Entenda a importância da prática de exercícios físicos para pessoas com hipotiroidismo e hipertiroidismo

Entenda a importância da prática de exercícios físicos para pessoas com hipotiroidismo e hipertiroidismo

Persistência é a palavra para quem quer manter a saúde em dia e ter corpo em forma,  o exercício físico traz muitos benefícios para a saúde, e os profissionais da área, como os professores de educação física, sabem muito bem disso.

O corpo humano não nasceu para ficar parado, tanto é que de acordo com a Organização Mundial da Saúde, o sedentarismo é uma das principais causas de morte no mundo.

As pessoas precisam se conscientizar da importância de manter o corpo em movimento e de escolher uma modalidade de exercício físico para praticar no dia a dia.

Instrutores de academia, médicos, esportistas, entre outros, precisam orientar a população a respeito da importância dessa prática. Mas, ela é ainda mais indicada para quem sofre de algum problema de saúde.

O hipertireoidismo e o hipotiroidismo são duas condições que afetam a glândula localizada na parte inferior do pescoço. Muitas pessoas confundem esses problemas, mas é fundamental se apegar aos exercícios físicos para lidar com eles.

Neste artigo, vamos explicar a importância do exercício físico para quem tem um desses problemas, as diferenças entre eles e mostrar os benefícios das atividades para quem sofre com a condição.

Importância dos exercícios físicos

A tireoide é uma glândula atrelada à hipófise, sendo responsável por secretar hormônios para o organismo. Um deles é o TSH, que estimula a tireóide a produzir os hormônios T3 e T4.

Se a produção desses hormônios é insuficiente, ocorre o hipotiroidismo, deixando o corpo mais lento. Também aumenta muito o cansaço, os músculos ficam sensíveis e o metabolismo mais lento.

No dia a dia, precisamos pensar em muitas coisas, desde assuntos profissionais, até assuntos pessoais, como a escolha de lápide de vidro. Isso faz com que muitos deixem de se cuidar, principalmente, em relação aos exercícios físicos.

Quem sofre de algum problema com a tireoide precisa procurar um médico para iniciar o tratamento adequado. Mas, não basta apenas tomar a medicação, é fundamental praticar exercícios físicos regularmente, pois eles estimulam a glândula.

Pessoas sedentárias precisam passar por uma avaliação física, o que inclui um teste cardíaco, para só então iniciar o treino. 

Os exercícios aeróbicos são muito importantes no controle hormonal, e deve-se intercalar exercícios de impacto e sem impacto, como:

  • Caminhada;
  • Corrida;
  • Bicicleta;
  • Natação;
  • Hidroginástica.

Dessa forma, o paciente consegue prevenir dores nas articulações, como tornozelos, joelhos e quadris, além de reduzir as dores nas costas.

A musculação também é uma atividade importante porque o aumento da massa muscular acelera o metabolismo, facilitando a queima de calorias.

Os cuidados com a saúde evoluíram muito nos últimos anos, tanto é que é possível recorrer a vários procedimentos, como uma cirurgia para aumentar o clitóris.

Mas, mesmo diante de tantas possibilidades, quando se trata de saúde, o melhor é prevenir. A musculação ajuda na prevenção porque o praticante aumenta a duração e a intensidade dos exercícios, assim como acontece com os aeróbicos.

Só que é fundamental contar com a ajuda de um profissional de educação física, que também deve orientar as pessoas que sofrem com hipotiroidismo ou hipertiroidismo sobre os benefícios dos exercícios físicos para elas.

Diferença entre hipotiroidismo e hipertiroidismo

Para orientar melhor as pessoas com quem trabalha, um professor de educação física ou um instrutor de academia devem explicar as diferenças entre hipotiroidismo e hipertiroidismo para quem sofre com essas condições.

Como dito anteriormente, a tireoide é uma glândula responsável pela produção de hormônios tireoidianos, que cuidam de várias atividades do corpo, como a taxa de metabolismo de órgãos e sistemas.

Quando ocorre o aumento da secreção de hormônios tireoidianos, a pessoa passa a sofrer com hipertireoidismo. Por outro lado, quando a secreção diminui, ocorre o hipotiroidismo, e as manifestações de cada um são diferentes.

Assim como você procura um especialista em torre de aço para escolher esse produto, precisa recorrer ao médico se apresentar alguns desses sintomas.

Pacientes que sofrem de hipertiroidismo sentem mais dificuldades para dormir, sentem os batimentos cardíacos acelerados, intestino solto, agitação, energia mesmo estando cansados, queda de cabelo, calor e suor exagerados e menstruação irregular.

