empreendedorismo

Como o empreendedorismo pode mudar sua vida

Quando se fala em empreendedorismo, logo as pessoas pensam em ter o próprio negócio, ser o próprio chefe, trabalhar com o que se gosta e aumentar os ganhos.

De fato, empreender representa tudo isso, mas também traz outras obrigações que o empreendedor precisa assumir no dia a dia.

Ele é o único responsável pelas finanças do negócio, por sua divulgação, pela qualidade dos produtos e serviços oferecidos, pelo atendimento ao cliente, dentre outras questões pertinentes ao empreendimento.

Imagine quantas mudanças essa atividade pode trazer na vida de uma pessoa, independentemente de qual seja o segmento da empresa. Embora seja algo muito mais trabalhoso, também é mais gratificante.

O Brasil é um dos países com maior número de empreendedores, alcançando a marca de 52 milhões de brasileiros, com idades entre 18 e 64 anos. São pessoas que desenvolvem alguma atividade empreendedora e os números tendem a crescer.

Se você está pensando em abrir o próprio negócio, mas primeiro quer saber um pouco mais sobre empreender, este artigo será de grande utilidade.

Você vai entender o conceito de empreendedorismo, a importância dessa atividade e descobrir de que maneira ela pode mudar sua vida.

O que é empreendedorismo?

Ser um empreendedor, termo muito comum atualmente, nada mais é do que empreender um negócio, que pode ou não ter fins lucrativos, tais como:

  • Empresas;
  • Projetos;
  • Ações;
  • ONGs.

Em linhas gerais, empreender é ter uma ideia e trabalhar para que ela seja colocada em prática. Assim como existe o empreendedorismo, existe o empreendedor, uma nomenclatura que para muitos é sinônimo de glamour.

No entanto, quando se abre um negócio, além das melhorias físicas no estabelecimento com instalação de escada de concreto reta, existe muita coisa a ser feita.

A melhor definição para empreendedor é uma pessoa que tem um objetivo e trabalha para alcançá-lo, superando diversos obstáculos pelo caminho.

Os empreendedores podem atuar em todos os setores e suas atividades estão envolvidas com gestão de pessoas, gestão financeira, vendas, marketing, questões jurídicas, estratégias inovadoras, entre outras.

Importância do empreendedorismo

A sociedade está inserida em um momento de grandes evoluções tecnológicas e mudanças comportamentais. A maneira como os trabalhos são desenvolvidos, além do modo como as pessoas se relacionam e consomem, muda constantemente.

As mudanças também são muito rápidas e o empreendedorismo exerce um papel muito importante nesse processo. Eles acompanham as transformações sociais e atuam dentro delas.

São empreendimentos que trazem soluções e inovações para a sociedade como um todo, ajudando a recuperar a economia por meio da geração de empregos.

Sua importância se dá por diversas razões, uma delas porque contribui com a sociedade. Além de gerar empregos, também contribui com a inclusão social, tornando a tecnologia mais acessível e estimulando a compra de produtos e serviços.

Além disso, para construir o próprio negócio, o empreendedor precisa adquirir soluções oferecidas por outras empresas, como no caso de letra caixa com lampadas para o estabelecimento.

O empreendedorismo feminino também está se destacando no Brasil, tendo em vista que um número cada vez maior de mulheres toma frente de seus próprios negócios, reduzindo as quedas nas diferenças profissionais entre os gêneros.

Essa atividade também é muito importante para o país como um todo, pois, de acordo com o Sebrae, existem cerca de 9 milhões de micro e pequenas empresas no Brasil.

Alavancar esses negócios é uma forma de fortalecer o Produto Interno Bruto (PIB), melhorar a economia, gerar empregos e incentivar o consumo.

O mercado de trabalho também sai ganhando, mas a geração de empregos é apenas um dos benefícios que esse setor tem acesso. Isso porque, quando uma pessoa quer abrir o próprio negócio, se dispõe a correr riscos pela empresa.

Essa atitude fomenta a inovação, a concorrência e o desenvolvimento de novos produtos e serviços. Muito mais do que abrir o próprio negócio, uma pessoa pode empreender dentro de outras organizações, por meio de ideias e de suas habilidades.

Abrir um quiosque pronto para shopping, por exemplo, traz oportunidade de emprego para outras pessoas e o acesso a soluções inovadoras que o público ainda não conhece.

O sentido real de empreender está muito além de criar uma empresa, visto que envolve mudanças na mentalidade adotada no dia a dia e a inovação.

