velocidade de um site

Como testar a velocidade de um site?

A velocidade de um site é fundamentalmente determinante, não apenas para o sucesso de um negócio digital, mas até mesmo para que as pessoas permaneçam dentro dele até concluírem as ações necessárias para a compra de um produto ou serviço.

Não existe outra maneira de garantir que as visitas estão satisfeitas, seja na compra de celulares no varejo ou de produtos de higiene pessoal atacado

É necessário, em todas as situações, potencializar a qualidade da navegação, caso contrário, não haverá sucesso.

É justamente por essa razão que existem, no mercado atual, diversas ferramentas que possibilitam a testagem da velocidade de um site, e mais um monte de outras formas de potencializar essa rapidez na entrega, uma vez que são muitas as razões para possuí-la.

Primeiro, nem mesmo uma página de um despachante CNH suspensa será acompanhada da forma adequada até fornecer aquilo que o cliente quer e que a companhia precisa vender. E segundo, é possível dizer que os sites que respondem rápido vendem mais.

Ainda é possível apontar, em terceiro lugar, que adquirir o conhecimento acerca do funcionamento e da velocidade dos websites pode, e muito provavelmente é, aquilo que a maioria das empresas que estão começando no digital precisa.

Dessa forma, e para que até mesmo produtos como uma simples persiana possam ter as suas vendas dobradas, ou até mesmo triplicadas, em uma plataforma online, este artigo ensinará aquilo que é necessário saber sobre o assunto.

Apontando o conceito e o motivo pelo qual ter um site veloz é importante, será possível fazer com que aquele que compreenda esses conhecimentos possa dar um salto na frente da concorrência.

Por fim, ainda serão dadas algumas dicas úteis sobre como testar o nível de velocidade de resposta de um site.

Em que consiste a velocidade de um site?

A velocidade do site trata-se do tempo necessário para que uma página da web seja completamente aberta em um dispositivo móvel ou mesmo em um computador.

Ela é um grande fator para o rankeamento no Google Chrome, uma vez que as páginas mais rápidas propiciam uma experiência de usuário muito mais otimizada. Dito isso, é válido deixar claro que o ideal é que a resposta  não passe de três segundos.

É verdade que a velocidade média da internet no território nacional está longe de ser excelente. Conforme consta no relatório de velocidade de internet da Akamai, feito no ano de 2016, o Brasil ocupa a 87ª posição dentre os demais duzentos e quarenta e dois países.

Mas, ainda assim, muitos sites conseguem deixar essa situação ainda pior, uma vez que são desenvolvidos sem a devida atenção para a agilidade do carregamento e acabam se tornando um verdadeiro problema para a paciência do usuário.

De forma que, se tratando de uma verdadeira portaria virtual, os websites não podem passar essa sensação. Seria como um indivíduo fazendo uma visita a um amigo em seu condomínio e, por conta da demora da resposta do porteiro, ele desistisse e fosse embora.

Ainda é possível imaginar outras situações parecidas, como alguém que vai a um fast food e, por mais irônico que pareça, um pedido que deveria fazer juz ao nome do tipo de atendimento demora mais de vinte minutos para ser entregue.

Será mais doloroso ainda para o empresário pensar que, na lanchonete ao lado, existe um atendimento que faz o mesmo tipo de entrega dentro do prazo de cinco minutos. 

Aliás, são muitas as lojas de alimentos que prometem entregar nesse tempo e entregam bem antes.

Na internet a situação é bem parecida, mas o contexto do tempo muda para os segundos, pois quando alguém quer determinado conteúdo, acessa uma página e ela demora mais de dez segundos para carregar, a coisa acaba desandando.

Trata-se de algo involuntário, antes mesmo que ela própria se dê conta, ela já estará no Google de novo, buscando outra opção, pois nesse ambiente, cada segundo de espera parece ser uma eternidade.

Os internautas hoje vivem na era do imediatismo, em que o tempo já vale bem mais do que o dinheiro. Isso é tão perceptível na internet quanto em um buffet refrigerado para saladas.

Nessa era, junto ao nível de dinamismo da web, a audiência se torna cada dia mais exigente. O conteúdo de um site pode até ser bom, mas, se a velocidade de carregamento não condiz com o mesmo, as pessoas certamente não pagarão para ver.

