Marketing direto

Marketing direto: qual a maneira certa de se usar?

Para a construção de uma boa relação da marca, é possível que algumas estratégias sejam tomadas. Com isso, é importante considerar algumas aplicações. Marketing direto pode surgir como um norte nesse sentido. 

Um marketing orientado para os objetivos da empresa pode garantir ótimos resultados. Portanto, para que isso seja possível, é preciso entender qual é a natureza e a aplicação do marketing direto.

Essa modalidade de comunicação sempre foi muito comum em mídias físicas. É possível lembrar, logo de cara, de uma empresa de entrega de alimentos que deixa seus folhetos em portões pelos bairros.

Esse é um tipo de marketing direto. Entretanto, é fundamental detalhar os seus pormenores para entender como se dá a sua aplicação no meio online.

Saiba o que é marketing direto

Por definição, o marketing direto tem a capacidade de comunicar de forma personalizada com possíveis clientes.

O que antes poderia ser uma mala direta pelo correio, hoje, é possível ver sua conversão em e-mails direcionados.

Ou seja, para um cenário novo, é preciso que novas ferramentas sejam utilizadas a fim de obter sucesso em objetivos realistas de uma determinada época.

Uma empresa que presta serviço de lavagem de toalhas para salão de beleza, por exemplo, tem que se adaptar aos novos mecanismos de comunicação. 

Ao invés de bater de porta em porta oferecendo esse serviço, é possível, agora, direcioná-lo melhor dentro das ferramentas de um e-mail marketing.

Compreendendo melhor como o marketing direto funciona, é possível seguir algumas dicas para começar a aplicá-lo:

  • Entender o público-alvo;
  • Adaptar a linguagem;
  • Criar um banco de dados;
  • Avaliar resultados.

Com isso, já é possível seguir para a sua aplicação. Porém, é importante que se tenha em mente com clareza a natureza dessa estratégia.

Como aplicar esse método?

Como em todas as ferramentas de marketing, é importante que antes de sua aplicação se compreenda como o mercado a utiliza. 

Não há como uma empresa de portaria remota se basear em um mercado que não atenda às suas especificações.

Por mercado, aqui, é importante frisar, entende-se que é a junção das empresas que oferecem o serviço e, principalmente, o público-alvo desse setor.

Ou seja, primeiro de tudo, é fundamental que se entenda onde a empresa está inserida para que, assim, seja possível traçar metas realistas para aquele setor.

Entendendo o público-alvo

Primeiro de tudo, é importante que se familiarize em como atingir o público. Ou seja, não há como comunicar algo para alguém sem entender a sua dinâmica de linguagem.

Além disso, a compreensão das demandas dentro do mercado é fundamental. Portanto, é necessário aferi-las.

Para que isso ocorra, é possível se basear em dados demográficos. Sejam eles colhidos previamente ou por uma pesquisa contratada pela própria empresa, são eles que vão nortear o tipo de comunicação a ser feita.

Se o assunto for limpeza conservação e jardinagem é importante que as linguagens referentes ao tema sejam utilizadas.

Com isso, é possível obter muito mais sucesso na comunicação. Uma vez que se fala falando diretamente com o consumidor.

Contudo, entender as dinâmicas comunicacionais de um mercado não é tarefa fácil e é preciso que se tenha um plano estratégico para mensurá-lo.

Entender qual é o perfil do público-alvo exige, sobretudo, que alguns passos sejam dados rumo ao levantamento desses dados. Para isso, é preciso entender:

  • Gênero do público;
  • Idade;
  • Localização;
  • Hábitos de cultura;
  • Consumo de redes sociais;
  • Os porquês de seu interesse por esse mercado.

Nessa etapa, portanto, já é possível ter em mente qual o tipo de comunicação pode ser mais eficaz para com esse público.

No entanto, não acaba aí. O próximo passo é entender como o mercado atua dentro da concorrência.

Analisando a concorrência

Esse passo é um pouco mais simples que o anterior, uma vez que ele exige um levantamento de informações que já estão disponíveis.

Capturar do próprio mercado as informações que ele fornece é de muita valia para a estruturação de uma boa estratégia.

Com isso em mente, é importante indicar o uso de uma técnica muito comum dentro do ambiente corporativo. 

A análise de SWOT consiste em entender quatro pontos fundamentais do mercado para a implementação de uma estratégia de marketing.

Para que isso ocorra, é necessário entender o significado de sua sigla. Portanto, é importante destacar o significado e a tradução de cada letra:

  • Strenghts (forças);
  • Weaknesses (fraquezas);
  • Opportunities (oportunidades);
  • Threats (ameaças).