Mas, para que tudo seja feito da melhor maneira possível, é fundamental conhecer ferramentas administrativas que tornam o processo muito mais simples e seguro,

Empreender é uma atividade que anda lado a lado com a administração, pois essa área oferece todas as ferramentas importantes para o empreendedor, ao mesmo tempo em que o empreendedorismo traz novas formas de pensar para a administração.

O desenvolvimento local também é beneficiado, principalmente tendo em vista o aumento do desemprego nos últimos anos, o que fez com que as pessoas passassem a valorizar o comércio local.

Quando você compra mesa de reunião 8 lugares de um fabricante local, contribui para o desenvolvimento da região e ajuda essas empresas a aumentarem seus lucros.

São pessoas que estão em ascensão no mercado e precisam aumentar sua renda e a renda de seus funcionários diretos e indiretos.

Mudanças trazidas pelo empreendedorismo

Porém, não é apenas a sociedade, o mercado e a economia que saem ganhando e passam por mudanças positivas por conta do empreendedorismo. A vida do empreendedor também muda muito, e alguns exemplos disso, são:

1. Melhora o senso de responsabilidade

Quando uma pessoa começa a empreender, se torna responsável por executar suas próprias ideias, algo que pode ser muito desafiador, mas, ao mesmo tempo, traz a possibilidade de construir o próprio destino.

Em períodos de crise econômica, quem empreende não precisa das decisões do chefe para prosperar. Por exemplo, um arquiteto autônomo pode desenvolver projetos de sala planejada pequena apartamento até que as pessoas possam investir em projetos maiores.

Em outras palavras, o empreendedor pode criar suas próprias oportunidades e gerar resultados por conta própria. Para fazer isso, basta que tenha um produto ou serviço que chame a atenção das pessoas.

2. Aprender constantemente

O empreendedor aprende continuamente, simplesmente porque não pode se acomodar com qualquer situação. Precisa correr atrás de novos aprendizados por meio de livros, cursos, palestras e assim por diante.

Quem empreende precisa criar maneiras de desenvolver a empresa constantemente, caso contrário, verá o projeto se afundar.

É necessário sair da zona de conforto, visto que existe uma demanda por desenvolvimento profissional, pessoal e emocional, além de desenvolver a capacidade de tomar decisões e construir bons relacionamentos.

3. Mais retorno financeiro

Muitas pessoas querem empreender para aumentar seus retornos financeiros, seja por meio do próprio negócio ou de projetos dentro das empresas onde trabalham.

Por exemplo, alguém que está criando um design inovador de peças para dormitório sob medida é um indivíduo que está empreendendo. Esse caminho costuma ser muito desafiador, por isso, é necessário sair da zona de conforto.

Porém, em longo prazo, os lucros começam a aparecer, algo muito diferente de trocar o próprio tempo por dinheiro, como acontece com a maioria das pessoas. O sucesso financeiro depende exclusivamente do empreendedor e de seus resultados.

4. Tempo flexível

No início, ter tempo livre é um pouco mais difícil, visto que é necessário dedicar muitas horas para o projeto, inclusive aos fins de semana, mas quanto mais o empreendedor avança, mais liberdade terá para gerenciar sua agenda.

Ao longo do tempo, você poderá contar com a ajuda de outras empresas, como uma de entrega expressa motoboy. Em muitos casos, o expediente deixa de ser importante por conta de outros aspectos.

Geralmente, os empreendedores precisam considerar o horário comercial para se comunicar com seus clientes e fornecedores, mas isso não te impede de realizar as tarefas profissionais nos horários em que for mais produtivo.

5. Senso de propósito

O senso de propósito na hora de trabalhar, sem dúvidas, é a maior mudança de vida que o empreendedorismo traz. Poucas coisas na vida são capazes de superar a possibilidade de trabalhar com aquilo que uma pessoa realmente gosta.

Além de tornar o dia a dia mais prazeroso, permite perseguir seus próprios objetivos pessoais e profissionais. Afinal, não se vai sair da cama apenas para trabalhar, mas para perseguir um propósito.

Desde um pequeno negócio especializado em papéis de parede até os mais variados tipos de empreendimentos, tudo se torna mais prazeroso.

Apenas tenha em mente que existem desafios pela frente, mas o fato de fazer algo que você de fato acredita, aumenta consideravelmente a motivação.

Considerações finais

Empreender é o sonho de muitas pessoas, e não é para menos, afinal, traz mudanças significativas para a sociedade como um todo.

A vida do empreendedor muda totalmente e para melhor, por isso, se você tem um projeto ou uma ideia, deve trabalhar em cima dela para torná-la realidade e ser mais um agente transformador na sociedade.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

You Might Also Like
Deixe um comentário