E-commerce de maquiagem: saiba administrar seus envios aos clientes

E-commerce de maquiagem: saiba administrar seus envios aos clientes

Para ter um e-commerce e seus clientes fidelizados, é preciso realizar um trabalho de análise e melhora dos serviços. Em segmentos tão concorridos e saturados, cada detalhe conta na hora de realizar as vendas.

Um erro comum dos novos empreendedores é não estudar o mercado no qual pretende atuar. No entanto, para saber como se posicionar, é preciso até mesmo entender o que os seus concorrentes estão fazendo.

Quer saber mais sobre como gerir um e-commerce de maquiagem? Confira as informações no conteúdo abaixo.

Entendendo o mercado de cosméticos

Apesar de concorrido, o segmento de cosméticos é um dos que mais crescem no Brasil. Segundo pesquisa realizada pelo Euromonitor International, o Brasil é 4º país com o maior mercado de beleza e cuidados pessoais do mundo.

Ou seja, é um mercado amplo e que oferece diversas oportunidades para empreender, ainda mais se você possui um curso de gestão financeira ead que pode te ajudar a gerenciar os seus investimentos.

Além de ocupar esse espaço excepcional no mercado, ainda é esperado um crescimento de 4,76% no setor até o ano de 2030, o que aumenta ainda mais as chances de sucesso ao investir no ramo.

10 dicas para montar um e-commerce de maquiagem de sucesso

Apesar de ser considerado um segmento um tanto quanto saturado, os e-commerces de maquiagem continuam tendo uma demanda crescente por novidades e empreendimentos visionários, dentro do nicho de beleza.

Por isso, caso seu desejo seja abrir um e-commerce de maquiagem e saber enviar os seus produtos de forma correta para os seus clientes, confira as 10 dicas a seguir.

  1. Monte um plano de negócios

Ter um plano de negócios muito bem estruturado é a base do sucesso de qualquer negócio, seja para uma instituição de ensino que oferece curso de gestão de recursos humanos ead, ou para um e-commerce que vende maquiagem.

O plano de negócios é um documento que deverá ser redigido com todas as informações que serão cruciais para o seu empreendimento, entre elas:

  • Quantidade de produtos no estoque;
  • Nome dos fornecedores;
  • Capital de giro;
  • Meios de pagamento;
  • Opções de envio;
  • Equipe de apoio.

Toda informação é relevante, então mesmo que pareça algo pequeno, não se esqueça de incluir no seu plano de negócio, essa pode ser a diferença que irá evitar riscos ou surpresas desagradáveis para o seu negócio.

  1. Crie um diferencial para a sua loja

Quando você pensa em um negócio bem sucedido e que se destaca dos demais do mesmo segmento, é porque ele possui um diferencial, algo que os outros negócios não oferecem. 

Dessa forma, é preciso pensar em algo que destaque sua loja das demais na internet.

Quando uma pessoa pesquisa em um mecanismo de busca por “curso gestão de pessoas, o que é”, por exemplo, ela vai clicar no resultado que se sobressai e mais lhe chame a atenção. O mesmo acontece quando ela pesquisa para comprar maquiagem.

Por isso, é preciso definir o seu público-alvo e saber o que ele espera e procura. Com essas informações em mãos, fica mais fácil criar conteúdos relevantes para o seu público, pois serão conteúdos que irão suprir uma necessidade dele.

Na área de cosméticos, as opções são muitas, pois você pode apostar na venda de produtos naturais, importados, veganos e até mesmo de luxo, cada um suprindo a necessidade de um público diferente.

  1. Crie uma identidade visual para a sua loja

Criar uma identidade visual para a sua loja é tão importante quanto escolher um bom nome para ela. O primeiro passo é escolher as cores que irão compor o logotipo e as embalagens do seu negócio.

Essas informações são muito importantes, pois elas serão a base para criar toda a estrutura padrão do seu site e dos seus materiais de trabalho. Com uma identidade bem definida, o seu cliente consegue reconhecer a sua marca em meio às outras.

Para te ajudar nessa jornada, é preciso realizar uma boa gestão de marketing e comunicação, pois esses dois pilares serão fundamentais para que as suas estratégias funcionem da melhor maneira possível.

Caso você não tenha habilidades para mexer nos programas de edição, considere contratar os serviços de um design gráfico, para que a sua loja tenha uma identidade visual profissional.

  1. Produza materiais de qualidade para o seu site

As fotografias são essenciais para que os clientes possam avaliar a qualidade e a beleza dos seus produtos, isso porque o apelo visual é a base para aguçar os sentidos do cliente para realizar a compra de algo atrativo. 

