Displasia Cleidocraniana: o que é e como descobrir

Displasia Cleidocraniana: o que é e como descobrir

A Displasia Cleidocraniana é uma malformação hereditária muito rara na qual o desenvolvimento esquelético do crânio e da área do ombro é retardado em crianças, assim como toda a arcada dentária – nesse caso, é ideal levar ao dentista pelo plano odonto empresarial ou em consultas particulares.

Embora possam existir vários casos desta condição na mesma família, geralmente as características e os sintomas apresentados variam muito de uma pessoa para a outra e, cada um deles deve ser bem avaliado pelo pediatra.

Neste artigo, falaremos sobre as principais características da Displasia Cleidocraniana, como tratar e também, quais especialidades podem auxiliar, como, por exemplo, a procura dos beneficios plano odontologico empresas no caso de pacientes com essa condição. Continue lendo!

Características principais

As características da Displasia Cleidocraniana variam de cada pessoa, mas os sinais mais comuns incluem:

  • Fechamento atrasado da moleira do bebê;
  • Queixo e testa proeminentes;
  • Nariz muito largo;
  • Céu da boca maior que o comum;
  • Clavícula curta ou ausente;
  • Ombros estreitos e com maior flexibilidade; 
  • Demora no crescimento do dente.

Além disso, a Displasia também pode afetar a coluna e, nesses casos, outros problemas, como escoliose e baixa estatura, podem se desenvolver.

Da mesma forma, alterações nos ossos da face podem levar a mudanças nos seios da face, o que pode levar a sinusites mais frequentes em crianças com essas condições.

O diagnóstico de Displasia craniana é geralmente feito por um pediatra após observar as características da doença. Portanto, testes diagnósticos, como raios-X, podem ser necessários para confirmar alterações nos ossos do crânio ou do tórax.

Além disso, durante as primeiras consultas em um dentista — podendo ser inclusive, a criança como dependente do plano odontologico pme dos pais — é possível identificar a presença dessa Displasia.

Quem pode ter essa condição?

A Displasia intracraniana é mais comum em crianças com deformidades em um ou ambos os pais, porém, por ser causada por uma alteração genética, ela também pode ocorrer em filhos de pessoas que não possuem outros casos na família por mutação genética.

No entanto, a Displasia Cleidocraniana é muito rara, ocorrendo em apenas 1 em 1 milhão de nascimentos em todo o mundo.

Displasia craniana e dentes

Quando se trata de problemas dentários, essa Displasia causa várias anormalidades, características associadas à formação e erupção dos dentes. 

Podemos destacar algumas anormalidades dentárias, como:

  • Perda tardia de dentes decíduos;
  • Formação de múltiplos dentes permanentes supranumerários (extra); 
  • Erupção retardada dos dentes permanentes. 

Quase todas as pessoas com Displasia Cleidocraniana têm alguma anomalia dentária, sejam dentes de leite não caídos, extras ou permanentes não desenvolvidos. 

Além disso, eles podem ter raízes ou coroas anormais e palato muito arqueado ou fendido,  como citamos anteriormente.

Esses problemas dentários podem afetar a oclusão, sendo a forma como os dentes superiores e inferiores se unem quando a boca está fechada.

Por isso, é importante que a criança tenha acompanhamento com um profissional de odontologia para avaliar a arcada dentária e o desenvolvimento dos dentes ainda na infância.

Para auxiliar na economia, é válido verificar como funciona o plano odontologico da empresa e colocar os seus filhos como dependentes. 

Dessa forma, conseguirá realizar mais consultas durante o ano e, até mesmo, procedimentos de forma gratuita como raio-x panorâmico, limpeza e até mesmo, extrações.

Caso você ainda não saiba se a sua empresa fornece esse benefício, converse com o departamento de Recursos Humanos e pergunte se eles disponibilizam o plano odonto pme.

Como funciona o tratamento?

Em muitos casos, não é necessário fazer nenhum tipo de tratamento para corrigir as alterações causadas pela Displasia Cleidocraniana, pois não prejudicam o desenvolvimento das crianças e nem impedem que elas tenham uma boa qualidade de vida.

No entanto, no caso de deformidades maiores, os médicos geralmente recomendam diferentes tipos de procedimentos, dependendo da doença a ser tratada:

Problemas dentários

No caso de problemas e alterações dentárias, o objetivo é melhorar a aparência da boca para que a criança cresça mais confiante e mastigue os alimentos com mais facilidade.

Por isso, é importante que um dentista ou ortodontista avalie se é necessário um determinado tipo de aparelho ou até mesmo uma cirurgia.

Alterações de fala

Algumas crianças com Displasia Cleidocraniana podem não conseguir falar normalmente devido a alterações na face e nos dentes. Portanto, um pediatra pode recomendar a terapia da fala.

Sinusite frequente

Como a sinusite é relativamente comum em pessoas com essa condição, os médicos podem apontar os primeiros sinais de alerta que podem levar à suspeita de sinusite, como irritação, febre leve ou coriza, para iniciar o tratamento.

Ossos fracos

Por exemplo, se a Displasia Cleidocraniana causar ossos fracos, seu médico também pode recomendar suplementos de cálcio e vitamina D.

Além disso, também é importante consultar regularmente o pediatra e o ortopedista durante todo o desenvolvimento da criança para avaliar novas complicações que necessitem de tratamento para melhorar a sua qualidade de vida.

Conteúdo desenvolvido pela equipe do Conviva Melhor, blog criado com o intuito de melhorar a saúde e o bem-estar por meio de conteúdos que reforçam a importância dos cuidados regulares.

You Might Also Like
Deixe um comentário