Mercado e tendências de healthcare no Brasil

Mercado e tendências de healthcare no Brasil

A pandemia de covid-19 foi uma mola propulsora para o crescimento do mercado de healthcare no Brasil. Se antes da pandemia o setor já movimentava 117 bilhões de reais todos os anos, a expectativa é de que esses números aumentem ainda mais nos próximos anos. 

Com perspectivas positivas, o mercado também se mostra uma excelente tendência de investimento, atraindo atenção tanto de investidores experientes quanto de investidores que estão começando a montar suas carteiras de investimentos.

Expansão da tecnologia na área da saúde

Uma das principais tendências de healthcare no Brasil e no mundo está associada ao uso da tecnologia. A pandemia de covid-19 ampliou o uso da tecnologia em diferentes mercados, e um deles foi justamente o setor de saúde.

O atendimento remoto contribuiu para que as pessoas não ficassem sem o atendimento médico e pudessem se familiarizar com essa nova forma de contato com profissionais de saúde.

Esse movimento ampliou a confiança dos pacientes com relação ao uso de tecnologias envolvendo cuidados com a saúde, contribuindo para o um aumento da utilização de aplicativos voltados para cuidado com a saúde, monitoramento e prática de atividades físicas, controle de uso de medicamentos, entre outros.

Integração de dados

Outro movimento tecnológico que aponta uma tendência de crescimento no healthcare é a integração de dados de pacientes entre diferentes sistemas. Ao conectar diferentes sistemas e integrar histórico e dados de pacientes, os profissionais de saúde conseguem trazer mais agilidade no diagnóstico e tratamento.

Com o surgimento de softwares específicos, que possibilitam a integração, os médicos têm a possibilidade de acessar exames dos pacientes e históricos de atendimento, tendo uma visão mais ampla da situação e podendo oferecer um suporte mais completo e maior precisão no diagnóstico. 

Avanço nas regulamentações

Com a liberação dos atendimentos médicos à distância, o Conselho Federal de Medicina abriu espaço para um avanço importante na área da saúde. Junto com a telemedicina, tornaram-se possíveis atendimentos de teleorientação, telemonitoramento e teleinterconsulta. 

  • Teleorientação: o médico pode atender o paciente em isolamento à distância para orientação e encaminhamento.
  • Telemonitoramento: possibilita o monitoramento remoto do paciente.
  • Teleinterconsulta: viabiliza a troca de opiniões e informações entre médicos, visando contribuir para o diagnóstico e tratamento do paciente. 

Avanço da telemedicina

Em março de 2020, a telemedicina (teleconsulta) se tornou uma modalidade oficialmente liberada pelo Conselho Federal de Medicina. Por meio dela, o médico pode fazer atendimento remoto, usando tecnologias de comunicação online. 

A teleconsulta viabiliza o atendimento de pacientes localizados em qualquer região do país, evitando o deslocamento do médico e do paciente. Hoje, a modalidade foi tão bem aceita que já têm surgido soluções de tecnologia específicas voltadas para o desenvolvimento e a evolução da telemedicina. 

Emissão de laudos à distância

Outra tendência atrelada à telemedicina que vem se destacando é a emissão de laudos a distância. Se o telediagnóstico é algo possível, porque não realizar exames de maneira mais dinâmica?

Os pacientes já podem realizar seus exames de espirometria, holter, mamografia, tomografia, ressonância magnética, para citar alguns exemplos, por meio de aparelhos que estão integrados a sistemas e dispositivos conectados por meio da internet das coisas. 

Na prática, os exames são realizados pelas clínicas, encaminhados para o Portal específico e o laudo é feito por médicos especialistas em prazos de até 24 horas. Se a necessidade de laudo for urgente, ele pode retornar em poucos minutos. 

Inteligência artificial em diagnósticos

Para alguns profissionais, essa tecnologia parece algo ainda distante da realidade. No entanto, o uso de inteligência artificial em diagnósticos é algo que está mais próximo do que você imagina.

Por meio do cruzamento de dados, inteligência artificial e machine learning, é possível realizar diagnósticos de doenças com uma precisão de até 90% de certeza. 

Para ter um diagnóstico preciso, é necessário que a base de dados seja formada por uma grande qualidade de informações. Os algoritmos de machine learning têm a capacidade de identificar alterações em resultados em tempo recorde. 

A inteligência artificial surge como um suporte diagnóstico para os profissionais da saúde. Com o passar do tempo, as tecnologias devem evoluir ainda mais, no entanto, sempre serão vistas como um suporte, jamais substituindo a figura do profissional médico. 

You Might Also Like
Deixe um comentário