Cuidados felinos

Cuidados felinos: introduzindo hábitos saudáveis na rotina

Para cuidar corretamente de um gato, não basta oferecer a ele uma caminha confortável, sachês de comida, muito carinho e amor. Claro, esses são aspectos indispensáveis para construir uma relação próxima com o animal, mas os tutores de gatos devem conhecer alguns hábitos que tornarão a saúde do seu companheiro ainda melhor.

Esses cuidados envolvem desde aspectos envolvendo a alimentação, como oferecer ração úmida para ele, até os exercícios que o felino deve praticar. Abaixo, conheça alguns hábitos que devem ser adotados para promover um estilo de vida mais saudável para o gatinho.

Alimentação

Um dos pontos mais importantes que o tutor deve ter atenção em relação ao seu animal é a alimentação. Cada gato tem suas necessidades nutricionais próprias, sendo recomendado conversar com o veterinário responsável para saber qual é a dieta mais apropriada para ele.

Contudo, existem alguns hábitos que qualquer dono pode adotar. Um deles é evitar dar a ração para ele toda hora, uma vez que essa prática resulta no ganho de peso e, em alguns casos, no desenvolvimento da obesidade felina. O ideal é fracionar a quantidade servida em diversas refeições ao longo do dia, preferencialmente em horários específicos, para que o animal se alimente de forma equilibrada.

Algo que nenhum dono deve fazer é dar ao gato guloseimas humanas, tais como salgadinhos, doces e pães. Esses alimentos fazem mal para a saúde do bichinho, causando desde desconfortos gástricos até doenças mais severas como diabetes.

Hidratação

A hidratação do gato também deve ser acompanhada de perto, visto que este é um fator essencial para que ele mantenha a saúde. Naturalmente, os gatos tendem a beber menos água, o que torna comum que vários animais desenvolvam o quadro de insuficiência renal.

Por isso, é importante encontrar hábitos que estimulem o animal a se manter mais hidratado para não sobrecarregar os rins. Uma das possibilidades é ter uma fonte elétrica de água específica para esse tipo de uso em sua residência. Os gatos gostam de água corrente e com uma dessas, ficarão mais propensos a beber água.

Os tutores também podem espalhar vários potes pela casa, colocando-as nos cômodos que o gato mais fica durante o dia. Com mais opções, diminuem as chances do gato ficar desencorajado de beber água caso a vasilha esteja longe.

Por fim, a hidratação também pode ser feita por meio das rações úmidas. O dono precisa conversar com o veterinário para se certificar que isso não irá prejudicar a alimentação do animal, mas ao comer rações desse tipo, o gato se hidrata ao mesmo tempo em que come. Outra alternativa é oferecer a eles, em intervalos esporádicos, sachês ou patês de comida para manter a hidratação.

Exercícios

Os gatos podem não ter a mesma necessidade de exercícios que os cachorros, mas é importante que os donos tomem cuidado para que os seus animais não fiquem sedentários. Os animais que não costumam se exercitar estão sujeitos a vários problemas de saúde, como depressão, artrite, obesidade, cardiopatias e estresse, entre outras complicações.

Assim, é fundamental estimulá-lo para que ele se movimente. Algo que o tutor pode fazer é brincar com ele pelo menos uma vez ao dia, fazendo com que ele se alongue, pule e corra. Também é interessante comprar alguns brinquedinhos para os gatos não ficarem entediados ao longo do dia, sempre tendo algo para fazer.

Consultas médicas

Por mais óbvio que possa ser, sempre é bom reforçar a importância do animal consultar-se com o veterinário regularmente. O profissional é capacitado para orientar o tutor sobre questões envolvendo a alimentação e hidratação, além de fazer exames de rotina essenciais para checar a saúde do animal, como urina, fezes e sangue.

Outro ponto é que nem sempre os donos conseguem perceber sinais e sintomas de doenças que os gatos podem estar acometidos — um procedimento que o veterinário realiza com maior facilidade. Além dessa observação, o veterinário também será responsável por administrar as vacinas que o gato precisa para proteger o seu organismo.

You Might Also Like
Deixe um comentário