Até mesmo para escolher um curso de gestão financeira grade curricular é preciso ter um site com imagens atrativas, que façam o aluno querer estudar na instituição. O apelo é maior ainda quando o assunto é maquiagem.

Diante disso, na hora de tirar as fotos dos produtos para a loja, verifique as seguintes condições:

  • Luz natural do ambiente;
  • Bom enquadramento das peças;
  • Uma boa base de apoio;
  • Edição das fotos.

Mesmo que no momento você não tenha condições de arcar com os custos de um fotógrafo profissional, é possível conseguir boas fotos com o celular seguindo essas dicas.

  1. Organize o seu estoque

Para começar a construir o seu estoque, é preciso formar parcerias com fornecedores de confiança, que possuam preços competitivos no mercado. Ter bons fornecedores faz toda a diferença para o sucesso do seu negócio.

Ter um estoque organizado é tão importante quanto fazer uma faculdade de gestão de pessoas o que faz para te ajudar na gestão dos benefícios dos seus colaboradores. Portanto, esteja preparado para realizar uma pesquisa antes de fechar parcerias.

O primeiro passo é estudar quanto de capital a sua empresa possui para investir na linha de produção inicial, após essa primeira análise, entre em contato com os fornecedores para realizar cotações antes de fechar uma compra.

  1. Organize os seus produtos

A organização dos produtos do seu e-commerce de maquiagem é tão importante quanto cursar uma pós graduação gestão hospitalar ead para um profissional da saúde. Isso porque a organização é essencial para o controle das suas vendas.

Geralmente, os produtos de maquiagem costumam ser pequenos e ter embalagens parecidas, o que pode dificultar o processo de organização. Uma das melhores maneiras pode ser separar os produtos por categorias ou subdivisões.

Utilize cestos etiquetados para te ajudar, e separe cada produto por marca ou coleções, além de verificar o prazo de validade de cada um deles. Assim, você consegue manter a rotatividade do seu estoque e evitar prejuízos.

  1. Ofereça um excelente atendimento

Oferecer um atendimento de qualidade é essencial para manter os seus clientes por perto. Porém, isso não precisa ser feito somente no momento da compra, mas também no pós-venda, retendo e fidelizando os clientes.

Dessa forma, se acontecer algum problema durante a sua venda, é preciso estar preparado para oferecer um atendimento rápido e eficiente. Esse será o diferencial para que o seu cliente não fique insatisfeito e retorne outras vezes para realizar mais compras.

  1. Ofereça promoções

Oferecer um cupom de desconto pode ser um ótimo jeito de tirar aquela dúvida do cliente se compra aquele produto ou não. Alinhar estratégias de vendas com cupons de desconto é uma excelente forma de realizar vendas no início do seu negócio.

Além disso, você também pode oferecer opção de compra com cashback, desconto para a primeira aquisição ou desconto progressivo de acordo com a quantidade de produtos que for colocado no carrinho online.

Para te ajudar a montar essa estratégia, faça um calendário de descontos para não perder os prazos das promoções ou a oportunidade de oferecer descontos em datas comemorativas, que é quando as vendas tendem a crescer.

  1. Elabore um bom plano de logística

Pensar em como irá realizar a entrega do seu produto para o seu cliente é um fator primordial, pois um erro de logística nesse processo pode fazer com que o cliente não volte a comprar na sua loja.

Para que isso não ocorra, é preciso seguir alguns passos, entre eles:

  • Compra dos produtos que serão vendidos;
  • Contato com fornecedores;
  • Controle de estoque;
  • Preparo dos pedidos;
  • Embalar as encomendas;
  • Envio das encomendas;
  • Rastreio dos pedidos.

Seguir essa organização vai te ajudar a ter um controle maior sobre as suas vendas, além de te ajudar a chegar no seu objetivo final, que é lucrar vendendo maquiagem e satisfazer os seus clientes com os seus produtos.

  1. Recebe avaliações e feedbacks dos seus clientes

Para que um e-commerce continue em pleno funcionamento, receber feedbacks e avaliações dos clientes é muito importante para que o negócio continue a funcionar e a receber novos clientes.

Esse conselho vale tanto para uma instituição de ensino que oferece mba em administração hospitalar e gestão em saúde quanto para uma loja online de maquiagem, pois ambos dependem da avaliação dos clientes para crescer.

Quando os consumidores expressam a opinião deles sobre seu atendimento, seu produto ou sua forma de envio, eles te dão a chance de melhorar os pontos que não estão tão bons, e ainda se sentem ouvidos e queridos pela atenção.

Portanto, é uma via de mão dupla, onde as duas partes são beneficiadas.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog It Business Fórum, site voltado para a veiculação de conteúdos relevantes sobre negócios, startups e estratégias para pequenas, médias e grandes empresas.

You Might Also Like
Deixe um comentário