Conheça os tipos de implante dentário

Conheça os tipos de implante dentário

O implante dentário é uma estrutura de metal posicionada, através de uma cirurgia, abaixo da gengiva, no osso do maxilar. Quando colocadas, o profissional dentista consegue colocar dentes sobre elas.

Esse procedimento é seguro e estável, pois essa estrutura é integrada ao osso para dar suporte aos dentes artificiais. As próteses que forem montadas sobre esses implantes não têm risco de escorregar, o que garante uma boa alimentação e fala.

Na prótese fixa dentária, diferente dos casos de pontes fixas, não é preciso desgastar o dente natural do paciente. É preciso ter apenas gengivas saudáveis e ossos prontos para a sustentação. 

Para garantir o sucesso do tratamento, é preciso manter uma higiene bucal adequada e suas estruturas saudáveis, além das visitas ao dentista.

Como são feitas e para que as próteses dentárias servem

Implantes dentários são feitos para substituir a raiz dos dentes e dar suporte a uma prótese.

Ele contribui para uma aparência física melhor, além da função mastigatória. 

Indicados para pacientes que perderam um, alguns ou todos os dentes, por diversos motivos e após uma extração de dente preço.

O implante dentário costuma ser feito de duas formas: em uma só consulta ou num intervalo de 28 dias a 6 meses. Isso é o que profissionais da área chamam de carga imediata ou  carga tardia.

É preciso fazer primeiro uma avaliação, com exames como radiografia, tomografia e escaneamento oral. 

Os resultados orientam a uma clinica implante dentário na hora de planejar o novo sorriso do paciente, trazendo menos riscos na hora de posicionar o implante.

Depois dessa análise, o dentista percebe o tamanho e a espessura do implante e segue com o procedimento, que pode ser com uma guia cirúrgica, ou abrindo a gengiva com um bisturi.

Depois, com o uso de minúsculas brocas, ele faz pequenas cavidades no osso onde a prótese fixa sobre implante será rosqueado. Feito isso, a prótese está pronta para ser introduzida.

Conheça os tipos de próteses dentárias

Um detalhe sobre esse tratamento é que, para cada tipo de problema, existe um procedimento específico.

1. Implante unitário

Nesse caso há a substituição de apenas um dente. Normalmente é feito com porcelana, pela sua semelhança com a coroa do dente. 

2. Implante com prótese protocolo

Nesse tipo de implante, são usados de quatro a oito pinos de titânio que darão suporte à prótese de resina. Muito indicado quando há muitos dentes danificados. Para a fixação da prótese, uma barra metálica é ligada ao implante.

3. Implante zigomático

Por ser fixado no osso zigomático, esse é um procedimento mais complexo. Por mexer na maçã do rosto, é recomendado principalmente para casos de atrofia maxilar, substituindo as próteses removíveis.

4. Implante com prótese overdenture

Implantes com prótese overdenture são os mais acessíveis por levarem menos tempo na conclusão do tratamento.O dentista vai implantar de três a seis pinos e fixar uma grande prótese de resina. 

É como uma dentadura fixa.Esse modelo pode ser retirado, através de botões de pressão. Um benefício que facilita a higienização da boca e previne doenças periodontais.

5. Implante dois por três

A chamada ponte fixa. O método conta com dois pinos que servem de ponte para a fixação de uma base metálica. Muito indicada para quem perdeu os dentes da frente ou três dentes vizinhos. A técnica precisa ser bem ajustada à arcada dentária para um melhor resultado.

O dentista avalia qual o material específico para cada caso. Isso varia de acordo com o caso clínico e também com o orçamento. Mas todos, se feitos num profissional especialista, geram bons resultados tanto na autoestima, quanto nas partes funcionais.

Esses materiais podem ser prótese de porcelana ou em resina, ambos deixam um aspecto natural e proporcionam excelentes resultados com alta durabilidade.

Cuidados a serem tomados

Após a colocação do implante é preciso tomar alguns cuidados ao longo da vida:

  • Manter rigorosa higiene bucal;
  • Ter uma alimentação saudável;
  • Não roer as unhas;
  • Cuidado em morder objetos duros;
  • Não fumar;
  • Visitar o dentista com frequência.

Hoje, muitas pessoas estão mais conscientes em relação à saúde da boca e, por isso, estão em busca de tratamentos estéticos e funcionais, para uma qualidade de vida melhor.

Tratamentos como implantes, clareamento, aparelho de dente, dentre muitas outras opções com tamanho avanço da tecnologia na odontologia, estão cada vez mais populares e acessíveis. 

Os resultados têm impacto direto na autoestima e nas funções físicas dos pacientes, proporcionando mais conforto e segurança a eles.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Qualivida Online, site no qual é possível encontrar diversas informações e conteúdos sobre os cuidados com a saúde física e mental.

You Might Also Like
Deixe um comentário