Como a leitura pode melhorar a saúde do seu filho

Certamente você deve ter se perguntado: Como motivo para o meu filho, para que leia com prazer? Esta não é uma tarefa fácil, embora seja obrigatória dentro da relação pai-filho.

Segundo os psicólogos, a motivação é um requisito indispensável nas atividades diárias e são dadas por dois tipos de incentivos: positivos e negativos.

Os primeiros podem vir de razões internas e externas, e os segundos são sanções benefícios que não são ganhos em caso de que se cumpra com algum acordo.

Em alguns casos, as razões internas não são frequentes durante os filhos, é o caso do prazer pelo estudo e a competitividade; isso ocorre porque, em muitos casos, as crianças não gostam de estudo, bem, não lhes atrai a ideia de competir academicamente com seus irmãos, colegas, primos, etc., por isso é importante recorrer a outro tipo de motivações para que seu filho consiga o sucesso académico necessário.

A motivação deve ser constante, já que se a interrompe seu filho não vai sentir acompanhamento. Lembre-se sempre que para motivar o seu filho é necessário que você compartilhe tempo com ele, já que as estratégias só surtem efeito se aplicam em diferentes momentos. Em seguida, sugerimos as formas mais eficazes de motivar o seu filho para que tenha sucesso no estudo.

Imagem relacionada

Parte do estabelecimento de hábitos e rotinas

Agendar horários específicos é importante. A partir dos tempos pode motivar o seu filho com saídas permissões; além disso, tenha em conta que as rotinas criadas com disciplina e constância nas atividades. Se não determina trabalhos específicos para cada tempo, não haverá metas a cumprir e, portanto, não haverá lugar a incentivos, positivos negativos. Muda os planos, de repente, só muito de vez em quando, para mostrar a seu filho autoridade. Não se esqueça de explicar por que ele fez isso para que haja lugar ao diálogo.

Aproveita os espaços sem cadernos

Para isso é importante que você conheça os temas que o seu filho está aprendendo na escola. Se os conhece, você poderá aproveitar cada oportunidade para demonstrar esse conhecimento mesmo, pode resolver problemas, partindo daquilo que aprendeu.

  • As recompensas e os castigos
  • As metas
  • Avalia as condições ambientais

Por incrível que pareça, nem todos os colégios são para todas as crianças. Avalia se o colégio é o certo, se você se sente à vontade com seus colegas e se os professores dão o tratamento adequado. Em muitos casos, as crianças não falam até que se lhes pergunta como você se sente; é por isso que é importante que cuide de seu bem-estar, onde estuda.

Imagem relacionada

Ensine a seguir um método de estudo

Mostre-lhe o seu filho que aprender é fácil. Uma forma de o fazer é determinar métodos de estudo para cada matéria. Se for utilizado um método para aprender só terá que segui-lo, isso permitirá que você crie uma rotina de estudo. Ensineo que, ao seguir esse método é mais fácil e você terá mais tempo para fazer outras coisas.

Lembre-se que conhecer o seu filho é muito importante para saber a forma adequada de motivalo para o estudo; conhecê-lo só é possível se você compartilha com ele o tempo suficiente, caso contrário, será difícil o diálogo, que cheguem a um acordo e que se proponham metas juntos. Antes de sancionar, diga por que o faz e a forma de corrigir o seu erro.

Lembre-se incutir em seus filhos disciplina. Uma das formas é ensinando rotinas em seus estudos e motivá-los para que as cumpram por meio de incentivos. Ajude-os a criar um hábito da leitura; isso permitirá que o seu filho desenvolver competências que lhe serão úteis em todas as áreas e gerar conhecimento em atividades específicas.

Fonte da reportagem: https://www.reportagemsocial.com.br/

You Might Also Like
Deixe um comentário