teste de gravidez de sangue

Entenda tudo sobre o teste de gravidez de sangue

A maioria das mulheres já devem ter escutado falar sobre o Beta-HCG, porém ainda existem muitas dúvidas sobre esse tipo de exame. Os testes de farmácia também são bastante utilizados para essa descoberta, contudo esse tipo de teste de gravidez pode fornecer resultados mais assertivos e confiáveis. 

Conhecidos também como exame de gravidez de sangue, o Beta-HCG é feito por meio da coleta de sangue que tem a função de quantificar a presença do hormônio HCG no sangue, a fim de identificar se a mulher está ou não esperando um bebê, além de mostrar o tempo de gestação e se está tudo correndo conforme o esperado. 

Quando é indicado a realização do teste de gravidez de sangue?

O teste de gravidez de sangue geralmente é solicitado pelo médico para confirmar ou afastar as chances de uma gravidez. Contudo, o Beta-HCG também pode ser solicitado para quando o especialista desconfiar de alguns outros problemas relacionados à gestação que dão variações em seu resultado, como gravidez ectópica e mola hidatiforme. 

Esse exame é bastante seguro, eficaz e assertivo, uma vez que ele é capaz de identificar uma mínima quantidade de HCG no sangue, antes mesmo que a menstruação atrase. No entanto, o resultado se torna positivo 3 semanas após a última menstruação, aproximadamente 1 semana antes do previsto para a chegada do próximo ciclo menstrual. Mas ele também pode fornecer o resultado negativo caso seja realizado de forma precoce. 

Desta forma, o ideal é sempre solicitar ao médico o teste de gravidez de sangue assim que notar que a menstruação está atrasada. 

Diferença entre o teste de gravidez de farmácia e o de sangue

O teste de gravidez de farmácia pode ser realizado no 1º dia após o atraso da menstruação, fornecendo o resultado em poucos minutos, enquanto o teste de gravidez de sangue pode ser feito 12 dias após o período fértil da mulher, ainda antes da menstruação atrasar, sendo que o resultado sai em poucas horas após a coleta. 

Contudo, mesmo sendo bastante eficaz e possuindo uma confiabilidade que varia de 95 a 99%, o teste de farmácia possui uma sensibilidade diferente e por isso, quando o resultado é negativo, mas os sintomas de gravidez estão presentes, deve ser repetido após aproximadamente 3 a 5 dias, uma vez que a quantidade de hormônio presente na urina vai aumentando a cada dia. 

O que fazer quando o resultado é positivo? 

Quando o teste de gravidez de sangue dá o resultado positivo, e indicando que a mulher está grávida, ela deve iniciar o pré-natal com um médico de confiança e começar a se preparar para a chegada do bebe. 

Além disso, por meio do resultado do exame é possível que o médico consiga verificar a quantidade de beta HCG para saber se quantas semanas a mulher se encontra e assim começar a se preparar para esse grande momento. 

O recomendado é sempre contar com a ajuda de um médico qualificado e de confiança para que ele possa dar o respaldo necessário e solicitar o teste de gravidez de sangue em caso de uma possível desconfiança. 

Baixe o e-book sobre Reprodução Humana da Bedmed e saiba como realizar o sonho de ser mãe.

You Might Also Like
Deixe um comentário