 

Emocional

Provocar emoções nos clientes a partir de reflexões sobre determinados temas entra dentro da estratégia de marketing experience. 

É nessa etapa que as empresas buscam saber sobre temas atuais para utilizar em suas propagandas, gerando comoção em seus clientes por meio de críticas sociais ou auxiliando em projetos voltados para o meio ambiente e a comunidade. 

Cognitivo 

Estimular o lado cognitivo, ou seja, a de raciocínio lógico dos clientes é também outra estratégia de sucesso do marketing experience. 

Isso acontece por meio de estratégias de marketing voltadas a tirar o cliente do seu cotidiano, forçando ele a pensar fora da caixa. Isso com certeza é algo que o marcará.

Comportamental  

Quando falamos em comportamento estamos nos referindo, principalmente, ao estilo de vida, como o veganismo, o apoio a preservação ambiental, a vida realizando esportes, dentre outros exemplos que as pessoas podem ostentar como um cordão crachá.

Empresas que apoiam e estimulam estilos de vida geralmente atingem um nicho específico de clientes, que por si só buscam preferencialmente consumir produtos de empresas que apoiam suas causas. 

Portanto, para esses clientes é oferecido a experiência do apoio de suas causas, o que é algo marcante e gera bons resultados para as empresas e satisfação para os clientes. 

Quais os pontos positivos do marketing experience? 

O marketing experience traz benefícios para qualquer segmento que o adota, dentre eles estão inclusos: 

  • Fidelização dos clientes;
  • Conquista de novos leads; 
  • Aumento do faturamento da empresa; 
  • Destaque no mercado;
  • Geração de memória afetiva com os clientes. 

As estratégias do marketing experience são voltadas a conquistar o cliente, apelando para o seu lado emocional e comportamental, portanto, os clientes que se identificam com a sua marca são facilmente fidelizados.

Além disso, ter algo de inovador para oferecer para os clientes facilita a conquista de novos leads, ou seja, de novos consumidores, pois o ponto de destaque do seu negócio foi gerado. 

Lembrando que o faturamento da empresa aumenta, acelerando as vendas de quaisquer produtos, até mesmo um comodato de impressora.

Dicas para desenvolver um bom marketing experience

Um empreendedor deve refletir e trabalhar diversos pontos estratégicos de sua empresa, dentre eles, o marketing, que sem o estudo correto pode ser uma área da sua empresa que não atinja os resultados esperados.  

Para evitar isso, segue algumas dicas de como colocar o marketing experience em prática, de maneira simples e certeira: 

  • Crie experiências personalizadas; 
  • Gere identificação com a marca; 
  • Explore ferramentas de relacionamento; 
  • Realize feedbacks. 

Colocando essas 4 dicas em prática, com certeza a sua empresa terá um número de clientes maior e mais engajado em acompanhar as novidades da empresa. 

Dica 1- Crie experiências personalizadas

Aliando o marketing sensorial e outras estratégias de marketing é possível criar experiências personalizadas. 

Mas, antes disso, é necessário estudar o seu público-alvo, conhecendo os seus gostos e ter muito bem delineado o que deseja transmitir na sua marca. 

Por meio desses conhecimentos, é possível utilizar aromas no ambiente de compra, deixar petiscos para os clientes e trabalhar o visual da empresa. 

Nas estratégias de marketing online o atendimento personalizado e humanizado vai ser o ponto-chave que tornará a experiência do cliente única, até quando ele contratar um serviço de lavagem de carpete a seco.

Dica 2- Gere identificação com a marca

A identificação com a marca é outro fator que irá fidelizar os clientes e atrair nichos específicos para a sua loja. 

Criar uma boa storytelling para a sua marca é uma das primeiras estratégias que podem garantir a identificação com a marca. 

Apoia projetos sociais e estilos de vida é também outro ponto para gerar essa identificação, pois os clientes que são adeptos a estilos de vida diferentes buscam consumir apenas de marcas que os apoiam. 

Dica 3- Explore ferramentas de relacionamento

A experiência do cliente começa assim que ele entra em contato com os produtos, serviços e as mensagens da empresa e engloba até o pós compra.

Por exemplo, a mensagem de boas vindas em um site de locação de impressora já é o início da experiência do cliente na sua loja online. 

Para isso, a empresa precisa ter a habilidade de saber transmitir a informação para o cliente  por meio de suas estratégias de marketing.

Que utilizam como ferramentas o e-mail marketing, sistema CRM (Customer Relationship Management), o atendimento a distância por telefone ou via chat, entre outros exemplos. 

Dica 4- Realize feedbacks

Por fim, para tornar a experiência do cliente agradável é necessário coletar informações sobre o seu público, principalmente, após as compras. 

Portanto dedique um pouco de tempo e dinheiro para criar formulários e utilizar outras ferramentas de coleta de informações, para aplicar pesquisas de pós-vendas em seus clientes. 

Dessa forma, é possível obter dicas e saber a onde está falhando, para melhorar o desenvolvimento do marketing experience da sua empresa. 

Considerações finais 

Sendo assim, para ser uma empresa de sucesso nos tempos modernos é necessário investir em marketing e entender todas as suas vertentes e ferramentas. 

Atualmente, o marketing experience tem tomado conta do mercado, transformando a venda de produtos e serviços em experiências, e não mais um simples afazer. 

Com as dicas proporcionadas nesse texto, o empreendedor dono de qualquer empresa pode aplicá-lo em suas estratégias de marketing, gerando resultados positivos sobre a imagem da sua marca e seu faturamento. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

You Might Also Like
Deixe um comentário