Confira 4 dicas essenciais para escolher um curso online

Confira 4 dicas essenciais para escolher um curso online

O curso online é uma modalidade de estudos que ganhou muito espaço nos últimos anos, na verdade, desde o início de 2000 é que essa modalidade de ensino começou a chamar a atenção de uma quantidade cada vez maior de pessoas.

Hoje em dia, fazer um curso online é uma coisa comum e acessível a qualquer pessoa que tenha uma conexão com a internet. Para melhorar ainda mais, existem muitas opções de aprendizado totalmente gratuitas, o que aumenta o acesso à educação.

Também existem as opções de cursos pagos, inclusive cursos de idioma, graduação, pós-graduação, entre outros. Vários assuntos podem ser trabalhados, portanto, é uma forma de incrementar o currículo sem precisar sair de casa.

Talvez, a flexibilidade de horários do curso online seja o principal fator para que cada vez mais pessoas procurem esse tipo de aprendizado. Quem trabalha fora o dia todo, tem mais disponibilidade para se organizar e manter o foco nos estudos.

Mas, é necessário escolher bem. Por isso, vamos explicar o que é curso online, as vantagens que ele traz, sua importância, além de dar algumas dicas para escolher uma boa opção. Confira!

O que é curso online?

O curso online nada mais é do que uma modalidade de estudos que reúne aulas gravadas previamente por um professor, locutor ou tutor contratado.

O aluno pode estudar de acordo com sua disponibilidade, tendo em vista que os conteúdos ficam disponíveis 24 horas por dia.

Outra vantagem é que não é necessário fechar turma, ou seja, se só você quiser fazer determinado curso, não tem problema.

O aluno pode usar uma mesa plataforma escritório e um computador para se conectar, mas também pode assistir às aulas por meio de:

  • Um notebook;
  • Um celular;
  • Um tablet
  • TV com conexão à internet.

A interação com professores e até outros alunos pode acontecer por meio de fóruns, moderados por um tutor. Geralmente, principalmente no caso de aulas gravadas, o aluno não consegue interagir com o professor para tirar uma dúvida.

Mesmo que alguns cursos ofereçam aulas ao vivo, praticamente 99% das instituições de ensino mantêm o material gravado para que o aluno não perca o conteúdo e possa assisti-lo quando eu tiver mais tempo.

É exatamente essa flexibilidade que tem atraído pessoas interessadas em diferentes cursos, de variadas profissões de muitas cidades e que querem continuar seus estudos.

Vantagens do curso online

Pode parecer que não, mas os cursos online trazem muitas vantagens para os alunos, dentre elas a economia de tempo e dinheiro.

Os cursos virtuais são mais baixos que os presenciais, mesmo assim, a instituição de ensino consegue oferecer o mesmo conteúdo, sem que para isso precise de toda uma estrutura física.

O aluno vai pagar uma mensalidade mais barata por conta disso, e ao deixar o ambiente de trabalho com divisória corporativa pode ir direto para casa, sem precisar gastar com passagens para o curso.

O estudante é totalmente responsável por organizar seu tempo de estudos. Não é necessário assistir às aulas sempre no mesmo horário e em determinado dia. Ou seja, se o indivíduo só tem tempo de madrugada, pode aproveitar esse horário.

Isso traz mais facilidade para se organizar dentro da própria disponibilidade, o que melhora o andamento das aulas e absorção dos conteúdos.

Também fica totalmente a cargo do estudante escolher os tópicos que deseja estudar primeiro e deixar aqueles que tem mais dificuldades para estudar depois. Em outras palavras, a rotina fica totalmente sob a responsabilidade do aluno.

Assim como existe toda uma flexibilidade em relação aos horários de estudo, os cursos online também podem ser acompanhados de qualquer lugar, pois tudo o que o aluno precisa é de uma conexão com a internet.

Quem viaja muito a trabalho ou passa muito tempo dentro do transporte público pode aproveitar esses momentos para estudar, assim como no horário do almoço, no caso de um profissional que presta suporte de TI para pequenas empresas.

Ao contrário do que acontece com os cursos tradicionais, que dependem totalmente de livros e apostilas, os cursos digitais são muito mais dinâmicos e atrativos.

Todo o conteúdo é disponibilizado por meio de vídeos, infográficos e outras opções interativas, que prendem a atenção do estudante e garantem seu rendimento. Também são ótimos exercícios para acompanhar o progresso dos estudos.

