hipovitaminose

O que é hipovitaminose? Ela pode causar algum dano à saúde?

Entender o que é hipovitaminose e como evitá-la é essencial para manter a saúde e a qualidade de vida ao longo dos anos.

Afinal, a deficiência de vitaminas desencadeia manifestações que prejudicam o funcionamento de células, tecidos e órgãos vitais. Esses micronutrientes participam ativamente de diversas reações bioquímicas e são os pilares de todos os sistemas do organismo ¹.

Entenda melhor sobre a importância das vitaminas para o organismo e o que acontece quando alguma delas não é adquirida adequadamente por meio da dieta diária.

Continue a leitura e descubra o que é hipovitaminose, seus principais sintomas, o que pode causar a falta de vitaminas e como repor esses nutrientes no corpo.

O que é hipovitaminose?

A hipovitaminose pode ser descrita como a baixa quantidade de uma ou mais vitaminas no corpo. Ou seja, ela é a deficiência de vitaminas, que, geralmente, ocorre por má nutrição, doenças ou hábitos que prejudicam a absorção de alguns desses nutrientes ²,³.

As vitaminas são essenciais para o funcionamento correto do organismo, principalmente para o sistema imunológico. E, por não serem produzidas pelo corpo, precisam ser ingeridas por meio da alimentação e/ou suplementos alimentares diariamente ².

A hipovitaminose pode afetar pessoas de qualquer idade, sexo, raça e classe social. Normalmente ela é acompanhada pela falta de minerais, como zinco, ferro, iodo, entre outros ³.

Há algumas carências nutricionais que acometem a maior parte da população e são consideradas problemas de saúde pública, como a hipovitaminose A, de vitaminas do complexo B, do ácido fólico, da vitamina D, da vitamina C e da vitamina K ³.

Diferença entre hipovitaminose e hipervitaminose

Como os próprios nomes já indicam, a diferença entre a hipovitaminose e hipervitaminose está justamente nos seus prefixos: hipo quer dizer falta e hiper, excesso.

Ou seja, ao contrário da deficiência desses nutrientes, a hipervitaminose é uma condição em que o organismo possui altos níveis de determinadas vitaminas, o que pode causar intoxicação ².

Por exemplo, o alto nível de concentração de vitamina A pode gerar sintomas como visão turva, confusão mental, dor de cabeça, palidez, sonolência, entre outros ².

O que é hipovitaminose? Causas

A hipovitaminose tem várias causas, como a má alimentação, ingestão excessiva de alimentos em conserva ou cozidos em altas temperaturas e alterações no processo de absorção de vitaminas ³.

Além disso, ela pode ser resultado de doenças crônicas ou agudas, ou da carência de algum mineral, que impacta diretamente a absorção de vitaminas. Outros fatores também influenciam a hipovitaminose, como a gestação e a lactação, que exigem quantidades maiores de nutrientes para suprir a demanda do corpo ³.

Quais são os sintomas da hipovitaminose?

Os sintomas da hipovitaminose variam de acordo com a vitamina que está em falta no organismo. Para entender melhor, separamos as carências nutricionais mais comuns na população e suas respectivas consequências à saúde.

Hipovitaminose A

A falta de vitamina A é rara, mas, quando acontece, pode impactar diretamente a saúde da visão (cegueira noturna, olho secos e/ou com manchas), gripes e resfriados frequentes, secura na pele e na boca, redução do apetite e dor de cabeça ³.

Hipovitaminose do complexo B

Cada vitamina do complexo B possui funções específicas, atuando em partes distintas do corpo. Porém, de maneira geral, elas são essenciais para a produção de energia no organismo ³.

Portanto, quando alguma delas está em falta, pode haver fadiga, fraqueza muscular, falta de memória, mal-estar, palpitações e anorexia ³.

Os casos mais comuns de deficiência das vitaminas do complexo B e seus sintomas são ³:

  • vitamina B1 (tiamina): causa beribéri, cansaço excessivo, fraqueza muscular, retenção de líquidos etc;
  • vitamina B6 (piridoxina): alterações no sistema nervoso e no sistema imunológico, confusão mental, depressão, inchaço da língua, problemas na pele e anemia;
  • vitamina B12 (cianocobalamina): anemia, cansaço excessivo, perda de peso, sensação de formigamento nas mãos e nos pés, confusão mental, feridas na boca e falta de equilíbrio.

Hipovitaminose C

Os principais sintomas da falta de vitamina C no organismo são manchas roxas na pele, má cicatrização, cansaço, dor muscular, inchaço e sangramento das gengivas, infecções constantes e perda de dentes ³.

Hipovitaminose D

Já que a vitamina D tem como principal função a regulação do metabolismo dos ossos e dos músculos, quando está em baixa no organismo, ela pode causar deformações ósseas, perda de força muscular e maior risco a quedas e fraturas ³.

Se a hipovitaminose D for prolongada, há possibilidades de surgirem doenças cardiovasculares, câncer ou asma nas crianças ³.

Hipovitaminose K

A carência de vitamina K é mais frequente em bebês, mas também pode afetar os adultos. Ela causa manchas roxas na pele, sangramentos constantes e deficiência na coagulação do sangue ³.

Como tratar a hipovitaminose?

O principal exame para indicar a hipovitaminose é o exame de sangue, que detecta o nível sérico de vitaminas e minerais no organismo ³.

A partir do diagnóstico, o médico explica que é hipovitaminose e, se precisar, pede mais alguns exames para identificar as possíveis causas da falta de vitaminas, como doenças, estilo de vida e alimentação desequilibrada.

Geralmente, o tratamento é realizado com o aumento do consumo de alimentos ricos naquele tipo de vitamina necessário e/ou ingestão de suplementos alimentares ².

O ideal é consultar um médico e/ou nutricionista para adequar a dieta diária às necessidades nutricionais do paciente. E sabe por que essa mudança na alimentação deve ser feita com acompanhamento profissional? Porque há alguns nutrientes que estimulam ou inibem a absorção de outros.

Logo, é importante entender quais alimentos evitar ou consumir em maior quantidade. E essa orientação só pode ser passada por quem entende do assunto: médicos e nutricionistas qualificados.

Este texto foi escrito pela equipe da Vitasay, empresa pioneira de multivitamínicos no Brasil, que oferece uma linha de vitaminas e minerais para pessoas acima de 50 anos.

Referências consultadas

  1. Ramalho RA, Saunders C. O papel da educação nutricional no combate às carências nutricionais. Rev Nutr [Internet]. 2000; 13(1): 11–6.
  2. Conselho Regional de Farmácia de Alagoas. Farmacêutica esclarece dúvidas sobre hipovitaminose e hipervitaminose. 26 de março de 2021.
  3. ABCMED, 2019. Hipovitaminoses. Disponível em: https://www.abc.med.br/p/sinais.-sintomas-e-doencas/1352553/hipovitaminoses.htm. Acesso em novembro/2022.
You Might Also Like
Deixe um comentário