Exercícios ao ar livre como planejar o trajeto

Exercícios ao ar livre: como planejar o trajeto?

Quer praticar atividades ao ar livre e não sabe por onde começar? Comece por aqui e defina seu trajeto e outros detalhes do planejamento! 

Praticar exercícios ao ar livre só traz benefícios para corpo e mente. Além de ajudar a reduzir estresse e ansiedade, colocar o corpo em movimento em meio à natureza ajuda a dormir melhor e ter mais disposição, além dos inúmeros benefícios para a saúde cardiovascular e muitos outros. 

É inquestionável a lista extensa de benefícios que andar de bike, caminhar ou correr, por exemplo, em um parque ou rua arborizada podem proporcionar. O problema é que nem sempre é fácil se organizar e planejar um trajeto para se exercitar. Assim, esse hábito tão benéfico vai ficando para trás. 

Se você está deixando para depois a prática de exercícios físicos por falta de planejamento, continue a leitura e confira algumas dicas para organizar a rota e otimizar seu tempo para incluir os exercícios ao ar livre na agenda. 

Identificando possíveis locais

Você já passou em uma praça ou parque no caminho para o trabalho? Na rua da sua casa tem um local com muitas árvores e pássaros? O local onde você pode praticar exercícios ao ar livre pode estar muito perto de você, o que facilita a inclusão da prática na rotina. 

Repare nas ruas onde passa para ir trabalhar, onde mora ou próximo da escola dos filhos e procure identificar uma praça, um parque ou um local arborizado em que possa caminhar, se alongar, correr ou andar de bicicleta. 

Selecionar um local próximo de onde você já frequenta é uma forma de facilitar a inclusão do novo hábito na rotina. Já pensou ter que atravessar a cidade para caminhar? Seria uma forma de procrastinar e acabar não fazendo exercícios. 

Separe um tempo para isso

Depois de identificar onde você vai se exercitar, planeje o horário que será dedicado para isso e por quanto tempo você vai praticar. Além de ajudar a organizar a rotina e incluir de verdade o exercício como um compromisso do seu dia, você poderá montar o seu trajeto baseado no tempo que tem disponível. 

Planeje os seus treinos

Qual o objetivo dos seus treinos? Qual exercício irá praticar? Corrida, caminhada, pedal, alongamento, muitos exercícios podem ser feitos ao ar livre sem a necessidade de uma academia ou aparelhos para ter sucesso. Para planejar melhor os trajetos que irá realizar em seus exercícios ao ar livre, defina qual atividade irá praticar. 

Se for pedalar, vale a pena pesquisar no Google Maps trajetos de bike na região onde escolheu e definir com base no tempo disponível qual melhor trajeto para percorrer. 

Caminhadas e corridas, normalmente, funcionam bem em parques ou praças, por exemplo, por terem um perímetro delimitado e, assim, você pode medir seu percurso com base em voltas. 

Academias ao ar livre

Em muitas cidades pelo Brasil há a disponibilidade de aparelhos públicos para praticar musculação ou alongamento em parques, praças ou na orla das praias, por exemplo. 

Uma dica é pesquisar a disponibilidade de uma delas nas proximidades de onde você frequenta diariamente e incluir esse treino na sua rotina. Se for próximo do trabalho, leve a roupa na bolsa e aproveite para se exercitar no fim do expediente. 

Use apps para traçar rotas alternativas

Muitos aplicativos ajudam você na hora de montar trajetos para praticar seu esporte favorito ao ar livre. Seja de bike ou a pé, vale a pena conferir a sugestão que eles têm para os locais da sua rotina. Algumas sugestões de app são Strava, Bikemap e Ride Spot. 

Cuidados com a sua saúde

Para treinar ao livre, é importante tomar alguns cuidados para prevenir problemas de saúde. O primeiro deles é sempre usar filtro solar. Ainda no quesito proteção solar, busque se exercitar antes das 10h e depois das 16h para evitar exposição nos horários de pico. Use roupas leves e mantenha-se hidratado o tempo todo.

Com essas dicas ficou muito mais fácil se organizar e planejar sua rota para começar a praticar exercícios ao livre, não é mesmo? Aproveite e comece a aplicá-las hoje mesmo! 

You Might Also Like
Deixe um comentário