Limão, muito mais que um fruto

Com a chegada da Exposição Regional do Limão este fim-de-semana na freguesia da Ilha, em Santana, aproveitamos para dar as boas-vindas ao limão nesta crónica.

De sabor ácido e muito aromático, e cientificamente conhecido como Citrus limon, o limão é considerado o rei dos frutos curativos. Existem cerca de 70 variedades, sendo as mais conhecidas o limão-galego, limão-siciliano, limão-cravo e o limão-tahiti.

Composição nutricional para saúde

Em termos da sua composição nutricional, é constituído por cerca de 90% de água, possui um baixo valor energético, destacando-se o seu teor de vitamina C, importante para o normal funcionamento do sistema imunitário, prevenindo gripes e constipações. Esta vitamina aumenta a absorção do ferro, e contribui ainda para a redução do cansaço e da fadiga. O limão contém ainda outras vitaminas como a E, com propriedades antioxidantes, protegendo-nos contra o envelhecimento precoce.

Quanto às vitaminas do complexo B, predomina a B1, que é essencial para manter o normal sistema nervoso, a B2 e a B3. Por fim, existe uma quantidade considerável de vitamina P no mesocarpo, parte branca, que evita a oxidação da vitamina C, e potencializa a sua eficácia, atuando no fortalecimento dos tecidos capilares e conjuntivos, e auxiliando no processo de cicatrização e no tratamento de edemas.

A pectina é outro componente importante, encontrando-se maioritariamente na casca do limão e que ajuda na redução dos níveis de colesterol LDL (mau colesterol) no sangue.

Contém um componente, o d-limoneno, encontrado principalmente na casca, com efeito antisséptico e antibacteriano, bem como com propriedades anticancerígenas, nomeadamente no cancro do fígado, pele e pulmão. Estimula ainda a diurese, aumentando a eliminação de líquidos.

Bom para a digestão

De acordo com o Instituto do Sono e Saúde, o limão é um bom aliado da digestão, quando consumido durante ou após as refeições, pois estimula o bom funcionamento do fígado e vesícula biliar. É também muito utilizado em regimes de emagrecimento como desintoxicante do organismo, atuando como detergente, e destruindo as toxinas do organismo. Possui um alto teor de ácido cítrico e de citratos, mas uma vez ingerido, deixa de apresentar propriedades ácidas e estimula a produção de citratos e de outros sais orgânicos alcalinos, promovendo rapidamente a neutralização da acidez no sangue.

Os flavonóides presentes neste fruto estão maioritariamente na casca e mesocarpo, possuindo propriedades antialérgicas e que reforçam as paredes dos vasos sanguíneos.

O limão é ideal para temperar qualquer alimento, pois esta fruta consegue intensificar o sabor de muitos vegetais, especialmente os que contêm compostos de enxofre, como os brócolos, e no melhor aproveitamento do ferro contido nos alimentos.

You Might Also Like
Deixe um comentário