Já no caso do hipotiroidismo, ocorre pele seca, sintomas de depressão, falta de energia, cansaço excessivo, aumento do colesterol, intestino preso, déficit de memória, dores musculares, sonolência excessiva, queda de cabelo e ganho de peso.

De modo geral, o que provoca o hipotiroidismo pode ser uma condição congênita, remoção da glândula ou radioterapia cervical.

Um dos principais sintomas dessa condição é o aumento de peso, mas isso pode ser revertido com o tratamento adequado. Quanto ao hipertiroidismo, é tratado por meio de medicamentos que reduzem a produção da glândula.

A pessoa vai se sentir mais disposta para resolver suas questões pessoais, como comprar bateria estacionária 100 amperes e também para lidar com as tarefas profissionais.

Agora, se o hipertireoidismo estiver muito avançado, uma boa opção é o uso de iodo radioativo ou uma cirurgia para retirar a glândula. Para quem sofre de hipotiroidismo, a reposição hormonal é o suficiente.

Mas, lembre-se de que o medicamento só pode ser receitado pelo médico, além do mais, qualquer problema na tireoide deve ser acompanhado e tratado pelo endocrinologista.

Benefícios das atividades físicas para os pacientes

Pessoas que sofrem com qualquer alteração na tireoide podem se beneficiar com a prática de exercícios físicos. Independentemente de qual seja a sua condição, você pode e deve criar uma rotina mais saudável.

Mas, antes de iniciar qualquer modalidade, é muito importante compreender a doença e controlá-la, por meio de medicamentos ou reposição hormonal.

Pessoas que não fazem reposição hormonal para o hipotiroidismo apresentam sintomas muito evidentes, o que prejudica a prática de atividades físicas.

É muito difícil se sentir disposto para qualquer tarefa, até mesmo para levar o carro em uma empresa de polimento de farol automotivo. Mas, fica ainda mais difícil ter ânimo para criar uma rotina de exercícios.

Quando os hormônios estão controlados e o indivíduo consegue reduzir os sintomas, se sente mais disposto para as atividades e aí sim elas vão começar a ajudar.

Também é importante saber selecionar o tipo de atividade física que quer fazer, pois mesmo que não exista nada proibido, existem algumas recomendações.

O ideal é começar com exercícios leves, como caminhada, natação, aulas de dança, bicicleta, entre outros. Ao passo que o condicionamento físico aumenta, você pode começar a fazer atividades que vão exigir um pouco mais do corpo.

Entretanto, é fundamental procurar um médico para fazer alguns exames, antes de começar a se exercitar. Assim como, existe todo um cuidado para tirar carteira de carro para deficiente físico com isenção, é necessário se cuidar antes das atividades físicas.

O personal precisa questionar sobre as condições de saúde do novo aluno e solicitar que ele procure um médico, principalmente se já estiver tratando algum problema na tireoide.

De qualquer forma, ao iniciar os exercícios e criar uma rotina bem estabelecida, fica muito mais fácil lidar com a doença e ter acesso a vários benefícios.

Um deles é a perda de peso, uma situação que costuma incomodar as pessoas que sofrem com problemas na tireoide, tendo em vista a maior tendência em ganhar peso.

Independentemente de qual modalidade de exercício a pessoa escolher, sem dúvidas vai conseguir perder alguns quilos, principalmente se estiver fazendo o tratamento corretamente.

No dia a dia, as pessoas precisam se sentir dispostas para cuidar de vários assuntos de seu interesse, como no caso de envelopamento de geladeira, mas os problemas na tireoide podem simplesmente prejudicar essa disposição.

Por outro lado, a prática de atividades físicas reduz os quadros de cansaço porque ajuda a controlar a produção de hormônios.

Também é uma forma de aliviar a depressão, tendo em vista que os exercícios físicos liberam os hormônios da felicidade, amenizando os sintomas de doenças que afetam a mente.

Além de fazer atividade física regularmente, quem sofre com algum problema na tireoide precisa tomar muita água. Os exercícios e a hidratação formam uma rotina de cuidados fundamentais para combater o inchaço.

Quando o corpo está funcionando bem, as pessoas se sentem mais dispostas para várias outras coisas do dia a dia, como comprar sacola TNT atacado, trabalhar, estudar, conviver em sociedade e assim por diante.

Considerações finais

Sendo assim, quem sofre com hipotiroidismo ou hipertiroidismo pode e deve fazer atividades físicas, dentro da modalidade que preferir.

Os exercícios estimulam a produção de hormônios em quantidades adequadas, ajudando a tireoide a trabalhar corretamente.

Os profissionais de educação física devem incentivar esses pacientes a continuar se exercitando, para que possam ter acesso a mais qualidade de vida, saúde e bem-estar.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

You Might Also Like
Deixe um comentário