Educação financeira: saiba quais são os tipos

Educação financeira: saiba quais são os tipos

Nos últimos tempos a educação financeira tem se tornado uma questão cada vez mais importante no dia a dia de todos os brasileiro. Isso porque, cada vez mais se cria a consciência de que a administração das finanças pessoais é algo extremamente importante.

Não adianta ganhar bastante dinheiro se você não consegue administrá-lo e produzir investimentos, ou até mesmo conseguir bens, realização de sonhos e afins. 

Portanto, cada vez mais tem se popularizado na internet a educação financeira. 

Canais em redes sociais, assim como blogs entre outras coisas, tem disponibilizado cursos e serviços para ensinar sobre esse assunto de forma prática para todos os níveis. Desde pessoas que já possuem alguma noção, até mesmo aquelas que não sabem nada.

Desse modo, antes mesmo de buscar por um curso de gestão financeira, confira a seguir os tipos de educação financeira e comece, mesmo que do básico, a se inteirar mais sobre como administrar seu dinheiro de forma mais assertiva e com uma maior responsabilidade. 

O que é educação financeira?

Antes de mais nada, quando se fala de educação financeira, por mais óbvio que possa parecer, é necessário saber de fato a origem e o seu significado.

Assim, a educação financeira nada mais é do que práticas que terão como principal objetivo a busca por uma melhor qualidade de vida tanto no presente quanto no futuro. 

Dessa forma, esse tipo de educação irá ensinar a pessoa a construir um planejamento financeiro que visa o bem-estar.

Sendo assim, a educação financeira pode te ajudar a conseguir ter o controle sobre suas finanças, ou seja, seu dinheiro, assim como, te ajuda a criar uma consciência que te ajudará a tomar decisões sábias a respeito do que fazer com os seus lucros.

Além disso, é importante saber que a educação financeira pode envolver diversos fatores para além do curso em si, ou a realização de uma graduação em gestão financeira tecnólogo ead.

Isso porque, muitas vezes, aprender a administrar suas finanças pessoais pode estar voltada a mudança de hábitos e até mesmo a prática de alguns sacrifícios por um bem maior, assim como o controle de fatores emocionais. 

Portanto, é possível concluir que a gestão de finanças pessoais, bem como a educação financeira em si são assuntos muito mais complexos que envolvem muito mais que cálculos ou economia de dinheiro. Esse aprendizado vai envolver outras questões, como:

  • Eu faço compras por necessidade ou por emoção?
  • Consigo organizar meu dinheiro, ou deixo ele comandar minhas decisões?
  • Tenho dívidas ou todas as minhas contas estão em dia?
  • Quais são as minhas prioridades?

Desse modo, ao buscar por conhecimento e pela educação financeira, seja fazendo cursos básicos, assistindo vídeos no YouTube, ou até mesmo investindo em uma graduação ou curso tecnólogo gestão financeira ead, é preciso ter em mente que você deve controlar o dinheiro, e não o contrário. 

Em resumo, a educação financeira é o ato de conseguir controlar o dinheiro, melhorando a qualidade de vida e conseguindo se planejar financeiramente para alcançar o que se deseja.

Qual a importância da educação financeira?

A educação financeira é essencial para várias questões. Porém, para começar a falar sobre a importância desse conhecimento, é justo começar pela independência.

Isso porque, é justamente a independência financeira que é a porta de entrada para a realização de planos, como por exemplo o plano de realizar uma faculdade de vendas e marketing.

Além disso, somente através dela, que é possível investir e até realizar aquele sonho de infância, ou alguma coisa que você possivelmente achou que nunca seria capaz de pagar. 

Desse jeito, entender as suas necessidades, gastos e como lidar com o dinheiro é uma das etapas para garantir uma maior qualidade de vida nesses sentidos.

Portanto, é possível dizer que ir atrás de uma formação relacionada à administração de finanças pessoais faz parte do planejamento de vida e de futuro, assim como acontece com a realização profissional, quando uma pessoa busca por uma graduação, como a gestão hospitalar ead.

Vale lembrar que, além de buscar o controle financeiro para objetivos e planejamentos, essa educação também pode desempenhar um  papel importante na vida emocional e na saúde psicológica das pessoas.

Isso acontece porque muitas pessoas ficam deprimidas devido ao acúmulo de dívidas ou falta de dinheiro para realizar seus planejamentos e metas.

Tipos de educação financeira

Uma vez que foi possível entender a importância da educação financeira, é preciso saber que existem vários tipos de categorias desse tipo de aprendizagem. 

Confira a seguir algumas das principais educações financeiras e caso tenha mais alguma dúvida, pesquise sobre a faculdade de gestão de pessoas o que faz.

