Cosméticos veganos

Cosméticos veganos: características e benefícios

A indústria de cosméticos no Brasil é uma das mais importantes do mundo, uma vez que o país ocupa o terceiro lugar no ranking de gastos com beleza. 

Dada a importância nacional e por ser um dos mercados em constante movimentação e crescimento, o Brasil recebe em primeira mão novidades sobre cosméticos e produtos relacionados à saúde da pele, cabelo e unhas. Ao mesmo tempo, o país também exporta suas matérias e técnicas, uma das mais famosas é a utilização da babosa no rosto.

A atual novidade da indústria da beleza é o cruelty free, termo em inglês para livre de crueldade, uma forma de rotular produtos que não foram testados em animais. 

Os consumidores estão atentos à qualidade e também ao histórico do que compram e consomem, então, maquiagens, cremes, produtos para o cabelo, entre outros, são preferíveis os que não foram testados em animais e não possuem nenhum tipo de componente de origem animal.

O cruelty free se tornou um movimento apoiado por influenciadores da área da beleza e seus seguidores. Se você tem interesse em entender mais sobre os produtos que não tem origem animal, fique com a gente, vamos te ajudar a identificar quais são na hora da compra e como você pode substituir o seu produto atual por um que esteja de acordo com o meio ambiente. 

Quais são os cosméticos

Antes de preparar o seu carrinho de compras online, é importante entender quais são os cosméticos livres de crueldade animal, também conhecido como cosméticos veganos. 

Os produtos não podem ter origem animal, por exemplo, muitos cílios postiços utilizados no processo de extensão são extraídos de animais, um dos mais utilizados são feitos com pelos de mink, também conhecido como vison.

Os cílios em forma de implante são um dos produtos mais procurados, mas poucas pessoas sabem da sua origem. Se você gosta de ter os cílios mais volumosos, procure os produtos sintéticos, aqueles que imitam a aparência do pelo natural, mas sem colocar em risco a saúde dos animais.

Outra maneira para você reconhecer os cosméticos veganos é que eles não devem ser testados em animais.

O produto pode não ter na sua composição matéria de origem animal, mas muitos passam por testes, principalmente em ratos e coelhos. Os produtos que mais fazem testes em animais são os para pele e cabelo, nesta lista estão shampoos, condicionadores, cremes para pentear, cremes hidratantes, batons, entre outros. 

Grande parte dos produtos passam por testes em seres vivos, as marcas são obrigadas a sinalizar se testam ou não em animais, procure o selo nas embalagens.   

Quais são os benefícios 

Os benefícios dos cosméticos veganos são mais relacionados ao meio ambiente, porque possuem menos agentes agressivos e mais componentes naturais, além de preservar a saúde e bem-estar dos animais. A diferença para a saúde humana é quase nula, pois a qualidade se mantém. O cruelty free está mais relacionado com o planeta terra. 

Além dos cosméticos veganos há também produtos reutilizáveis. O algodão é utilizado para tirar a maquiagem e ajudar no processo de limpeza da pele. Embora não seja biodegradável e polua o meio ambiente. Sendo assim, a solução é utilizar tecidos mais delicados para a limpeza da pele e depois lavar, assim, podendo ser utilizado novamente.

Você já tinha ouvido falar sobre os produtos veganos? Se você tem dúvida se o seu produto é vegano ou não, basta olhar na embalagem. As empresas precisam alertar os consumidores sobre a origem da sua matéria-prima. 

Quando o produto é vegano, normalmente, há um selo de cruelty free ou livre de crueldade, sendo uma maneira simples e rápida de identificação. 

You Might Also Like
Deixe um comentário