Desafios para exercitar o corpo

Desafios para exercitar o corpo

Muitas pessoas sentem-se desafiadas a se manter paradas. Os desafios para exercitar o corpo são inúmeros.

Sair da inércia é um desafio para muitos, principalmente por causa do cansaço do dia a dia depois de um dia estressante.

A importância dos exercícios físicos na saúde mental

Muitos são os benefícios e importância dos exercícios para a saúde mental. No entanto, os benefícios de atividades físicas regulares não são somente na perda de medidas.

Mas, sim, na melhora da capacidade cognitiva. Ela ajuda a reduzir o estresse e a ansiedade, além de melhorar a autoestima e disposição.

Todos os movimentos motores realizados nos momentos de atividades físicas, liberam endorfinas. Isso faz com que o cérebro receba em boas quantidades o hormônio da felicidade, por exemplo.

Ela pode fazer com que inúmeros benefícios se desenvolvam, tais como:

  • Melhora do Humor;
  • Melhora da Memória;
  • Melhora na Concentração;
  • Melhora na Qualidade do Sono;
  • Melhora do Sistema Imune;
  • Melhor Disposição Mental e Física;
  • Redução de Tensões e Dores nos Músculos.

Um dos neurotransmissores responsáveis pelo bom humor e regulação do ciclo de sono é a Serotonina. Isso faz com que haja uma melhora em transtornos mentais. Principalmente os seguintes:

  • Depressão;
  • Ansiedade;
  • Síndrome do Pânico;
  • TDAH – Déficit de Atenção e Hiperatividade.

Existem dezenas de formas de se fazer exercícios em casa, caso não seja o seu desejo de ir a uma academia ou praticar um esporte, por exemplo.

Mas, você sabia que existem APP’s que te auxiliam a fazer isso em casa? Sim, um deles é o queima diária!

Algumas pessoas questionam se o Queima Diária funciona mesmo, mas, você poderá fazer os exercícios propostos nele ou alguns outros para melhorarem a sua resistência.

Pode fazer Pilates, Yoga e Hidroginástica por exemplo.

Você sabia, por exemplo, que uma simples caminhada de 30 minutos a 1 hora e meia semanalmente pode te ajudar a sair da depressão ou de sintomas de tristeza?

Há relatos de melhoras em pessoas com sintomas leves ou moderados.

Melhores atividades para exercitar o corpo

Vamos conhecer as melhores atividades para exercitar o corpo? São elas:

Alongamento

Você poderá fazê-lo em casa ou no trabalho. Em sua varanda, ou ao ar livre em algum local público. O objetivo aqui é aquecer os músculos, e melhorar a flexibilidade.

Isso pode te ajudar em questões de relaxamento da mente e do corpo.

Ponta do Pé

Quando você estiver em algum local esperando um elevador ou estiver em casa na varanda, ou aguardando uma impressão, não fique parado.

Procure ficar elevado na ponta dos pés, e faça isso por 10 vezes.

Isso irá fazer com que a sua panturrilha fique reforçada, e você tenha mais estabilidade e força para caminhadas ou corridas.

Além do benefício de ativar a sua circulação corporal e das pernas. Um simples exercício que pode mudar toda a sua saúde para melhor.

Agachamento

Se tem um exercício que ajuda a fazer com que os glúteos fiquem firmes e definidos é o agachamento. 

Ele traz inúmeros benefícios principalmente o de barriga definida. Há também um aumento de músculos nas coxas e leve redução de celulites.

Você poderá fazer isso em casa usando o APP Queima Diária, ou enquanto assiste alguma coisa na TV por exemplo.

Na cadeira

Procure fazer esse exercício com a coluna reta, mas sempre encoste na cadeira. Procure flexionar o pescoço para a lateral direita e force um pouco o ombro esquerdo para baixo.

E depois de 20 segundos nessa posição inverta os lados.

Continue sentado na cadeira com a sua coluna reta, e com os seus ombros relaxados. Olhe para um lado e para o outro e lentamente faça isso para baixo e acima.

Flexão dos Braços

Aqui você não precisará de nada para te ajudar, e sim o peso do seu corpo. Este exercício é para ajudar os músculos do tríceps e peitoral se desenvolverem.

Você poderá fazer isso na sala, no quarto, numa área de sua preferência. Procure ver vídeos na Internet exemplificando como fazer a flexão de braços corretamente.

Abdominal

Este exercício é muito indicado para quem quer melhorar a parte da barriga. Afinal, o abdômen é um músculo, é semelhante a flexão, ele tem uma variação benéfica em vários músculos.

Ele ajuda na melhora da postura, equilíbrio, respiração e ainda na questão de prevenir problemas na coluna.

Mas, se for fazer ele, procure fazer em um tapete preparado para isso, e evitar machucar as costas. Deite de costas e sobre os joelhos para cima com um dos pés firmes no chão.

No entanto, procure ficar com o peito próximo dos joelhos sem encostar. Se possível, refaça esse movimento em até 15 vezes em 3 séries.

Dança

Se tem um exercício que é bom para todas as faixas etárias é a dança. Até mesmo porque ele ajuda a aumentar a flexibilidade e melhorar a coordenação motora corpórea.

Perda de peso e melhora cardiovascular são reflexos da dança. Além de aliviar dores, timidez, estresse, combater a depressão e melhorar a autoestima.

Polichinelo

Se você quer melhorar o seu condicionamento físico e cardiovascular, esse é um dos melhores.

Afinal de contas, além de melhorar a coordenação motora, ele ajuda a queimar calorias. Se puder, faça ele como aquecimento antes de ir pra outros exercícios pesados.

Marcha Estacionária

Conhecido também como corrida estacionária, esse exercício é muito bom para quem quer aquecer a musculatura.

Ela ajuda a desenvolver um abdômen, bumbum e perna definidos, além de ajudar na queima de calorias.

Basicamente ela é uma corrida onde você não sai do lugar. Ela é indicada em se fazer em 3 minutos durante 5 séries.

Caminhada

Se você quer mexer o corpo como um todo, poderá praticar caminhada. Além de diminuir a ansiedade, o estresse e dores, poderá ter resultados como perda de peso.

Apenas 30 minutos por dia poderá te ajudar a manter o corpo em dia.

Subir Escadas

Sabe o elevador que tem no seu prédio? Que tal deixá-lo de lado? Pode ser até onde você trabalha! Use as escadas para se exercitar.

Além de fortalecer todos os músculos, traz inúmeros benefícios para o coração e pulmões, além de dar definição às pernas.

A perda de peso é consequência, e isso pode te ajudar a ter uma rotina onde você terá saúde.

Procure também cuidar da sua saúde mental em paralelo a isso. Pegue sol, pois os níveis de vitamina D no corpo estão diretamente ligados a muitos processos, principalmente o humor.

You Might Also Like
Deixe um comentário