Como manter relacionamentos saudáveis

Como manter relacionamentos saudáveis ​​no condomínio?

Saber criar um clima de empatia e relacionamentos bem-sucedidos contribui de forma importante para gerar uma boa qualidade de vida nos muros do condomínio.

O condomínio é sem dúvida um conjunto de casas e as atenções muitas vezes estão voltadas para a sua manutenção… mas, porque é que é o setor com mais contencioso?

Assim fica evidente como, embora a manutenção do bom “lar” seja importante e indispensável, talvez seja ainda mais a manutenção do ambiente “lar” onde as pessoas passam o tempo, portanto, está diretamente ligada à qualidade de vida e a gestão do condomínio.

Agora, para manter o bem que temos os fornecedores, podemos consertar as coisas e fazer as plantas funcionarem, mas para manter o meio ambiente? Como você faz isso?

Inevitavelmente, a qualidade das relações que conseguiremos manter será diretamente proporcional à qualidade de nossa vida no condomínio.

 Não é ao Administrador  que cabe a tarefa de garantir o bem-estar das relações condominiais, mas é um dever específico de cada um.

É por isso que o sucesso de um relacionamento significa a capacidade de mantê-lo saudável para ambos os interlocutores, ou seja, sustentável e em clima de bem-estar.

Mas em um clima muitas vezes tenso e cheio de críticas nem sempre construtivas como o do condomínio, como podemos fazer isso?

Muito simples… por ser o primeiro a assumir a responsabilidade de criar as condições necessárias para isso acontecer, gerando relacionamentos baseados na empatia e na escuta.

Mas vamos vê-los em detalhes:

A capacidade de comentar

Muitas vezes a comunicação a que estamos acostumados tende a fechar o interlocutor, não nos permitindo ajudá-lo a entender.

O primeiro passo para fazer observações mais úteis ao relatório certamente é ter cuidado para não avançar JULGAMENTOS MORALÍSTICOS, fazemos isso com frequência, na maioria das vezes sem perceber, aqui estão alguns exemplos:

Você pode considerar a arrogância uma forma negativa de se colocar, mas se você diz que “arrogância é típica do ignorante”, você está fazendo um julgamento moralista, o que mudaria se você ajudasse o interlocutor a encontrar uma maneira mais útil de expressar suas necessidades do que considerá-lo ignorante?

A mesma coisa acontece sempre que fazemos com que as pessoas se sintam completamente erradas que de alguma forma não agem de acordo com nossos valores, ou não concordam conosco, atitude muitas vezes acompanhada de afirmações e generalizações (por exemplo, se eu disser que todos aqueles que agem de uma maneira mal-humorada são ignorantes, estou fazendo exatamente isso).

Menos julgamento e mais atenção às necessidades reais nos permitirão ser decididamente mais eficazes.

A capacidade de gerenciar as emoções

Receber críticas ou comentários mal colocados não é agradável para ninguém, mas a forma como reagimos fará a diferença na manutenção de um relacionamento de qualidade.

Geralmente, quando recebemos um comentário negativo, podemos reagir de várias maneiras:

  1. Tomamos isso como uma crítica à nossa pessoa e nos sentimos culpados
  2. Tomamos isso como uma crítica pessoal e respondemos criticando o outro por sua vez
  3. Levamos em consideração as necessidades escondidas por trás da declaração do interlocutor e respondemos com base nelas sem reagir

Escusado será dizer que nos dois primeiros casos a relação não será facilitada, e é apenas desenvolvendo as competências necessárias para fazer acontecer automaticamente a terceira reação que tornará a relação agradável, criando o clima construtivo necessário.

A capacidade de comunicar os sentimentos de forma eficaz

Para criar empatia, sendo a base de um relacionamento saudável, é essencial aprender a comunicar claramente seus sentimentos para que o outro compartilhe deles.

Como fazemos isso? Expandindo nosso vocabulário de emoções.

Se dissermos, por exemplo, “pare de pensar em mim como um idiota!” estamos apenas assumindo os pensamentos do outro sobre nós, portanto, é um julgamento que apenas interromperá a comunicação.

Para expressar seus sentimentos é útil usar palavras que indiquem emoções específicas como: feliz, alegre, insegura, etc.

A mesma frase poderia ser colocada assim: “Sinto muito porque tenho a impressão de que você pensa que não estou entendendo o que você está me pedindo.”, e isso já mudaria a situação…

A capacidade de fazer pedidos claros para o interlocutor

Isso também faz parte das habilidades de comunicação que nos tornam eficazes.

Quanto mais claros formos ao explicar nossos pedidos, maiores serão os resultados que obteremos.

Nesse caso, é fundamental evitar ser peremptório, arriscando fazer com que os pedidos sejam percebidos como demandas e fazer com que o interlocutor se sinta julgado ou penalizado se não cumprir o que é solicitado, mas entender o quanto a ação solicitada pode ser boa para ambos. (se não fosse pedir nada, assumimos que deve haver um benefício comum).

Fazer perguntas para entender e depois fazer pedidos claros é certamente uma boa maneira de evitar forçar os tons.

Na situação anterior, por exemplo, perguntando: “O que faz você pensar que eu não estou entendendo o que você está me dizendo?”

Certamente seria mais eficaz do que dizer peremptoriamente: “Pare de me tratar como um idiota!”

Obviamente, o sucesso nos relacionamentos começa pelo fato de você assumir a responsabilidade de chegara, sem esperar que os outros mudem de comportamento porque, ainda mais em um contexto como o do condomínio onde você é obrigado a viver em contato próximo.

 A mudança é muitas vezes inevitável, mas a melhoria é uma escolha… você não pode fazer nada, e continuar culpando os outros pelo seu desconforto no condomínio e colocar a culpa na administração e na gestão de condomínios dizer que este artigo contém muitas palavras inúteis, ou tente com ceticismo mudar algo primeiro e começar a criar as condições para viver uma vida condominial de qualidade.

You Might Also Like
Deixe um comentário