Marketing Médico: tendências e desafios

A rotina dos profissionais de saúde é sempre muito desafiadora. Para se diferenciar dos concorrentes, investir no marketing médico pode ser muito positivo para ter uma presença digital correta e ética, aumentar a popularidade dos seus serviços e conquistar mais clientes.

Os médicos cujo objetivo é ser uma referência em sua especialidade, transmitindo mais confiança e credibilidade aos pacientes, podem investir nas estratégias e ferramentas de marketing digital e – mais especificamente – nas técnicas de marketing médico.

O marketing possibilita que os seus serviços, a clínica ou consultório se tornem conhecidos na internet, algo que aumenta as oportunidades de ter novos pacientes.

O que é marketing médico?

Marketing Médico: tendências e desafios

O marketing médico é um conjunto de estratégias e ações que visam promover os profissionais da saúde, clínicas e consultórios para que possam conquistar mais pacientes, além de melhorar o faturamento e a visibilidade.

Esse é um trabalho fundamental para qualificar a visão do público sobre o atendimento e serviços oferecidos, a construir ou melhorar a relevância e autoridade, além de possibilitar sair na frente dos concorrentes.

Veja mais: Cnae para afiliados e marketing digital

Basicamente, é tudo que um médico necessita para conquistar novos pacientes e fidelizar aqueles que já são atendidos pelos profissionais da rede. Isso é possível com boas estratégias de marketing.

Um marketing personalizado faz a diferença, ajudando os médicos a conquistarem seus objetivos e metas de modo mais estratégico.

A relevância do marketing médico

Muitas pessoas acreditam que o marketing médico é apenas uma forma de se autopromover ou fazer publicidade, mas a sua relevância vai muito além disso.

Conhecimento, experiência, formação, cuidar da estrutura física do próprio consultório ou clínica e oferecer um atendimento de qualidade é essencial na área médica. 

No entanto, do que adianta investir em cursos, especializações, uma boa infraestrutura, se o número de consultas e a base de clientes não aumentam?

Essa é uma reflexão que os profissionais precisam ter em mente para entender melhor como os investimentos em marketing médico são importantes para impulsionar os resultados.

Sendo assim, é interessante aprender a fazer marketing para ter ótimos ganhos para a sua carreira.

Como colocar as estratégias de marketing médico em prática?

Não importa a estratégia que você deseja seguir, é fundamental conhecer algumas etapas relevantes que ajudam a conquistar ótimos resultados com as estratégias. As etapas consistem em:

  • Definir os objetivos e metas;
  • Conhecer quais estratégias podem ser eficientes para o seu caso;
  • Buscar parcerias capacitadas;
  • Realizar o acompanhamento dos resultados com frequência.

Um ponto muito importante no momento de colocar as estratégias do marketing médico em prática é conhecer as determinações do CRF (Conselho Federal de Medicina).

Isso porque esse órgão é responsável por determinar todas as regras que envolvem o trabalho dos médicos e a devida divulgação dos serviços, especificando – por exemplo – a produção de materiais informativos e relevantes para alcançar o público.

Vantagens do marketing médico

Os investimentos nas estratégias de marketing médico podem proporcionar muitas vantagens aos profissionais, por exemplo:

  • Aumenta o reconhecimento do médico, clínica ou consultório;
  • Permite nutrir a base de pacientes.
  • Melhora o relacionamento pós-consulta;
  • Fideliza os clientes;
  • Aumenta a autoridade.

Estratégias que podem ser utilizadas no marketing médico

Uma dúvida muito comum dos médicos é sobre as estratégias e ações que podem ser realizadas. Para isso, as ações e canais mais utilizados e que ajudam no sucesso são:

Redes sociais

Os médicos podem usar as mídias sociais para se aproximar das pessoas, sendo um excelente espaço para divulgar anúncios e conteúdos de interesse do público.

Contudo, um detalhe que demanda atenção é que no marketing médico as técnicas de divulgação possíveis consistem em ações informativas, investindo em conteúdos.

Isso significa que publicidade direta, divulgação de preços, promessas de resultados e sistemas de “antes e depois” não são autorizados.

Marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é uma das estratégias de marketing mais utilizadas em diferentes áreas, também podendo ser implementada no marketing médico. 

Essa estratégia gera um excelente ROI (Retorno Sobre Investimento), visto que não demanda um alto valor para trazer resultados.

A criação de conteúdos relevantes para os pacientes, sanando dúvidas, por exemplo, permite chamar atenção das pessoas, oferecendo soluções interessantes para os problemas, ajudando a todos e obtendo resultados para a clínica/consultório.

E-mail marketing

Uma excelente estratégia para manter um bom relacionamento e para fortalecer a base de pacientes já existentes que demonstraram algum interesse pelo seu conteúdo é o e-mail marketing.

Isso porque, utilizar newsletters permite enviar aos futuros pacientes conteúdos mais direcionados às necessidades e interesses, permite humanizar ações, além de facilitar o processo de fidelização.

Criação de uma identidade visual

Ter uma identidade esteticamente interessante é um jeito do público reconhecer facilmente o espaço/profissional e, assim, marcar uma consulta com o médico. 

Um ponto importante é que a identidade precisa ser a mesma para todos os canais de comunicação, ou seja, no site, redes sociais, receituário e cartões de visita.

Deste modo, o marketing médico é muito importante para os profissionais que desejam aumentar a credibilidade, ser referência na área de atuação e ter um diferencial que proporcione muito sucesso. Texto originalmente desenvolvido pela equipe Ideal Marketing, plataforma e blog que sua empresa precisa para gerenciar e entender muito mais sobre marketing em um só lugar.

You Might Also Like
Deixe um comentário