Entenda o que é e como estimular a renovação celular!

Entenda o que é e como estimular a renovação celular!

Cuidar da pele deveria ser uma atividade tão rotineira quanto tomar o café da manhã. No entanto, às vezes você acaba por ignorar cuidados básicos, como fazer uma boa esfoliação, com esfoliantes seguros e indicados pelos dermatologistas, ou passar um hidratante.

Mas, você sabia que algumas mudanças leves na rotina e inclusão dos produtos certos podem ajudar na renovação celular? E mais, para sua pele se manter mais forte e com menos linhas de expressão? Descubra agora o que é e como estimular a renovação celular.

O que é a renovação celular?

A pele é composta por três camadas, a epiderme, a mais superficial, a derme, intermediária e a hipoderme, camada mais profunda. De qualquer forma, a epiderme ainda pode ser dividida em mais 5 camadas com funções diferentes, porém as mais importantes são a espinhosa e a basal, pois estão envolvidas na renovação celular.

Conforme as células vão envelhecendo, elas se transferem para a camada imediatamente superior da pele. O processo leva em média 28 dias e, na parte mais externa, acabam depositados restos de pele morta.

Aí o motivo pelo qual você deve lavar o rosto diariamente, pois esses restos de pele podem contribuir para entupir os poros e até aumentar a oleosidade na região do rosto.

A renovação celular acontece naturalmente, porém, como você viu acima, o processo leva em média 28 dias nas peles jovens e até 40 dias nas peles maduras. Então, você pode ajudar sua pele a passar por esse processo, por meio da esfoliação física, química ou enzimática.

Como estimular a renovação celular?

E como você pode estimular a renovação celular? Existem várias maneiras de fazer isso, além, é claro, do uso dos produtos certos na pele. Confira as dicas:

Esfolie a pele

A esfoliação é uma das formas mais práticas de estimular a renovação celular, porém, deve ser feita com cuidado e sempre com a orientação do dermatologista. A opção menos agressiva é a física, com cremes que lembram a textura de areia e vão remover a pele morta do rosto e do corpo.

Também é válido fazer a esfoliação química ou enzimática, que vai um pouco além nas camadas da pele, mas sem exageros. A depender do seu tipo de pele, você pode esfoliar em um intervalo de 1 vez por semana a 1 vez a cada 15 dias.

Limpe e tonifique bem a pele

Parece uma tarefa boba, porém limpar a pele também vai ajudar na renovação das células, exatamente por eliminar os restos de pele velha que ficam acumulados. Use um bom sabonete e sempre opte pela água fria ao lavar o rosto.

Depois, use um bom tônico, próprio para o seu tipo de pele, pois irá estimular a produção de novas células e evitar que o rosto ou restante do corpo fique ressecado.

Use um bom protetor solar

O protetor solar precisa ser parte da rotina de quem deseja manter a pele saudável. Como você estará esfoliando e fazendo a limpeza, precisa proteger bem a pele “nova” e mais sensível que ficará exposta aos raios solares.

Além de usar maquiagem própria com FPS, aposte num bom protetor solar, preferencialmente acima do 30. Use em todos os dias do ano, não importa a estação ou se está nublado.

Invista no colágeno

O colágeno é uma substância que ajuda a manter as fibras da pele firmes e unidas. Conforme a idade avança o corpo passa a produzir menos colágeno, surgindo as rugas e linhas de expressão.

Você pode fazer a suplementação de colágeno, ingerindo cápsulas diariamente, sempre com orientação médica. Ou usar cremes que possuem o componente, associado ao hidratante, por exemplo.

Hidrate bem a pele

Hidratar a pele é uma etapa por vezes esquecida e até mesmo ignorada, porém, faz toda a diferença, pois você devolve a água para a pele. Se adotar a esfoliação em sua rotina, não pode ignorar a etapa de hidratação.

Aposte em cremes próprios para sua pele e passe ao menos duas vezes ao dia. No rosto, por exemplo, o produto é muito bem-vindo antes da maquiagem.

You Might Also Like
Deixe um comentário