Estratégias de Marketing para profissionais da Saúde

Estratégias de Marketing para profissionais da Saúde

Todos os segmentos e áreas de atuação precisam contar com estratégias de marketing para terem um bom desenvolvimento no mercado. 

Dentre elas, cabe ressaltar a área que envolve os profissionais de saúde.  Existem áreas variadas dentro da saúde, com diferentes especializações. 

Para ter um bom destaque e conseguir divulgar seu trabalho, é importante que esse profissional busque entender sobre as ações de marketing que podem ser empregadas por 

profissionais de saúde. 

Com isso, é possível atuar de forma direcionada para o público-alvo do profissional, conseguindo atrair novos pacientes para o seu consultório ou clínica. 

O ambiente digital é bastante rico e permite que o profissional da área da saúde publique diversos conteúdos, aplique cursos, como é o caso do treinamento nr 32 e compartilhe com seus pacientes o seu dia a dia. 

Por conta do crescimento do mercado de profissionais da área da saúde, neste artigo, apresentaremos algumas estratégias de marketing e dicas que podem ser implementadas em seu negócio. Acompanhe a seguir! 

Por que o profissional da saúde deve investir em marketing?

Hoje em dia, quando as pessoas buscam sobre qualquer informação no ambiente online, como é o caso de pesquisar sobre peças para cnc, elas buscam na internet. No caso de problemas de saúde, essa ação também costuma ser comum. 

O primeiro entendimento sobre marketing e área da saúde diz respeito a questões ligadas à ética. Ou seja, antes de qualquer coisa o que deve haver é o respeito ao paciente e o entendimento sobre os manuais ligados à publicidade na área médica. 

Ou seja, cada departamento da área da saúde possui um nicho voltado para atuação e por isso, o profissional precisa conhecer as regras que são necessárias. 

A partir desse entendimento, é importante refletir os motivos pelos quais um profissional da área da saúde deve investir em marketing. 

Combater a desinformação

O primeiro motivo é voltado para a possibilidade de combater a desinformação por meio da produção de um conteúdo com qualidade. 

A criação de conteúdo é a principal estratégia que pode ser utilizada no marketing digital e por isso, vale a pena ter o entendimento sobre quem é o público-alvo para produzir um material que seja relevante e fácil de entender. 

Todo esse material produzido cria no público uma sensação de consciência e entendimento acerca de um conteúdo. Isso pode ser repassado, inclusive, para outros amigos e profissionais. 

O investimento em marketing digital também consegue atrair mais pacientes para o seu consultório. 

Aumento de visibilidade

Além disso, podemos destacar também o aumento de visibilidade no ambiente digital, além da possibilidade de se tornar um profissional com autoridade nos assuntos. 

Diante disso, você já deve ter percebido que é extremamente vantajoso realizar o investimento em marketing digital. 

Em resumo, podemos afirmar que o marketing para os profissionais da saúde é importante porque:

  • Promove acesso à informação de qualidade;
  • Permite fidelizar o público-alvo;
  • Atrai novos pacientes para o seu consultório;
  • Faz com que o profissional da saúde se torne uma autoridade no mercado;
  • Faz com que o profissional tenha um contato próximo com seu público. 

Nesse sentido, é possível perceber que a criação de um bom relacionamento é um dos objetivos e ao mesmo tempo, das vantagens presentes no investimento em marketing na área da saúde ou de quem realiza a comercialização de etiquetas para produtos de limpeza

O passo a passo do marketing na saúde

O marketing digital que é aplicado na área da saúde é bastante importante do ponto de vista metodológico do marketing de atração, ou inbound marketing. 

Isso ocorre porque existe um processo de planejamento para a divulgação de conteúdo em sites, redes sociais e blogs, com o objetivo de divulgar a imagem do profissional, assim como servir como uma fonte informativa dentro de um determinado conteúdo.

Diante disso, o profissional pode se mostrar como uma autoridade na área de atuação. Isso é bastante vantajoso para o profissional e também consegue agregar no quesito de segmentação, assim como com a redução de custos em campanhas. 

O que faz com que todo o material elaborado seja produtivo é exatamente o tipo de conteúdo que é veiculado. 

Dessa forma, é importante que o profissional da área de saúde busque se atualizar por meio de  cursos profissionalizantes para entender como funciona o setor de marketing. 

Além disso, existem alguns serviços de consultoria que podem ser importantes e ajudar nesse processo. 

