Dieta para baixar o colesterol ruim

colesterol é um tipo de gordura que temos em nosso corpo e faz parte das membranas celulares. É composto de esteróis (um tipo de gordura).
O colesterol desempenha funções importantes, como sintetizar a vitamina D, entre outros.

Há diversos tipos de dietas para melhorar o colesterol e outros parâmetros de saúde, como é o casa da dieta da pimenta também.

O principal transtorno que provoca o colesterol ocorre quando ele se encontra em excesso. Neste caso, os depósitos de gordura se acumulam nas artérias causando várias doenças, tais como a aterosclerose, acidente vascular cerebral, doenças cardiovasculares, etc. Neste caso, deve-se fazer uma dieta para reduzir o colesterol.

Tipos de colesterol

  • colesterol mau (ou LDL)
    Quando há muito LDL (mau) colesterol que circula no sangue, ele pode acumular-se lentamente no interior das paredes das artérias que alimentam o cérebro e coração. Formando uma placa (um depósito duro e grosso) que pode estreitar as artérias e torná-las menos flexíveis. Isto é o que é conhecido como aterosclerose.
    O maior risco desta doença é que, se um coágulo de sangue se forma, como a artéria está bloqueada, ele pode causar um ataque cardíaco ou acidente vascular cerebral. Isto é o que é chamado de acidente vascular cerebral.
  • colesterol bom (ou HDL)
    Colesterol HDL é chamado de colesterol “bom”, pois protege contra um ataque cardíaco. É muito importante ter um baixo nível deste tipo de colesterol (menos do que 40 mg/dL para homens e inferiores a 50 mg/dL em mulheres), também envolve o risco de sofrer acidentes cardiovasculares.
    O HDL transporta o colesterol das artérias e transporta-o para o fígado, onde é expelido para fora do corpo, impedindo, assim, que uma placa seja formada, como o mau colesterol.

Dieta para baixar o colesterol

Para evitar que o colesterol ruim se acumule no sangue, só podemos fazer duas coisas: controlá-lo com medicação, se ele estiver muito alto, ou através da alimentação, com uma dieta para reduzir o colesterol.

Se precisar de uma Ambulância Particular RJ, clique aqui para saber mais!

Para isso, deve-se evitar alimentos que contêm colesterol ruim: carne muito gordurosa, manteiga, alimentos processados, de leite.

E deve incluir alimentos que contêm gorduras boas: castanhas, peixes oleosos, algumas frutas como abacate, etc.

Algumas empresas lançaram produtos de nutrição que ajudam a combater o colesterol.

Estes alimentos têm em sua composição esteróis vegetais, um ingrediente ativo usado para diminuir o colesterol e está presente (embora menos) em alimentos que contêm gorduras boas.

Faça exercícios e tenha cuidado com o seu peso, estes também são fatores muito importantes para manter o colesterol sob controle.

You Might Also Like
Deixe um comentário