Um exercício de imaginação se faz necessário. Para entender o que é isso, nada melhor do que o uso de um exemplo ilustrativo. 

Uma empresa que presta o serviço de divisória de parede de madeira pode entender a qualidade do seu material como a sua principal força. Ou seja, colocá-lo em destaque para concorrer como o diferencial da marca.

Depois, pode-se constatar que há em sua logística um ponto de fraqueza. Uma vez que a concorrência consegue entregar o serviço com maior velocidade.

Essa fraqueza também pode ser entendida como uma ameaça e, portanto, ser colocada sob observação.

Por fim, entender a fraqueza da concorrência pode significar uma oportunidade de atuação. Por exemplo, a impermeabilização do produto pode não ser de boa qualidade. Isso traz uma informação de muita valia para o anunciante.

Tendo como base todas essas informações, já é viável traçar um plano comunicacional que leva em consideração o público e a concorrência. 

Melhor forma de aplicar

Depois de feito o levantamento dos dados necessários, agora, é necessário pensar na aplicação desses mecanismos.

É possível, portanto, escolher qual a melhor solução para o público-alvo. Ou seja, entendendo a sua natureza, já se pode aplicar uma modalidade que melhor se encaixa nesse sentido. 

Se o cliente está procurando por alinhamento e balanceamento mais próximo, é preciso comunicá-lo diretamente. Seja através de um e-mail marketing ou do telemarketing.

Entretanto, para que isso ocorra, é necessário que nas plataformas de contato com a empresa, o cliente forneça seus dados de contato.

Ou seja, para uma boa aplicação de marketing direto são necessários alguns cuidados para que, assim, não se cair em armadilhas:

  • Levantar os contatos dos clientes;
  • Entender sua linguagem;
  • Ser objetivo com a oferta;
  • Não ser invasivo.

Esse último tópico pode parecer abstrato, mas não é. É muito comum encontrar em sites uma caixinha de marcação onde o cliente autoriza ou não o envio de e-mail, por exemplo. 

No caso do alinhamento e balanceamento perto de mim, por ser uma demanda recorrente, é possível que o cliente mesmo solicite o envio de promoções e melhores condições para a contratação do serviço.

Com isso, também pode-se levantar a última grande tendência do marketing direto: o WhatsApp. O que antes era um panfleto no portão, hoje, pode ser um oferecimento de condições personalizadas via WhatsApp.

Isso, por exemplo, possibilita, sobretudo, um canal de comunicação com a empresa, uma vez que o cliente pode tirar dúvidas sobre o item contratado.

Diante disso, ainda no meio automotivo, é possível ter como exemplo uma empresa de içamento que, de ano em ano, pode ser solicitada pelo cliente.

A abordagem via chat pode facilitar demais a vida do cliente, levando ele a sempre poder tirar dúvidas sobre os entraves burocráticos desse serviço.

Sendo assim, é possível tomar algumas medidas de acordo com o público que a empresa quer atingir. Ou seja, não há técnica melhor ou pior. Inclusive, malas diretas de pizzaria ainda são muito utilizadas e geram ótimos resultados.

Por isso, apostar no meio online ou offline parte da consideração feita a partir dos dados colhidos dentro daquele segmento.

Considerações finais

Por fim, é fundamental ressaltar que esse tipo de ferramenta é importante para a construção de uma comunicação personalizada com o cliente.

Esse tipo de abordagem pode gerar ótimos resultados que, posteriormente, podem informar novas estratégias e assim por diante. Mais do que uma comunicação generalista, o cliente está buscando soluções para suas demandas.

Entendê-las pode dar à empresa o panorama completo de como abordar aquele público para que, assim, se possa construir uma relação duradoura.

É importante lembrar, também, que a busca por esse contato direto tem que ser consentida pelo cliente, uma vez que uma comunicação indesejada pode ser considerada spam e acabar incomodando muito mais do que ajudando.

Portanto, é importante levantar suas principais buscas e buscar saná-las de forma objetiva para que, assim, se colha bons frutos.

Seja via e-mail ou por telefonemas, o cliente precisa ter, inclusive, um canal aberto de escuta para que, com isso, consiga tirar suas dúvidas e, quem sabe, a depender da situação, barganhar por melhores condições.

Além disso, essa escuta ativa pode informar à equipe de marketing quais serão os próximos passos a serem dados rumo às realizações de seus objetivos.

Em virtude disso, entender a relevância do marketing direto para a relação da empresa com seus clientes é essencial e pode, a longo prazo, criar um marketing de relacionamento duradouro.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

You Might Also Like
Deixe um comentário