1. Educação Financeira Pessoal

A educação financeira pessoal é uma das mais comuns, assim como um dos aprendizados iniciais que todos buscam compreender. 

Antes de administrar uma empresa, as contas da família, ou qualquer outra coisa, é preciso saber mexer com seu próprio dinheiro, pessoal e intransferível. 

Dessa maneira, esse tipo de educação vai trabalhar com os conceitos voltados a questões  pessoais do indivíduo, tocando em pontos essenciais para o planejamento financeiro e construção de uma melhor qualidade de vida familiar e até mesmo o controle de sentimentos como a ansiedade. 

Para que ele seja feito, existem alguns passos fundamentais que permitem construir uma boa organização financeira, como:

  • Pagamento de contas em atraso;
  • Desenvolvimento de metas financeiras;
  • Criação de um planejamento de despesas;
  • Criação de uma reserva de oportunidade.

Existem diversos cursos onde é possível aprender sobre educação financeira, tanto de modo independente, como é o caso de cursos onlines através de plataformas como o YouTube, e também, através de uma graduação, por exemplo a melhor faculdade de gestão financeira.

2. Educação Financeira Familiar

Mesmo que muitas pessoas possam achar estranho ou incomum, a educação financeira para a administração do dinheiro familiar também é um dos tipos e pode fazer toda a diferença em relação ao convívio da família. 

Assim, esse tipo de educação financeira se dá na necessidade de pagar as contas domésticas, bem como dividir os custos de forma mais justa levando em consideração rendas variadas, e portanto, possibilidades diferentes. 

Entretanto, a educação financeira familiar também é importante para que todos entendam suas responsabilidades e entendam a necessidade de colaborar com o coletivo para conseguir objetivos em comum como reformar a casa, ou comprar um eletrodoméstico novo e etc. 

Dessa forma, quando se trata de educação financeira familiar e/ou doméstica, o ideal é que todos os integrantes, de acordo com suas condições e responsabilidades, estejam envolvidos nas finanças da casa.

Entre alguns conceitos abordados pela educação financeira familiar, temos:

  • Organização das finanças para casais;
  • Como abordar a educação financeira para jovens;
  • Quanto custa criar um filho;
  • Pagamento da mensalidade escolar;
  • Relevância da poupança integrada;
  • Cuidado com o patrimônio familiar.

Realizando algumas mudanças nos hábitos e atitudes, a família vai conseguir manter o seu foco no dia a dia.

Além de promover uma maior maturidade financeira nos filhos, uma vez que, essa também é uma forma dos mais velhos ensinam aos mais novos, através de exemplos, sobre finanças pessoais e a importância de ter responsabilidade quando o assunto é dinheiro. 

Desse modo, além de buscar aprender sobre a administração dos recursos familiares, é necessário saber lidar com as pessoas em si para que elas entendam o real motivo pelo qual é importante colaborar. 

Para saber mais sobre isso, pesquise a respeito de uma especialização em um curso de gestão de recursos humanos.

3. Educação Financeira Empresarial

Por último, mas não menos importante, também é possível saber mais sobre a educação financeira para o setor empresarial. 

Esse tipo de educação vai ser essencial principalmente para pequenos empreendedores que almejam iniciar o seu negócio e precisam entender, pelo menos um pouco, sobre como administrar suas finanças. 

De acordo com o IBGE, nos últimos três anos, tiveram mais empresas fechadas do que abertas no Brasil.

Esse dado reflete a situação das mais de 300 mil empresas quebradas, que geraram mais de 3 milhões de vagas de emprego perdidas, além da diminuição do salário médio mensal.

É possível concluir que um dos motivos para esse fenômeno é a falta de conhecimento sobre as finanças empresariais.

Sem este conhecimento, os empreendedores não conseguem compreender o funcionamento do sistema financeiro. E isso inclui os seus riscos, tipos de produtos e serviços e oportunidades mais adequadas aos diversos modelos de negócios.

Entre os conceitos mais abordados pela educação financeira empresarial, estão:

  • Contabilidade para pequenas empresas;
  • Funcionamento do cartão de crédito empresarial;
  • Conceitos e princípios contábeis;
  • Maneiras de se evitar o lay-off;
  • Formas de controle de caixa;
  • Gestão de regime de competência;
  • Criação de um orçamento empresarial.

De modo geral, compreendendo todos esses tópicos, é possível ter uma melhor educação financeira em todos os âmbitos, para gerar uma melhor qualidade de vida. 
Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog It Business Fórum, site voltado para a veiculação de conteúdos relevantes sobre negócios, startups e estratégias para pequenas, médias e grandes empresas.

You Might Also Like
Deixe um comentário