Mentores na saúde

Mentores na saúde: como se tornar um? Saiba mais sobre esse mercado

Se você é médico e está buscando alternativas para a rotina dos consultórios, hospitais e outros ambientes tradicionais do exercício dessa profissão, veio ao lugar certo. 

É possível ganhar dinheiro com seus conhecimentos em saúde de outras formas. 

Afinal de contas, toda a sua trajetória e experiência poderiam ser aproveitadas para, por exemplo, guiar profissionais mais jovens em suas carreiras, escolhas e futuros na medicina. 

Mas antes de falar para você como criar uma mentoria em medicina, vamos dar uma olhada na profissão, o que afeta a vida dos médicos e algumas outras informações úteis para sua busca de hoje.

Vamos lá?

O que é ser médico para você?

Existem inúmeras definições para o que é ser médico. 

A maioria delas faz ênfase em que a medicina é muito mais do que simplesmente exercer a profissão, é uma atividade que busca servir ao próximo, aliviar dores e sofrimentos, promover a cultura de uma vida saudável e trabalhar no sentido da prevenção. 

Em qualquer um destes casos, a atualização dos conhecimentos científicos, de forma permanente, é algo intrínseco. Afinal, a medicina está em permanente evolução. 

E se olharmos para trás, perceberemos que tudo que tem a ver com a manutenção da saúde, é algo que se transmite de geração em geração, seja por via oral ou no berço das academias de medicina. 

Ser médico é combinar conhecimentos técnicos com a comunicação com os pacientes, é equilibrar desafios com a realidade do setor de saúde, é entender que os pacientes merecem toda a atenção e respeito possíveis. 

E isso, historicamente, sempre funcionou com auxílio de profissionais mais experientes, inclusive assumindo o papel de mentores de médicos mais jovens.

A medicina é uma das carreiras mais desejadas por milhares de estudantes, que iniciam suas trajetórias com uma formação acadêmica de qualidade. Mas também sabemos que a experiência real só se adquire na relação médico-paciente.

Algo que vale para qualquer profissão é saber que a academia capacita, mas não prepara para a vida real. Imagine então a quantidade de profissionais que poderiam aproveitar a sua experiência para tomarem melhores decisões sobre suas carreiras. 

Ser médico é, em grande medida, aprender com outros profissionais da saúde. 

Panorama da medicina no Brasil

No Brasil, 6 de cada 10 instituições de ensino superior de medicina estão localizadas no sul e no sudeste do país. 

Quando observamos os cursos mais de perto, quase um terço é oferecido em capitais e metade das 357 formações superiores precisam ser feitas em instituições privadas. 

As informações são do Direm (Diretório das Escolas de Medicina) e mostram como a capacitação dos profissionais da medicina no Brasil está centralizada. 

Neste contexto, profissionais que queiram alçar voo para outras regiões e localidades provavelmente ficarão desamparados caso necessitem algum tipo de orientação sobre como proceder em suas rotinas e até mesmo quando pensam em suas carreiras. 

O desafio dos médicos iniciantes

Uma vida dedicada à medicina nunca é fácil.

De fato, a quantidade de informações que um profissional médico precisa absorver durante toda sua trajetória é avassaladora. Isso nos casos de quem leve sua vocação a sério e sempre queira evoluir. 

Só quando paramos para pensar no vocabulário da medicina, dá para pensar isso praticamente como o aprendizado de um novo idioma. De fato, tem gente que defende que os estudantes tenham matérias como linguística médica!

E além dos termos, um médico precisa ter conhecimentos tanto em relação sobre como o corpo funciona em um nível molecular até questões éticas envolvidas na prática. 

Ou seja: é muita coisa para aprender. 

E algo muito comum, em uma profissão que existe tanta dedicação, é que um médico se sinta inclusive aturdido em relação a outros aspectos importantes de sua carreira, como por exemplo pensar no seu futuro no exercício da medicina.

É exatamente neste ponto onde você pode encontrar oportunidades para se tornar um mentor na saúde e encontrar público para seus programas. 

Por onde começar

Os jovens médicos, principalmente os residentes, que ainda não definiram qual será sua especialização, têm muito a ganhar com orientações que sirvam tanto de inspiração como modelos de conduta. 

Tenha em mente que você terá a responsabilidade de abrir portas para seus mentorados, de advertir sobre riscos, de mostrar qual é o caminho das pedras. 

Ser um mentor também tem a ver com continuidade. Você não será eterno, mas pode perpetuar seus ensinamentos e modo de ver a medicina ao transmitir seus conhecimentos, valores, linhas de pesquisa e inclusive técnicas para seus mentorados. 

Para montar uma mentoria em medicina, você deve pensar em como montar uma mentoria de negócios. Ou seja, a medicina, além do sacerdócio, também é um ofício e necessita de uma remuneração de acordo com uma formação tão relevante. 

Neste sentido, os mentores da atualidade vão muito além da criação de programas de mentorship. Você pode estruturar seus passos da seguinte forma:

Defina a forma de trabalho: o que você quer atingir com seu programa de mentoria em saúde? Sua ideia é atuar remotamente ou acompanhar seus mentorados de forma presencial?

Escolha um tipo de mentoria: você pode trabalhar tanto no sentido de realizar acompanhamentos mentor-mentorado ou atender organizações da medicina. No primeiro caso, funciona como uma orientação personalizada. No segundo, você vai ajudar negócios a trabalharem melhor e serem mais eficientes. 

Aprenda a ser um mentor: tornar-se um mentor não se trata somente de compartilhar seus conhecimentos. É preciso estruturar esse processo, entender como funcionam as dinâmicas de uma mentoria, selecionar materiais que serão compartilhados, entre outras coisas.

Posicionar seu nome: Ser mentor demanda necessariamente incorporar conhecimentos de marketing pessoal, e principalmente no âmbito das redes. 

É interessante que você tenha um site, que publique artigos em seu blog, que esteja presente nas redes divulgando seu trabalho, etc. Ou seja, virar uma marca. 

Qualquer médico sabe como clinicar demanda esforços praticamente sobre-humanos. Tudo bem, isso faz parte da escolha de dedicar uma vida à medicina, mas sua carreira não precisa ser assim para sempre. 

Aposte em sua experiência! Esperamos que este artigo tenha ajudado a ampliar suas perspectivas de atuação na medicina. Você, seus mentorados e até mesmo o mundo têm muito a ganhar com isso!

You Might Also Like
Deixe um comentário