Mas, como um profissional da área da saúde pode começar a desenvolver seu material? Existe um passo a passo para que isso ocorra. Dentre eles, podemos ressaltar:

  • A fase do planejamento;
  • A definição de quais são seus objetivos;
  • A criação de um website;
  • A presença nas redes sociais;
  • O cadastro dos pacientes para o envio de email marketing;
  • Criação de anúncios e campanhas nas redes sociais;
  • Processo de gestão e acompanhamento dos resultados. 

Não se preocupe que vamos explicar esses passos. 

A fase do planejamento

O primeiro ponto é realizar um planejamento sobre o tipo de conteúdo que você pretende produzir, assim como os canais de veiculação, periodicidade e horários. 

Esse é um processo que precisa de organização para dar certo! 

A definição de quais são seus objetivos

Outro ponto importante é definir quais são seus objetivos com uma determinada ação. Ou seja, o que você, como profissional da saúde pretende alcançar com esses objetivos. 

A criação de um website

Uma dica é criar um website para a publicação mais detalhadas de textos informativos e explicativos. Também é importante ressaltar que as redes sociais assumiram uma posição bastante interessante na sociedade, do ponto de vista de agregar visibilidade. 

A presença nas redes sociais

Por isso, vale a pena investir na produção de conteúdos em canais como o Facebook e o Instagram. 

Pensando na produção de vídeos, o Youtube pode ser um excelente canal. Para que os vídeos tenham qualidade, vale a pena investir em um equipamento de qualidade para a captação de imagem, além da manutenção em notebook

Processo de gestão e acompanhamento dos resultados

É importante ressaltar também que toda produção de conteúdo envolve um processo de gestão e acompanhamento dos resultados. 

Dessa forma, cada material publicado ou campanha criada deve envolver uma mensuração de resultados. 

O que seria isso? É o ato de entender como foi o seu desempenho em uma determinada ação, não somente do ponto de vista do número de curtidas e seguidores, mas também, nas conversões. 

O cadastro dos pacientes para o envio de email marketing

Outro ponto importante é realizar o cadastro dos pacientes para o envio de email marketing. Sempre que um paciente for ao consultório é importante ter acesso a algumas informações, como telefone e email. 

Dessa forma, é possível encaminhar conteúdo novo e atualizado para o paciente, com o objetivo de manter um bom relacionamento com ele. 

Criação de anúncios e campanhas nas redes sociais

Se o médico ou profissional da saúde tiver o endereço da residência do paciente, também é possível investir em envelope personalizados e encaminhar uma cartinha para o cliente. 

São ações como essas que fazem com que o profissional da área da saúde tenha um diferencial diante de outras pessoas. 

Para que essa produção seja ainda mais otimizada é possível entrar em contato com uma gráfica para desenvolver uma imagem e identidade visual para o profissional da saúde, assim como investir na locação de impressoras para a produção do material. 

Outra dica importante é realizar o armazenamento do seu conteúdo em nuvem, ou seja, de uma forma que ele possa ser acessado de qualquer local a qualquer momento. 

Para isso, seu consultório pode realizar o investimento em equipamentos e celulares de tecnologia moderna, assim como no pabx em nuvem. 

O que o profissional da saúde não pode fazer?

Agora que você já sabe porque é importante investir em marketing na área digital, é essencial falarmos algumas orientações sobre o que não é permitido fazer por parte dos profissionais de saúde. Dessa forma, fique atento às orientações a seguir:

  • Não pode fazer propagandas enganosas;
  • Não é para fazer autopromoção, com a ideia de parecer melhor;
  • Não pode oferecer um diagnóstico “universal”;
  • Não pode mentir ou falar sobre algo que não seja da sua especialidade;
  • Não pode divulgar valores de consultas;
  • Não pode divulgar procedimentos que não tenham autorização do paciente. 

No momento de criar um conteúdo, o profissional da área da saúde precisa ser muito prudente. O conteúdo não pode ser enganoso, ter autopromoção e muito menos, trazer uma ideia de que o profissional é melhor que os outros. 

Outra questão é não passar diagnósticos universais, trazendo a ideia de que para todas as pessoas só existe uma forma de resolver um determinado problema. Isso envolve avaliação médica e um atendimento personalizado. 

Outra questão é sempre falar de assuntos que são da sua especialidade, buscando não invadir áreas das quais você não tenha conhecimento. 

Por fim, tenha muita atenção no processo de divulgação de procedimentos, pois eles precisam ter a autorização do paciente. 

O profissional também deve ter atenção à delicadeza do procedimento, não fazendo divulgação de partes íntimas, por exemplo. A partir disso, basta seguir as dicas e obter melhores resultados. 

Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

You Might Also Like
Deixe um comentário