Cuidados para ter ao passear com cães bravos ou pouco sociáveis

Cuidados para ter ao passear com cães bravos ou pouco sociáveis

Apesar de cada cão ter seu próprio temperamento, ele não nasce agressivo ou antissocial. Quando esse tipo de comportamento é desenvolvido e apresentado com frequência, provavelmente houve alguma falha na hora de educar e treinar o animal.

Quando os tutores vão passear com cães que apresentam esse tipo de comportamento na rua, além de contar com coleiras e peitorais adequados para seu tamanho, também é preciso tomar cuidados fundamentais para que o animal não entre em brigas com outros pets ou avance nas pessoas.

Por este motivo, separamos 4 dicas práticas que podem ajudar seu cão a se acalmar durante os passeios e garantir que o rolezinho seja tranquilo.

Confira!

1- Fique sempre atento na linguagem corporal

Apesar de não falarem, os cães, assim como a grande maioria dos animais, se comunicam com outros seres e se expressam por meio de linguagem corporal. 

Por isso, o primeiro cuidado que você deve tomar enquanto estiver passeando com seu cachorro bravo é ficar atento(a) aos sinais corporais que ele apresenta. 

Você, como dono(a), sabe muito bem quando seu cachorro está feliz, triste ou irritado.

Assim, é possível se prevenir e corrigir o animal quando houver algum sinal de agressividade. Os mais comuns são: pelos em toda a linha da coluna vertebral arrepiados, olhar fixo em outro animal ou pessoa e dentes à mostra.

2- Nunca dê espaço para ações agressivas acontecerem

Prestando atenção nos sinais de agressividade você consegue se prevenir, sem dúvidas. Mas, e se a agressividade já se desencadeou, como se comportar?

Ao perceber que seu cão está apresentando este tipo de comportamento, seja com outros pets ou pessoas na rua, a melhor ação é se afastar imediatamente. No caso do cachorro se irritar com você também, volte para casa, deixe-o quietinho no seu canto e espere outro momento para passear.

Ou seja, se o cachorro se irritar com alguma coisa, mude o trajeto e caminhe na direção oposta do que está incomodando o animal.

3- Se afastar não der certo, você deve corrigir o comportamento agressivo

Os cães, assim como os seres humanos, podem ser mais calmos ou esquentadinhos. 

Sabendo disso, tenha a consciência de que ao “passar a mão na cabeça” do animal quando ele tem um comportamento inadequado, você estará estimulando a repetição dessas atitudes e dificultando a mudança de hábito.  

Portanto, se afastar o animal não for o suficiente para ele se acalmar, você deve interferir e mostrar o quanto está insatisfeito com o comportamento dele. Não pense duas vezes, chame a atenção do animal e volte para casa imediatamente.

No entanto, se ele tiver uma boa reação depois de você chamar atenção, dê um reforço positivo (petisco, carinho, etc.) e mostre o quão orgulhoso está com o comportamento do animal.

Esses reforços estimulam os bons comportamentos e os transformam em hábitos positivos.

4- Caminhe sempre com o cão do seu lado

Os cães agressivos costumam disparar em cima do pet ou pessoa que os deixaram irritados. 

Por isso, é indispensável que, durante os passeios, você nunca deixe toda a guia livre. O correto, nesses casos, é manter o animal próximo de suas pernas e cabeça pouco a frente de seu corpo, sempre! Se o cachorro for de uma raça de grande porte, é indispensável utilizar a focinheira.   

Esse hábito te ajuda tanto na prevenção de brigas ou de mordidas em outras pessoas quanto no controle e comportamento do animal durante os passeios.

Pronto! Com essas práticas, com certeza os passeios com seu cachorro bravo ou antissocial serão mais tranquilos e acalmarão o animal em vez de irritá-lo. Se notar que o cão teve uma alteração de comportamento muito incomum, é fundamental levá-lo ao veterinário para identificar se existe algum fator na saúde do animal que está desencadeando a agressividade fora do normal.

You Might Also Like
Deixe um comentário