Algumas pessoas acreditam que quem faz um curso online não consegue ter contato nenhum com o professor, mas isso não é verdade. As escolas e universidades contam com plataformas que oferecem um canal para esclarecer dúvidas com o professor.

Em algumas datas específicas, eles também realizam mutirões para conversar com os alunos e esclarecer todas as dúvidas.

O estudante, então, terá um bom desempenho e em breve poderá imprimir seu trabalho de conclusão de curso em uma grafica rapida perto de mim. Mas isso também é possível porque os materiais estão sempre atualizados.

O curso digital por si só já é algo moderno, portanto, sempre vai oferecer algo atualizado e que esteja de acordo com as exigências de aprendizado dos dias de hoje.

O aluno tem acesso ao certificado da mesma forma como no curso presencial, inclusive, as graduações a distância oferecem o mesmo diploma que os alunos do curso presencial recebem.

Importância de fazer um curso online

Os cursos online têm muita importância para o currículo profissional, e isso também colabora para que eles se popularizem cada vez mais.

Quem está em busca de atualização profissional, uma especialização ou até mesmo completar a carga horária de atividades complementares que normalmente as universidades exigem, encontra nos cursos a distância uma excelente opção.

O mercado está cada vez mais competitivo, e os profissionais precisam se preparar para essa realidade, incrementando o currículo continuamente.

Em outras palavras, não importa a sua idade ou a sua profissão, saiba que o ideal é fazer um curso por ano, em diferentes modalidades, para ser um profissional cada vez mais atualizado e requisitado.

Isso chama a atenção dos recrutadores e facilita na hora de conquistar aquela vaga para trabalhar com camisa uniforme gola polo. Só que não basta fazer qualquer curso, é fundamental saber como escolher.

Como escolher um bom curso online?

Agora que você já sabe a importância e todas as vantagens que o curso online pode trazer para a carreira profissional, chegou a hora de saber como escolher. Algumas dicas são:

1.    Conhecer a instituição de ensino

Se for possível, visite a instituição de ensino para conhecer um pouco sua estrutura e o que ela tem a oferecer. Converse com alunos que já se matricularam e procure conhecer os coordenadores dos cursos que você gostaria de fazer.

Mesmo que não seja presencial, é fundamental buscar informações sobre a coordenação, visto que ela é responsável pela organização das disciplinas e de tudo o que os alunos aprendem.

2.    Conhecer o material didático

Um professor particular de canto precisa preparar a aula de seu aluno e o material que ele deverá estudar, e isso se aplica às instituições de ensino também.

Nesse contexto, para ter certeza de que está escolhendo um bom curso, verifique a qualidade do material, sua disponibilidade, se existe biblioteca para imprimi-lo, dentre outras informações do tipo.

Verifique se os valores da mensalidade incluem todo o material, pois isso ajuda a evitar surpresas no futuro.

3.    Analisar o currículo dos tutores

Procure analisar detalhadamente o currículo dos tutores para conhecer um pouco mais sobre seu profissionalismo e seu potencial.

Deste modo, se o aluno vai fazer um curso NR 20 para frentistas, deve se certificar de que o professor tem a formação adequada para falar sobre esse assunto.

Não se esqueça de analisar a experiência desses profissionais fora da instituição de ensino, seus feitos e de que maneira são reconhecidos.

4.    Reputação da instituição no MEC

O MEC (Ministério da Educação), classifica as instituições de ensino, portanto, antes de se matricular, verifique qual é a pontuação da faculdade ou colégio.

Muitas divulgam descontos em matrículas e mensalidade, por meio de um folder de promoção, na sua fé este negócio com aquela que tiver um bom corpo docente, uma boa infraestrutura, uma boa nota no ENADE e uma boa classificação no MEC.

Considerações finais

Os cursos online estão em alta e fazem toda a diferença na vida dos profissionais, independentemente da idade ou área de atuação.

É sempre uma boa ideia se qualificar e obter conhecimento de valor, para melhorar as habilidades no dia a dia, expandir o conhecimento e, sem dúvidas, se edificar como ser humano.

Fazer um curso online é uma forma de alcançar tudo isso, e o aluno só precisa ter cuidado na hora de escolher a instituição onde vai estudar. Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

You Might Also Like
Deixe um comentário