Lá no ano de 2010, o Google Chrome anunciou que o tempo de carregamento de uma página consistia em um dos seus mais de duzentos critérios avaliados para o rankeamento.

Isso é o mesmo de dizer que o tempo que um site leva para carregar em relação aos dos concorrentes é um dos pontos influenciadores do posicionamento que ele terá organicamente na página de resultados.

Dito isso, é necessário ter consciência de que esse detalhe, por mais que seja pequeno, impacta diretamente na estratégia de SEO do negócio, que nada mais é do que o bom manejo com os critérios de rankeamento para colocar um site no topo dos resultados.

Conforme está contido em uma pesquisa feita pela backlink, os sites mais lentos são penalizados nesse tipo de processo. E sendo eles a nova fachada de loja do mundo virtual, essa primeira impressão prejudicará a companhia.

Além de consistir em um dos fatores de rankeamento orgânico do Chrome, a velocidade do site também tem influência direta na experiência dos usuários e nos resultados de uma empresa.

Por que a velocidade de um site é tão importante?

Para pensar nessa importância, é interessante começar pelas taxas de conversão. Vários estudos provam que a velocidade do site atinge diretamente a taxa de conversão, ou as taxas à qual os usuários realizam uma ação desejada pela empresa, entre outras coisas.

Não apenas mais usuários ficam mais tempo nos sites de carregamento rápido, como também os números de conversão são mais altos em comparação com os dos sites mais lentos.

Várias companhias chegaram à conclusão de que uma diminuição de alguns milissegundos no tempo de carregamento do site aumenta as conversões, e esse tipo de feedback certamente não irá parar de surgir.

Dessa forma, otimizar o desempenho de uma página é uma grande forma de melhorar a taxa de conversão.

No andar de baixo, ainda é possível avaliar também as taxas de rejeição. É justamente esse tipo de métrica que indica o percentual de usuários que abandonam um site depois de visualizar apenas uma das suas páginas.

Os usuários provavelmente irão fechar a janela ou mesmo sair da página se esta não for carregada em alguns segundos de forma que até mesmo uma empresa de serviço de limpeza, que poderia se beneficiar do fechamento de uma parceria, não conseguirá.

Além disso, ainda devem entrar na conta também as vantagens ou desvantagens que esses fatores acarretaram à estratégia de SEO, mediante as boas ou más práticas.

Já que o Google Chrome tende a priorizar a obtenção de dados relevantes para os usuários da forma mais rápida possível, o desempenho de uma plataforma é um fator essencial nas classificações de busca do navegador.

O desempenho de um site nos aparelhos móveis é especialmente importante para o bom andamento da tática de SEO, de forma que nem mesmo um porteiro terceirizado pode se promover bem na internet sem fazer com que a sua publicidade se encaixe nela.

Além de tudo isso, ainda existe também o fator da experiência do usuário. Longos períodos  de tempo no carregamento da página e tempos de resposta que deixam a desejar para a comodidade das ações do usuário, criam uma experiência que boa parte deles acha ruim.

Esperar pelo carregamento de um conteúdo se torna frustrante para essas pessoas e pode fazer com que elas resolvam sair do site ou do aplicativo em questão.

4 ferramentas para testar a velocidade de um site

Por fim, e para que este artigo se torne completo no seu objetivo de auxiliar aqueles que querem otimizar os seus negócios digitais por meio do aperfeiçoamento dos sites, será de grande valia ensinar a fazer isso da forma certa.

Para testar a velocidade de um site, existem quatro ferramentas no mercado atual que podem ser bem úteis. São elas:

  1. Page Speed Insight;
  2. GTmetrix;
  3. WebPageTest;
  4. Geek Flare.

Fazer bom uso daquilo que se tem em mãos é essencial para o sucesso. A partir do momento em que se tem conhecimento das técnicas necessárias, a única coisa que falta é aplicar com maestria.

Considerações finais

Para que uma estratégia digital dê certo, é preciso fazer bom uso dos meios que estão disponíveis no momento. E quando se tratam dos sites, não é possível fazer bom proveito deles sem um funcionamento ágil e uma entrega veloz.

Por meio do conhecimento da importância dessa velocidade e do conjunto das melhores formas para testá-la e aprimorá-la, é possível fazer um trabalho bem feito usando essas plataformas.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

You Might Also Like
Deixe um comentário