Como ser uma pessoa mais fitness

Como ser uma pessoa mais fitness?

Tomar vitaminas e sucos e comer mais salada é só o começo. Veja 7 dicas para levar uma vida mais saudável.

A palavra fitness vem da língua inglesa e significa “adequação ou aptidão a determinado propósito”. Muito usada no mundo dos esportes, ela não tem muito a ver com performance ou com o corpo perfeito, mas sim com uma boa saúde, geralmente associada à prática regular de exercícios, hidratação e alimentação balanceada.

Ou seja, todo mundo deveria ser fitness porque, de maneira geral, a palavra se refere a manter hábitos de cuidado com o corpo, o que também significa mais disposição e prevenção a várias doenças. Não sabe por onde começar? Que tal pela nossa lista de dicas?

Planeje as refeições

Você não precisa comer só salada, mas é uma boa ideia evitar frituras e ultraprocessados, assim como planejar uma dieta balanceada, que contenha todos os nutrientes que o corpo precisa para funcionar bem. Se é difícil encontrar bons pratos na rua, pode ser o caso de levar marmitas e lanches de casa.

Frutas, legumes e verduras devem, obrigatoriamente, constar no seu prato, assim como carboidratos e proteínas. Se você come carne, prefira as brancas e magras. Se você é vegetariano ou vegano, certifique-se de fazer uma boa substituição nutricional e de suplementar algumas vitaminas, como a B12.

Não se esqueça da hidratação

A hidratação é essencial para várias funções do corpo, influenciando até mesmo na beleza, como o aspecto da nossa pele, por exemplo. Por isso, lembre-se de tomar pelo menos dois litros de água por dia. Incluir sucos, vitaminas e chás na dieta também é uma boa forma de se nutrir e hidratar ao mesmo tempo.

Conheça o seu corpo

Tornar-se uma pessoa mais fitness também está ligado ao autoconhecimento. Pode ser uma boa sugestão procurar um nutricionista e um profissional de educação física para te orientar sobre as mudanças. Com o tempo, a ideia é que você aprenda não só os seus limites, mas também a “ouvir” o que o seu corpo “pede” em cada momento.

Encontre uma atividade prazerosa

Buscar se exercitar regularmente é essencial, mas você não precisa, necessariamente, se matricular em uma academia (essa é uma alternativa válida, mas não a única). O ideal é encontrar uma atividade que te dê prazer, o que não só é mais benéfico, como diminui as chances de você faltar os treinos. 

Pode ser futebol, dança, caminhada, natação, alguma arte marcial e mais uma infinidade de coisas. Se você não sabe do que gosta, pesquise sobre as opções disponíveis na sua cidade ou perto da sua casa e faça algumas aulas experimentais até sentir que encontrou o esporte certo para aquele momento.

Alongue-se

Os alongamentos são importantes na fase de aquecimento antes dos esportes, pois ajudam a evitar lesões. Além disso, fazer alguns exercícios para alongar as costas, os punhos e o pescoço são boas ideias durante o dia de trabalho, especialmente se sua função exige ficar longas horas sentado em frente a um computador.

Estabeleça uma rotina realista

Ter uma rotina, com horários para as refeições, os exercícios e, inclusive, para dormir e acordar, ajuda bastante a conseguir manter os hábitos fitness. No entanto, ao estabelecer essa rotina, é importante que você seja realista, respeitando, inclusive, seus horários de descanso e lazer. Dito isso, evite exceções.

Se a sua desculpa é não ter tempo, pode ser o caso de começar a acordar mais cedo. No começo pode parecer difícil, mas depois vira hábito e fica fácil.

Cuide da mente

A nossa saúde é um combo de cuidados físicos e psicológicos, portanto cuidar da mente faz parte de ser fitness. Comer bem, se exercitar e tirar um tempo para descansar já são formas de fazer isso, mas também é interessante fazer alguma terapia alternativa, como ioga ou meditação. 

Frequentar um psicólogo é outro hábito que pode te ajudar a lidar melhor com os conflitos da vida e a se adaptar a uma rotina mais saudável. Escolha uma abordagem que tenha a ver com você e experimente. Quem começa, não quer mais parar.

You Might Also Like
Deixe um comentário