Cuidados com a saúde vocal

Cuidados Com a Saúde Vocal

A voz é um instrumento de trabalho de muitas pessoas: professores, vendedores, cantores e muitos outros dependem totalmente da saúde vocal para conquistarem o pão de cada dia.

A voz humana é encantadora, ela possui características únicas que permitem a identificação das pessoas, além de carregarem traços da faixa etária da pessoa, demonstra características de personalidade e ainda pode revelar o estado emocional do emissor.

Por isso vamos ver, neste artigo, algumas dicas muito importantes para você cuidar da voz e tirar o maior proveito da sua qualidade vocal por muitos anos.

Aqueça a voz sempre antes de usá-la

Fazer aquecimento vocal é bastante simples, não precisa demorar mais que 5 minutos e já oferece elementos suficientes para garantir uma maior qualidade vocal.

Os cantores estão mais habituados com o hábito de fazer aquecimento vocal, porém deveria ser uma prática em todos os profissionais da voz.

Professores podem fazer aquecimento vocal enquanto se deslocam de casa para o trabalho.

Repórteres, radialistas e demais comunicadores devem se preparar e aquecer a voz poucos minutos antes de entrarem no ar.

professora falando em sala de aula

Não tente cantar sem as técnicas corretas

Uma característica muito comum entre os profissionais da voz é uma ligeira queda por soltar a voz numa roda de amigos ou num karaokê.

Por usarem a voz diariamente, naturalmente desenvolvem algumas características que são comuns aos cantores, e perto dos amigos que não exercitam a voz da mesma foram, são verdadeiros cantores de mão cheia.

Mas, nem mesmo os aspirantes a cantores ou qualquer outro profissional que trabalha com a voz, deveriam cantar sem fazer aulas de canto.

É essencial dominar as técnicas corretas antes de tentar imitar o seu cantor favorito, ou você pode ter problemas sérios.

Mantenha-se hidratado sempre

Beber 2 litros de água diariamente é uma recomendação de saúde que todos nós já ouvimos, ainda que um estudo revelou que deve ser mais.

Mas quando falamos de profissionais da voz, essa não é uma recomendação que pode ser ignorada é uma obrigação se você quer manter a sua saúde vocal em dia.

Todos devem ter sempre ao lado uma garrafa de água e beber regularmente.

Também não adianta beber dois litros de água de uma só vez e pronto, você deve beber um ou dois goles de água por vez e repetir isso o dia inteiro.

Não grite nem cochiche

Se empolgar demais em um jogo de futebol, ou no show da sua banda de música favorita, é prejudicial para a sua voz, todos sabem disso.

Mas é igualmente prejudicial falar baixo demais.

Tente sempre manter uma intensidade e volume de sua voz para mantê-la mais resistente, principalmente quando você precisar falar por muito tempo.

Evite receitas caseiras

Se as coisas algum dia derem errado e você se ver em uma situação de perda de voz, não tente pesquisar receitas “curadoras” na internet.

Além de ter o hábito de tomar cuidados para sua saúde vocal, tenha o hábito de frequentar um fonoaudiólogo que irá fazer os exames regulares e indicar os tratamentos adequados para manter sua saúde vocal em dia.

Outras dicas para uma boa saúde vocal

Veja outros cuidados que você precisa ter para garantir a sua qualidade da voz por muitos anos.

  • Diminuir os fatores estressores da voz (frio e calor);
  • Evitar ruído intenso;
  • Evitar ar condicionado (ambiente muito seco);
  • Manter a coordenação respiratória adequada
  • Fazer massagens e relaxamentos na região da cabeça, pescoço e ombros;
  • Fazer aquecimento e desaquecimento vocal;
  • Manter uma postura adequada na hora do uso da voz;
  • Tenha sempre uma alimentação leve e saudável de usar a voz;

Veja também outras dicas de cuidados com a saúde da voz:

Com esses cuidados que você viu nesse artigo, é bem provável que você tenha uma voz boa e forte para trabalhar longos anos.

E se você gostou das dicas, deixe o seu comentário e compartilhe o artigo nas redes sociais.

You Might Also Like
Deixe um comentário